Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Como otimizar o tempo da sua equipe no varejo

Não sabe como otimizar o tempo da sua equipe no varejo? A produtividade dos colaboradores é algo fundamental para todas as empresas, pois ela está ligada diretamente com a lucratividade e rentabilidade de um negócio.

Por isso, os gestores além de se preocuparem com a administração da empresa ainda precisam aplicar estratégias para otimizar o tempo sua equipe.

Caso contrário, a baixa produtividade causada por algum problema interno pode prejudicar toda a empresa.

Felizmente existem diversas estratégias que podem ser aplicadas na administração do seu negócio.  Nesse post você vai conhecer algumas.

 

Por que otimizar o tempo da sua equipe no varejo?

 

Atualmente estamos vivendo um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dinâmico e acelerado, que faz com que o trabalhador fique abarrotado de serviços e com sensação de entregar os melhores resultados em suas funções.

O resultado disso é a causa de diversos problemas, principalmente na saúde do trabalhador, uma vez que o excesso de trabalho aumenta as chances de alguém sofrer com estresse, ansiedade, depressão e entre outros.

Então, para impedir que isso aconteça é muito importante aplicar algumas melhorias no ambiente de trabalho.

Entre elas, alguma forma de otimizar tempo no varejo com objetivo de melhorar o aproveitamento da equipe e criar uma rotina mais funcional.

Essas melhorias além de motivar a equipe ainda ajudam a deixar ambiente de trabalho mais simples para as atividades.

Além disso, outra vantagem proporcionada pela otimização do tempo da equipe é a possibilidade de fazer a gestão de indicadores dentro do ambiente de trabalho, podendo acompanhar o desempenho de cada funcionário.

Com esse acompanhamento fica fácil identificar os problemas que reduzindo a produtividade.

 

tempo da sua equipe no varejo
Para otimizar o tempo da equipe no varejo, a automação de tarefas repetitivas é crucial. Segundo um relatório da McKinsey, a automação pode economizar até 30% do tempo da equipe em tarefas operacionais, permitindo que os funcionários se concentrem em atividades de maior valor, como atendimento ao cliente e vendas. Isso não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também melhora a experiência do cliente e pode levar a um aumento significativo nas vendas.

 

 O que você pode fazer para otimizar o tempo da sua equipe no varejo

 

Agora que você sabe a importância de otimizar tempo no varejo, é importante agora aplicar algumas melhorias para esse objetivo seja alcançado.  Para isso, algumas ações que você pode aplicar no seu negócio são:

1. Mapeamento dos processos

Antes de qualquer coisa você precisa primeiramente identificar todas as etapas que acontecem no setor de varejo. 

Nessa parte você precisa analisar todas as tarefas que são realizadas pelos seus funcionários e também pela equipe terceirizada.  

Para saber tudo de forma detalhada você pode fazer algumas analises sobre as atividades como, por exemplo:

  • Quais são as formas de pagamento oferecidas,
  • Qual o tempo médio gastos pelos clientes,
  • Quantos pagamentos em dinheiro o seu negócio recebe,
  • E entre outros questionamentos.

2. Identifique o que precisa ser melhorado

Após analisar o seu negócio por todos os ângulos você precisa entender o que pode ser melhorado.

Por exemplo, as atividades que são realizadas manualmente você pode automatizá-las.

Por outro lado, se você percebeu que o atendimento aos clientes está demorando muito, avalie a possibilidade de usar outros meios de pagamento e de atendimento aos clientes.

3. Aplique as melhorias

A sua equipe é uma parte fundamental do seu negócio porque são responsáveis por todos os processos, desde o armazenamento dos produtos até a venda deles.

Então, é importante que você esteja pronto para engajar e apoiar a sua equipe.  Os colaboradores precisam desse suporte no momento que as melhorias no ambiente de trabalho estão sendo aplicadas.

Nesse sentido, a recomendação é começar a aplicar as otimizações nos processos comerciais do varejo. 

Dessa forma você pode observar os resultados da primeira etapa aplicada em seu negócio.

4. Invista em software ERP

Para melhorar os processos da sua empresa é importante saber o que está acontecendo com cada um deles. 

E uma forma eficaz para descobrir é investindo em um sistema ERP (Enterprise Resource Planning).

Nossa ferramenta oferece diversos recursos que ajudam tanto na otimização dos processos como também na administração do seu negócio.  Esse sistema oferece os seguintes benefícios:

5. Analise os resultados

Por fim, você deve acompanhar e analisar todos os resultados das atividades que foram aplicadas em seu negócio. 

Nessa parte você precisa ter calma para analisar as métricas apresentadas pelo software ERP.

Ao analisar os resultados você pode identificar quais melhorias acontecem e também área que precisa ser otimizada novamente.

 

Conclusão

 

Quando se fala em otimização de tempo no varejo ou em qualquer outra área, os gestores pensam logo no desafio que vão enfrentar para que objetivo seja alcançado.

Porém, com as ferramentas e métodos adequados você consegue tanto administrar bem a sua empresa como também melhorar a produtividade da sua equipe.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

2009: Hora de ficar com a prestação de contas em dia.

O ano de 2008 ficou para trás, apesar da crise econômica mundial ter sido o principal assunto discutido entre os empresários de todos os setores da economia brasileira, vivenciamos no…
image

Como montar um fluxo de caixa eficiente no comércio

Por ser um controle fundamental para identificar a real situação financeira de um negócio. Saber como montar um fluxo de caixa é essencial para os gestores e donos de comércios…
image

Como gerenciar suas Filiais com um Sistema Multiloja

O sistema multiloja é uma ferramenta indispensável no gerenciamento de múltiplas lojas. No varejo é comum a abertura de um e-commerce ou de lojas físicas como filiais em diversas cidades.…