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Relacionamento com o cliente: Como ele afetar suas vendas

O relacionamento com o cliente pode afetar as vendas do seu negócio, podendo ser de forma positiva ou negativa dependendo de como ele seja.

Para você ter uma ideia de como ele pode afetar diretamente as vendas, segundo uma pesquisa realizada pela NewVoice 58% dos consumidores não voltam a comprar em uma empresa quando a experiência é negativa.

Portanto, quando o relacionamento com os consumidores não é eficiente ele acaba prejudicando a fidelização de clientes e consequentemente as vendas.

Afinal, os consumidores normalmente decidem comprar algum produto com base na experiência que a empresa proporciona.

Sendo assim, é importante desenvolver estratégias de atendimento que garantam a satisfação do cliente.

Para ajudá-lo nesse desafio, listamos alguns problemas que costumam afetar as vendas, assim você pode pensar em soluções eficientes.

Problemas que prejudicam o relacionamento com o cliente

Diversos problemas podem prejudicar o relacionamento com os clientes, entre eles os mais comuns são:

  • Não oferecer uma boa experiência aos clientes

Não oferecer uma boa experiência aos clientes é um dos problemas que além de prejudicar o relacionamento acaba custando caro para as empresas. 

Segundo uma pesquisa da NewVoice, nos Estados Unidos as empresas perdem em média US$ 41 bilhões a cada ano por causa da má experiência proporcionada.

  • Não oferecer um atendimento personalizado

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, 84% dos consumidores não tiveram as suas expectativas superadas na última vez que receberam atendimento.

Além disso, 56% precisaram repetir a informação aos atendentes.

  • Desconhecer o seu público-alvo

Desconhecer o público-alvo é um problema que prejudica a satisfação do cliente, uma vez que toda estratégia precisa se focada na personalização do atendimento.

Por isso, é importante ter informações reais sobre os clientes como, por exemplo, objetivos, renda, expectativas e entre outras.

  • Ter processos ineficientes

Muitas empresas mesmo com estratégias definidas não conseguem transformá-las em processos estruturados.

Para garantir a satisfação dos clientes é fundamental ter processos eficientes, tanto para a equipe quanto para os clientes.

Nesse caso, a utilização de um sistema CRM pode ajudar a melhorar o relacionamento.

  • Não monitorar as métricas de atendimento

Não monitorar as métricas de atendimento é um erro que precisa ser evitado, uma vez que elas mostram informações importantes sobre o atendimento.

Com essas informações fica mais fácil analisar o desempenho dos atendentes, como também a qualidade do atendimento e a satisfação dos clientes.

O que fazer para melhorar o relacionamento com o cliente da sua empresa?

Para melhorar o relacionamento com o seu consumidor é importante adotar algumas estratégias em seu negócio.

  • Conheça bem seu público

Antes de realizar qualquer estratégia para melhorar a satisfação dos seus clientes, é importante primeiramente conhecer o seu público-alvo.

Você precisa saber as necessidades do seu consumidor, assim pode criar uma estratégia para atendê-las.

  • Treine a sua equipe

Para oferecer um atendimento de qualidade e que seja capaz de atender as expectativas dos seus clientes, é importante treinar a sua equipe adequadamente.

Para isso, você pode oferecer cursos e treinamentos para a sua equipe de vendas.

  • Oferece um atendimento direto e objetivo

A demora no atendimento é uma das piores situações para os clientes. Por isso, você deve oferecer um atendimento que seja objetivo e direto ao ponto, sem “enrolação” no momento de solucionar as dúvidas.

  • Mantenha o mesmo nível de qualidade em todos os canais

Você precisa manter a mesma qualidade no atendimento independente de qual seja o canal, dessa forma o consumidor saberá que, não importa o meio utilizado, a sua empresa sempre oferece o melhor atendimento.

Conclusão

O relacionamento com o cliente pode afetar as vendas de qualquer empresa, independente do porte e do segmento de mercado.

Uma vez que os clientes além de exigirem um produto ou serviço de qualidade, também desejam ter uma ótima experiência durante o atendimento.

Então, para que as venda do seu negócio não sejam prejudicadas é importante investir em estratégia que garantem a satisfação dos clientes.

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