Capa business inteligence

Business Intelligence: Metodologia que ajuda a sua empresa

O Business Intelligence é uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer empresa, independente do porte ou segmento de atuação.

No setor varejista, o conceito de BI já é realidade em diversas empresas, após os gestores perceberem a importância de ter uma tecnologia que ajuda na tomada de decisões com base em dados sólidos, obtidos por meio de uma análise realizada nos processos e ações da própria empresa.

Essa ferramenta quando aplicada coleta os dados e apresenta os problemas internos da organização, permitindo em seguida que gestor possa realizar ações mais assertivas.

Assim, automaticamente o BI permite que as empresas varejistas melhorem o seu desempenho, o seu potencial competitivo e as suas vendas, mesmo em um cenário de instabilidade econômica.

No entanto, mesmo o Business Intelligence crescendo no setor varejista, não são todos os gestores que sabem como essa metodologia funciona e quais são os benefícios promovidos.

Por isso, o objetivo do post é explicar como as empresas podem se beneficiar com ele.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (Inteligência de Negócios) é um método que se resume ao uso de dados para melhorar a tomada de decisões importantes para um negócio.

Para isso, o BI monitora todas as operações realizadas em todos os setores de uma empresa, em seguida organiza e apresenta os dados obtidos.

Como um gestor de uma empresa varejista ou de qualquer outro setor precisa tomar decisões importantes.

Logo, o BI automaticamente se torna uma ferramenta indispensável para oferecer as informações necessárias no momento certo.  

Os pilares principais do Business Intelligence

Na prática, o conceito do BI se baseia em três pilares que são importantes para moldar a estratégia e permitir a sua eficiência na obtenção das informações.

1.   Coleta de dados

A coleta de dados é responsável por fornecer todas as informações que o gestor precisa sobre a sua empresa.

Essa etapa inicial é imprescindível para qualquer negócio, visto que é por meio dos dados obtidos que as decisões importantes são decididas.

Nesse sentido, uma empresa do setor varejista, por exemplo, pode obter informações sobre custos, rupturas de estoque, vendas, produtividade da equipe e outras.

2.   Organização, análise e apresentação dos dados

Com os dados obtidos, o próximo passo é a organização deles, de forma que seja possível obter insights valiosos.

A organização dos dados é necessária para facilitar a análise das informações importantes que foram obtidas.

No entanto, o profissional responsável por analisar os dados precisa ter noção sobre o mercado que o seu negócio atua, para que possa interpretar as informações corretamente.

Por fim, as informações podem ser direcionadas ao gestor responsável por tomar as decisões importantes.

3.   Monitoramento de resultados

Muitas empresas param os processos do Business Intelligence na fase anterior. Mas, isso é um erro que deve ser evitado, pois é somente após a decisão tomada que a proposta terá eficiência ou não.

Como nem sempre as ações nas empresas são corretas, visto que tanto o mercado quanto a estrutura interna da empresa podem mudar. Por isso, o monitoramento das estratégias colocadas em prática é muito importante.

O acompanhamento dos resultados permite que o gestor possa realizar mudanças nas estratégias que já foram aplicadas.

Os benefícios do Business Intelligence no varejo

O conceito do BI quando focado no setor de varejo pode causar impactos positivos, desde a gestão do estoque até análise interna.  

Então, essa metodologia quando aplicada na sua empresa pode trazer diversos benefícios, entre eles:

1.   Relacionamento com os consumidores do seu negócio

A melhora do relacionamento com os consumidores é um dos principais impactos do BI.

Por meio dos dados obtidos, o gestor sabe exatamente quais são os problemas ou desejos dos seus clientes.

Com isso, pode investir em estratégias de marketing ou de comunicação para melhorar o relacionamento com os clientes.

2.   Ajuda na tomada de decisões importantes

Melhorar o desempenho da empresa é de responsabilidade do gestor, mas atitudes importantes não podem ser tomadas de qualquer maneira.

Então, ao implementar o BI na empresa, o gestor pode usar os dados obtidos para identificar os problemas internos e tomar as medidas cabíveis, com mais facilidade e assertividade.

3.   Gestão do estoque

A gestão do estoque de uma empresa é necessária para evitar problemas como, por exemplo, rupturas, produtos vencidos e outros que causam prejuízos.

No entanto, não é uma atividade simples e, por isso, vale o uso de ferramentas como o BI, que auxilia na otimização do estoque ao permitir o acompanhamento dos produtos.

4.   Controle de metas

O BI também pode ser utilizado para o gerenciamento de metas de vendas.  As empresas do setor de varejo podem trabalhar com várias metas como, por exemplo, coletivas, individuais, valor e outras.

5.   Compreensão financeira

As decisões financeiras são importantes para qualquer empresa, mas na maioria das vezes as informações sobre o setor financeiro são muito complexas.

Nesse sentido, o objetivo do BI é facilitar a compreensão dos dados relacionados ao fluxo de caixa, taxa de inadimplência, nível de endividamento e outros.

Como o Business Intelligence da Titan Software pode ajudar o seu negócio

O BI Titan Software foi desenvolvido por especialistas para auxiliar as empresas do setor varejista.

Com a nossa ferramenta implantada você consegue gerenciar o seu negócio através dos dados obtidos em tempo real.

Para que isso seja possível, o BI funciona com integração ao sistema ERP que permite o acesso a relatórios gerenciais de vendas, recebimentos, estoque, previsões e outras informações.  Além disso, as principais vantagens promovidas são:

  • Média de redução de rupturas em 16%,
  • Média de redução de mão de obra de 7,2%,
  • Dados, informações e conhecimentos em tempo real para o crescimento da sua empresa.

Para saber mais sobre o BI Titan Software você pode entrar em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas.

Conclusão

De fato, não é fácil gerenciar uma empresa e tomar decisões importantes quando são necessárias, ainda mais quando se não tem dados do que precisa ser melhorado.

Por isso, o uso do BI hoje em dia é fundamental na gestão de qualquer empresa porque direciona o gestor para o caminho certo através dos dados obtidos. 

Sendo assim, aproveite para conhecer o BI Titan Software e implantar na sua empresa.

Comments are closed.