3 Desafios de atendimento que seu sistema PDV deve solucionar

Para donos e gestores de comércio, sejam suas vendas focadas no atacado ou no varejo, uma preocupação constante é a melhora do atendimento aos clientes. E nessa questão há um item de grande impacto: o sistema PDV utilizado.

O crescimento e lucratividade dos negócios comerciais estão intimamente ligados à qualidade do atendimento oferecido. Por isso, ao escolher o ERP que será implantado em sua empresa, é indispensável analisar se ele possui um módulo destinado ao PDV e se esse é capaz de otimizar a forma como você atende seu cliente.

Para escolher o melhor sistema PDV para seu comércio, tenha certeza de que ele soluciona esses 3 desafios:

Atender com agilidade

No mundo atual ninguém tem tempo a perder. Passar longos períodos de espera em filas de caixa está longe de ser o que o cliente do seu comércio deseja. Por isso é imprescindível que seu sistema PDV ofereça ferramentas que agilizem o atendimento no caixa de sua loja.

Veja algumas funcionalidades que seu PDV precisa ter para tornar a passagem de seu cliente pelo caixa mais rápida e agradável:

  • Identificar cliente por várias chaves (CPF, código de cliente ou código de cartão, por exemplo);
  • Integrar-se ao TEF, para garantir rapidez em transações com cartões;
  • Calcular juros para parcelamentos nas variadas formas de pagamentos, eliminando cálculos manuais;
  • Emitir notas fiscais;
  • Permitir auditoria de etiquetas de gôndola com coletores de dados e impressoras online, evitando divergências de preços entre etiqueta e caixa.

Atender com praticidade

Se seu cliente não quer ficar horas esperando na fila do caixa, ele, com certeza, também não ficará nada satisfeito se, quando chegar sua vez de ser atendido, tiver de passar por diversos processo complicados para finalizar sua compra.

Antes de implantar um ERP, certifique-se que seu módulo PDV dispõe das seguintes funções que tornam a passagem pelo caixa muito mais prática e ágil:

  • Calcular preços diferenciados por cliente (cliente fidelizado e cliente não fidelizado, por exemplo);
  • Calcular preço por volume (quando houver variação de valor em compras no atacado e no varejo);
  • Permitir diversas formas de pagamento para um mesmo ticket;
  • Controlar saldos em aberto, facilitando a liberação de venda para clientes com crédito de compra;
  • Cobrar custos de entrega em domicílio junto com a compra.

Atender com conectividade e integração

Se existe algo que pode tornar a tarefa de atender bem seu cliente uma verdadeira batalha é a falta de integração entre os setores da empresa. Para impedir a falta de comunicação entre seu PDV e o estoque, por exemplo, é importante que você escolha um sistema que centralize o controle e integre todas as partes do seu negócio.

Outra característica importante a ser analisada no sistema PDV do ERP que você pretende implantar, é se ele funciona integralmente offline, garantindo que o atendimento na frente de caixa acontecerá com a mesma qualidade, mesmo sem comunicação interna e externa do sistema.

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