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PROGRAMAS PARA SUPERMERCADO: VEJA AS DIFERENÇAS E COMO ESCOLHER O SEU

Escolher um programa de automação comercial não é uma tarefa simples, não é mesmo? Principalmente quando estamos falando sobre programas para supermercado. Isso acontece porque esses grandes comércios varejistas, além de movimentarem muitos produtos, possuem uma série de necessidades próprias, que nem sempre são atendidas por alguns programas disponíveis no mercado.

Em vista disso, preparamos este artigo com as principais diferenças entre programas para supermercado, para que você possa escolher aquele que melhor atenda às necessidades da sua loja e, assim, aumente a sua rentabilidade. Confira!

Um programa para supermercado é fundamental para a sua loja

Como sabemos, grandes comércios varejistas necessitam da atuação de diversos setores, como o financeiro, de estoque e contábil, para que possam funcionar de forma eficiente. Porém, esses setores precisam estar em contato um com o outro, de modo a evitar erros, fraudes e desperdícios.

Afinal, como planejar ofertas de produtos que você não sabe se realmente estão disponíveis no estoque? Ou como registrar a venda de um produto que não estava cadastrado? Parece difícil, certo?

Esses exemplos demonstram o quanto essa atuação conjunta é necessária, e um programa para supermercado, de qualidade, é fundamental para que isso aconteça.

Também chamado de sistema ERP – que vem do inglês Enterprise Resource Planning e significa Planejamento dos Recursos da Empresa, ou ainda sistema de gestão comercial –, esse programa integra todos os processos da empresa, ao mesmo tempo em que automatiza funções e armazena os dados em um único lugar.

Dessa forma, com um sistema para loja desse tipo, o gestor pode controlar todas as operações do negócio e efetuar uma gestão mais eficiente.

Porém, como existe uma imensa variedade de softwares ERP para varejo no mercado, fazer a melhor escolha não é uma tarefa simples. Portanto, para escolher o sistema de supermercado ideal, é preciso que você entenda quais são as diferenças entre esses programas e como eles podem atender às necessidades do seu negócio.

Principais diferenças entre programas para supermercado

Como vimos, existe uma imensa variedade de sistemas para supermercados disponíveis, mas nem todos oferecem as ferramentas necessárias para otimizar os processos da sua loja. Em vista disso, iremos tratar das diferenças entre:

  • Softwares locais e softwares situados na nuvem;
  • Programas para supermercado pagos e programas gratuitos;
  • Programas gerais ou específicos para supermercados.

Assim, você poderá direcionar os seus investimentos para o programa mais ideal para o seu negócio, evitando maiores dores de cabeça.

Diferenças entre softwares locais e softwares situados na nuvem

Os softwares locais são aqueles instalados e executados nos servidores e nas máquinas da própria empresa, o que faz com que ele não precise de internet para ser acessado.

Esse tipo de programa passa a ser propriedade do comprador, uma vez que as licenças são adquiridas, então todas as manutenções e customizações acabam se convertendo em novos custos.

Já ossoftwares ERP na nuvem, por serem executados na internet, dispensam os custos de instalação, possibilitando o acesso por meio de qualquer dispositivo com internet, sendo necessário apenas um login e uma senha.

Além disso, as contratações normalmente são feitas em planos mensais, o que faz com as empresas fornecedoras se encarreguem das manutenções e atualizações.

Nesse sentido, os softwares localizados na nuvem possibilitam uma maior redução de custos e, ainda, uma maior proteção para as informações da loja – pois são protegidas pelas tecnologias mais inovadoras.

Para conhecer mais sobre essas duas modalidades, confira o nosso artigo completo sobre software para supermercado em nuvem.

Diferenças entre programas pagos e gratuitos

Existem vários tipos de sistemas gratuitos e que são voltados para os mais diversos segmentos do mercado, dentre os quais cabe destacar:

  • Os softwares totalmente gratuitos;
  • Os softwares com algumas funções gratuitas e outras pagas;
  • Os softwares com código aberto para que as empresas façam as modificações que desejarem.

Esses tipos de programas, apesar de atenderem a algumas necessidades básicas dos negócios, muitas vezes não dispõem dos recursos que um supermercado necessita – em vista do grande volume de informações em circulação e variedade de processos.

Além disso, esses sistemas não são atualizados para acompanhar o crescimento da empresa, que vai necessitar de módulos mais complexos. Isso acarretará em novas despesas e investimentos.

Em contrapartida, como já abordamos, os softwares na nuvem e pagos, fornecidos por empresas reconhecidas, podem possibilitar uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Atualizações constantes: que as fornecedoras executam, para que o seu sistema permaneça competitivo;
  • Treinamento e suporte técnico: para que seja feita uma implementação mais eficiente;
  • Facilidade de novas integrações: tendo em vista o acelerado avanço tecnológico, um sistema que se adapte às novidades é essencial;
  • Segurança: os dados da sua empresa ficam protegidos em grandes redes de gerenciamento de dados, por meio das melhores tecnologias do segmento.

Para mais, um bom programa para supermercado em nuvem também conta com um módulo de BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios), que, por meio do cruzamento dos dados, disponibiliza relatórios completos sobre as operações da loja, tudo isso em tempo real.

Diferenças entre programas gerais e programas específicos para supermercados

Além de todas as possibilidades que vimos aqui, os programas também podem ser voltados para um público geral, isto é, aplicáveis para vários segmentos, ou podem ser específicos como:

Nesse sentido, um software para livraria, por exemplo, contará mais do que com ferramentas gerais, ele terá ferramentas que foram pensadas para facilitar as operações desse tipo de negócio. E o mesmo acontece com um software para supermercados, especificamente.

Assim, esses sistemas devem promover um controle completo do estoque, atuando desde a comparação dos preços de fornecedores, passando pelo cadastro detalhado dos produtos, pela precificação, até a execução de inventários gerais e rotativos, evitando desperdícios, fraudes e rupturas.

Clique aqui para saber como executar esses inventários de forma mais eficiente.

Além disso, softwares que acompanham o uso de matéria-prima dentro na loja, como nas produções de padarias e lanchonetes, promovem um controle ainda maior sobre os produtos.

Outro ponto de extrema importância está na execução do rendimento de açougue, que registra as perdas que ocorrem em todo o processo de separação e venda das peças.

Também não podemos deixar de citar aqui, que um sistema com um módulo de frente de caixa(PDV), de qualidade, evita filas e faz com que a operação seja mais satisfatória para o cliente, impactando positivamente na imagem da empresa.

O Titan Retail pode oferecer o melhor para sua loja

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre os programas para supermercado, é hora de procurar aquele que atende melhor às necessidades da sua loja. Então, antes de qualquer outra coisa, conheça o sistema ERP Titan Retail.

Esse sistema – além de contar com todas as ferramentas que falamos aqui, com um módulo completo de Gestão de Mercadorias – é 100% online, e pode ser acessado de qualquer lugar, contanto ainda com um aplicativo para smartphones, chamado de Titan Online Sales, que coloca o controle do seu negócio na palma da sua mão.

Além disso, como o mundo está se tornando cada vez mais digital, o Titan Retail te permite acompanhar essas inovações, fazendo integrações, e contando ainda com um CRM (Customer Relationship Management), para você gerenciar o seu relacionamento com os clientes da melhor forma possível.

Quer saber mais sobre como o Titan Retail pode ajudar a aumentar a eficiência das suas operações e, assim, a sua rentabilidade? Entre em contato com um de nossos especialistas e nos conte quais são as necessidades, e, também, qual é a personalidade do seu negócio.

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