Capa como vender mais nas festas de fim de ano

As festas estão chegando! Dicas para aumentar as vendas do seu negócio

Não sabe como aumentar as vendas do seu negócio no período das festas? Calma!

O setor varejista sempre enfrentou desafios para aumentar as vendas ou para conquistar novos clientes, independente da época do ano.

No entanto, no período festivo como, por exemplo, o Natal e o Réveillon, o desafio para os lojistas pode ser ainda maior.

Isso porque, com as festividades do final do ano, os gestores precisam enfrentar outros problemas durante este período.

Como, por exemplo, o controle do estoque de produtos, a entrega e a conquista da atenção do público-alvo.

Esses três fatores preocupam os lojistas durante o inteiro e, principalmente, no período de festas porque as vendas costumam aumentar.

Para piorar, a popularização da internet fez com que o público consumidor se dividisse entre comprar em uma loja física ou online.

Para você ter uma ideia, 97% dos consumidores pesquisam na internet antes de fazer uma compra, mesmo que ela seja realizada em uma loja física, segundo afirma um estudo realizado pelo E-commerce Brasil

Felizmente, os canais digitais como as redes sociais e plataformas de anúncios permitem que os negócios, tanto físicos quanto online consigam se conectar com público-alvo.

Isso tem ajudado os gestores a alcançar os clientes de forma mais assertiva, o que consequentemente, ajuda a aumentar as vendas.

Porém, para que as vendas aconteçam é preciso ter organização e planejamento.

Neste texto você vai aprender algumas estratégias que podem ajudar o seu negócio a vender mais.

Dicas para aumentar vendas do seu negócio no período de festivo

A solução dos problemas internos e a adoção de estratégias de marketing são dois fatores importantes para qualquer negócio aumentar as vendas.

Porque ajudam na conquista e na fidelização de novos clientes.  Sendo assim, observe as dicas que você deve aplicar em seu negócio.

1. Crie o ou revise os seus processos internos

Os problemas internos como, por exemplo, o tempo para registrar os produtos no sistema, lentidão para gerar notas fiscais e outros problemas internos são comuns em qualquer negócio.

Esses problemas costumam se agravar ainda mais quando a demanda de serviço aumenta.

Então, como as datas comemorativas contribuem para o aumento das vendas, é importante que você revise ou crie processos internos que sejam mais rápidos.

Para facilitar esse trabalho você pode usar um sistema ERP da Titan Software, ele é uma ferramenta própria para atividades internas.

Com ele é possível acelerar diversas atividades que são realizadas internamente como, por exemplo, registro de produtos, emissão de notas físicas, identificação de produtos vendidos e muito mais.

2. Controle o seu estoque de produtos para evitar rupturas 

O controle de estoque é muito importante durante as festas de final  para evitar rupturas, ou seja, vender o produto que não tem mais no estoque.

Para auxiliar no controle é necessário investir em um software ERP, que oferece um recurso exclusivo para controle de entrada e saída de produtos.

Além disso, é necessário também que os seus fornecedores entreguem os produtos dentro do prazo.

3. Treine a sua equipe de vendas

O treinamento da sua equipe é muito importante, já que a tendência é que as vendas aumentem durante o período de festas de final de ano.

A sua equipe de vendas deve estar preparada tanto para o atendimento ao público como também para solucionar possíveis problemas.

4. Conheça o seu público-alvo

Após solucionar os problemas internos, o seu próximo passo agora é conhecer o seu público-alvo.

A identificação dos potenciais clientes é importante para estabelecer as ações de marketing.

Mas, além disso, conhecer o seu público permite que você saiba quais são os problemas, os desejos e outras informações relevantes.

Assim, você pode definir os canais de comunicação e a linguagem mais apropriada.

5. Invista em estratégias de marketing digital

Para alcançar os seus potenciais clientes é necessário investir em estratégias de marketing digital.

Hoje em dia, as empresas de diversos setores podem contar com as estratégias do marketing digital.

Como, por exemplo, o SEO (Search Engine Optimization) em português, otimização de mecanismos de busca, marketing de conteúdo, e-mail marketing e, principalmente, com os anúncios online que podem ser criados a partir do Facebook Ads e do Google Ads.

A publicidade online consegue alcançar rapidamente os seus potenciais clientes e levá-los diretamente para o seu carrinho de vendas.

6. Crie campanhas emotivas

Como o objetivo é aproveitar o período festivo para aumentar as vendas do seu negócio, as suas campanhas de marketing devem ser emotivas.

Por exemplo, o natal é uma data fortemente ligada ao amor e à esperança.  Por isso, a campanha de marketing deve ter uma linguagem com ênfase em reunir a família e amigos, presentear e ganhar presente.

Conclusão

Como as festas de final de ano movimentam o setor varejista, os lojistas precisam se preparar com antecedência para atender as demandas. 

Nesta etapa é importante definir as ações de vendas que são adotadas como, por exemplo, promoções, descontos e outras.

Mas, antes disso, é importante solucionar os problemas internos para que nada atrapalhe as vendas. 

No entanto, se você não sabe o que fazer para melhorar os processos internos do seu negócio ou não sabe o que fazer para aproveitar o período festivo para vender mais, basta entrar em contato agora mesmo com os especialistas da Titan Software para receber o auxílio adequado para o seu negócio.

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