Sazonalidade no varejo: Sabia que ela pode ajudar você a lucrar mais?

Lidar com a sazonalidade no varejo nem sempre é uma tarefa fácil.

Todavia, quando você conta com as informações certas, e visão de mercado, é possível até mesmo lucrar muito mais com ela.

Sabendo disso, reunimos informações em nosso artigo, as quais ajudarão você a entender como a sazonalidade no varejo pode ser rentável para sua empresa.

Dito isso, fique conosco até o final do nosso material e ótima leitura! 

 

O que é a sazonalidade no varejo?

A gente pode entender por “sazonalidade” alterações que costumam ocorrer periodicamente.

Nesse sentido, sazonalidade no varejo nos remete às variações na procura dos seus produtos, devido a diferentes motivos, que ocorrem periodicamente.

Sendo assim, são mudanças que ocorrem com uma certa frequência, as quais você poderá prever com maior segurança.

A sazonalidade no varejo costuma se dar por diferente motivos:

  • alternância das estações do ano e do clima;
  • eventos de ocorrência periódica (micareta, carnaval, datas comemorativas, feriados religiosos);
  • período de férias, principalmente as escolares, dentre outros.

Separamos um vídeo que vai ajudar você a saber mais sobre esse assunto:

https://www.youtube.com/embed/600261lxhMI
 
 

Quais cuidados você precisa ter com ela?

Por vezes, a sazonalidade no varejo é uma ótima oportunidade para você incrementar suas vendas.

Contudo, você precisa estar preparado para aproveitar as oportunidades surgidas nesse período.

Isso significa, inclusive, que você precisa dar atenção às formas que ela irá repercutir em suas rotinas.

Lembre-se que em períodos de alta demanda você precisará adequar seus processos para suprir as necessidades dos seus clientes.

Procure estabelecer uma estratégia que também ajude você a ter bons resultados nos períodos de baixa demanda.

Isso costuma ter grande impacto no sucesso do seu negócio.

Ainda, é preciso trazer que, muitas vezes, o faturamento obtido nesse período vai ajudar você nos períodos de vendas reduzidas.

Então é essencial aproveitá-lo da melhor forma possível.

 

Como lidar com a sazonalidade nas vendas?

O primeiro passo para que você possa se beneficiar de forma plena da sazonalidade é identificar se ela influencia o seu negócio e de quais maneiras.

Uma dica que vai ajudar nessa tarefa é acompanhar a variação dos seus resultados nas últimas semanas, meses ou anos.

Em tal contexto, contar com um ERP alinhado às suas necessidades fará toda a diferença.

Note que será a partir dos relatórios que ele emite que você poderá dispor dessas informações.

Feito isso é preciso levantar todas as formas que a sazonalidade no varejo normalmente afeta sua empresa, por exemplo:

  • necessidade de novas contratações;
  • incremento dos estoques;
  • ampliação das ações de marketing, etc.

Posteriormente, é preciso traçar estratégias as quais permitam que você possa enfrentá-las da maneira certa.

Lembre-se que, caso você não esteja preparado, poderá deixar de aproveitar uma excelente oportunidade para obter novos ganhos.

 

Com o software certo fica muito mais fácil ter uma gestão eficiente do seu negócio!

A gente pôde observar em nossa conversa que a sazonalidade no varejo costuma ser uma ótima oportunidade para você melhorar suas receitas.

Mas é preciso estar preparado para aproveitá-la ao máximo.

Ter o apoio de um ERP desenvolvido especialmente para o seu segmento é uma estratégia que vai ajudar nessa tarefa.

Clicando aqui você conhecerá a ferramenta que dará o apoio que precisa para lidar estrategicamente com a sazonalidade no varejo, com a qual o seu empreendimento precisa enfrentar.

Precisando de ajuda para ter mais controle sobre os resultados da sua empresa varejista? Entre em contato conosco!

 

Sistema ERP para supermercado: Faça seu negócio decolar

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas