e-mail-mkt-relatorios

Conheça 6 relatórios para supermercados e melhore sua gestão

Os relatórios para supermercados são documentos que fazem parte da rotina dos gestores, eles fornecem informações relacionadas sobre a situação atual do supermercado. Como, por exemplo, informações sobre vendas, estoque de produtos e entre outras.

Esse documento na prática fornece dados que ajudam o gestor a entender de forma clara o andamento de cada setor do supermercado.

Assim, ele pode resolver possíveis problemas, evitar erros e gerenciar melhor o seu negócio. Ou seja, os relatórios dão a visão que o gestor precisa para tomar decisões importantes. 

Nesse post vamos você vai conhecer  a importância e os tipos de relatórios que são analisados.

O que são relatórios para supermercados?

Os relatórios para supermercados, conhecidos também como relatórios gerenciais são definidos como documentos que fornecem avaliações sobre o desempenho de determinado setor ou da operação geral de um supermercado.

Entretanto, as informações contidas nesses documentos devem ser úteis para que o gestor possa tomar decisões ou criar um planejamento de ações.

Como as informações devem ser confiáveis é necessário criar um padrão e estabelecer objetivos para cada área. Assim fica mais fácil obter os dados e fazer comparações de desempenho.

Por que os relatórios para supermercados são importantes?

Como o gestor fica responsável na maior parte do tempo por gerenciar, planejar estratégias e formas de atrair clientes para o supermercado.

Ele precisa saber se a sua gestão está obtendo os resultados esperados.

Então, para saber disso ele precisa contar com os relatórios gerenciais. Esse documento é uma ferramenta  importante porque mostrar o desempenho de cada setor do supermercado. 

Então, com base nas informações obtidas o gestor pode criar novas estratégias e fazer com que elas comecem a caminhar sozinhas.

Tipos relatórios para supermercados

Para saber o andamento da sua gestão deve analisar os principais relatórios. Com base nas informações obtidas é possível saber se o desempenho está sendo positivo.  Os relatórios que devem ser analisados são:

Custo operacional

O custo operacional é um dos relatórios que fazem parte da gestão de supermercado, ele é muito importante para o gestor saber o valor mínimo que precisa faturar mensalmente para manter o equilíbrio entre as contas.

Ou seja, significa pagar todas as despesas sem precisar fazer aplicações de dinheiro.  

Quando o custo operacional está trabalhando no vermelho é um sinal para reduzir os custos, as despesas e aumentar as margens.

Ticket Médio

O ticket médio representa a soma total das vendas dividida pela quantidade de clientes.  

Por exemplo, se o supermercado vendeu R$ 50 mil ao longo do mês para 1000 clientes, isso quer dizer que cada venda é em média R$ 50. Quanto maior for o ticket médio, melhor.

Relatório ABC

Talvez você não conheça o relatório ABC, ele é um dos relatórios gerenciais para supermercado responsável por classificar os produtos por volume de vendas.

Na prática, ele mostra quais são os produtos com maior volume de vendas ou maior faturamento.

Índice de rupturas

Esse relatório mostra quais são os produtos em determinado período estão com volume de vendas menor ou inexistente. 

Por exemplo, se você vende em média 100 pacotes de arroz por dia, e em algumas datas o volume de vendas fica abaixo da média pode representa indícios de rupturas.

Então, o ideal é que esse relatório seja obtido diariamente para que você possa analisar o índice de rupturas e agir imediatamente.

Volume de vendas

Uma das preocupações dos gestores de supermercados é se o dinheiro está entrando no caixa.

Então, para saber se o volume de vendas está sendo positivo é necessário analisar o relatório de vendas. Você pode utilizar esse relatório para fazer comparações entre cada mês ou até mesmo como ano.

Ao fazer essa comparação você sabe como anda o volume de vendas e ainda pode identificar as maiores tendências.  

Financeiro

O relatório financeiro tem como objeto mostrar para o gestor informações sobre as suas finanças do supermercado como, por exemplo, os lucros, fluxo de caixa, análise de custos e entre outros pontos.

Conclusão

Analisar os resultados para supermercado é muito importante para uma gestão básica.  

Porém, como um supermercado é um negócio que vende produtos em grande escala, é necessário que a análise dos resultados seja de maneira ágil e eficiente.

Então, é necessário contar com um software de gestão para que essa análise seja detalhada.

O Software ERP Titan conta com diversos tipos de relatório, incluindo os citados acima!

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a ferramenta que deixa sua empresa pronta para o futuro!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *