Reduzir custos em seu supermercado e ainda aumentar a produtividade da sua equipe de trabalho não é nada fácil. Mas, essas duas ações são importantes, principalmente, quando a economia do país costuma oscilar.
Sem a aplicação de técnicas para reduzir custos e para aumentar a produtividade, o seu negócio corre o risco de ter grandes prejuízos. No entanto, quando se fala em reduzir custos não é necessário demitir funcionários.
Mas, na verdade, apenas investir em técnicas que ajudam a equipe a trabalhar com mais eficiência, com menos erros e, principalmente, com mais controle em relação ao estoque de produtos e de outras atividades.
Nesse sentido, o Sistema ERP é uma das tecnologias que devem ser aplicadas para reduzir custos em seu supermercado. Neste texto você vai entender como essa ferramenta pode ajudar na gestão do seu negócio.
O que é um sistema ERP para supermercado?
O ERP (Enterprise Resource Planning), ou simplesmente, sistema ERP é uma ferramenta online que ajuda a melhorar os processos internos de todos os negócios. Para isso, a ferramenta oferece diversos recursos como integração de setores, controle de estoque, relatórios e outras funções interessantes.
A redução de custos é graças à integração dos processos do seu supermercado. O software quando adotado nos negócios promove as seguintes vantagens:
- Redução de erros e de custos,
- Fácil personalização,
- Ampla integração para atender todos os setores.
Como reduzir custos em seu supermercado com um sistema ERP
Entenda como um sistema ERP para supermercado pode ajudar no controle, na produtividade e na redução de custos.
1. O sistema ERP ajuda a prevenir perdas
Uma das principais vantagens do ERP é que ele auxilia no controle financeiro de qualquer empresa, o que nem sempre é possível por meio de planilhas eletrônicas que, geralmente, são preenchidas de forma manual.
O ERP registra automaticamente todas as informações, além de monitorar de perto os gastos e as despesas do seu supermercado.
Esse monitoramento evita perdas no orçamento causado por pequenos erros.
2. Negocie a compra dos produtos com os fornecedores
Apesar de o sistema ERP ajudar na redução dos custos, a negociação com os seus fornecedores é muito importante para conseguir os melhores preços, condições de pagamentos ou até fretes mais baratos.
3. O ERP Controla o estoque e a validade dos produtos
Controlar o estoque dos produtos e a validade é muito importante para evitar a ruptura e a perda de produtos que passaram da validade.
No entanto, essa tarefa exige esforço tanto do gestor como também da sua equipe.
Mas, felizmente, ela pode ser automatizada com um sistema ERP, essa ferramenta registra a quantidade de produtos e a validade por meio da leitura do código de barras.
Com isso, a equipe do supermercado ganha mais produtividade no controle de estoque.
Além disso, quando os produtos estão próximos de esgotar ou de vencer, o gestor recebe um alerta do próprio sistema.
4. O ERP elimina os controles paralelos
A rotina do gestor de um supermercado é marcada pelo uso de planilhas, softwares e outros recursos que funcionam ao mesmo tempo.
Todos eles trazem informações que são importantes para a gestão do supermercado, mas acabam prejudicando a produtividade do gestor devido à quantidade de controles paralelos.
Mas, com a implementação de um sistema ERP esses problemas acabam de uma vez por todas.
Isso porque, o software reúne todas essas informações em um só lugar, com segurança e rapidez.
Além disso, fornece também relatórios completos sobre todos os setores do seu negócio, aumentando assim a sua produtividade na gestão.
Nesse sentido, você pode contar com o sistema ERP da Titan Software para melhorar a gestão do seu negócio.
5. Diminua o retrabalho dos seus colaboradores
Os custos operacionais do seu negócio podem sair ainda mais caros quando a sua equipe não consegue trabalhar bem.
Por isso, quando o objetivo é reduzir custos em seu supermercado é importante levar em consideração o aumento da produtividade.
Nesse sentido, o sistema ERP ajuda no aumento da produtividade por organizar as operações e conduzi-las de forma automática.
Dessa forma, o sistema evita o retrabalho e ainda permite que a sua equipe tenha mais facilidade.
6. Cresça o seu negócio com um quadro de funcionários enxuto
O seu negócio ganha mais eficiência quando a sua equipe não precisa gastar tempo com retrabalhos, já que todas as atividades já estão padronizadas.
Com isso, os seus negócios podem crescer mantendo o mesmo time, ou seja, sem a necessidade de fazer novas contratações.
7. Sistema de gestão de qualidade
O ERP é uma ferramenta que oferece aos varejistas o sistema de gestão de qualidade, que fica responsável por gerenciar todos os dados dos produtos, assim como todos os processos financeiros do seu negócio.
O sistema oferece ao gestor informações claras sobre as áreas do seu supermercado que precisam de melhorias com urgência, proporcionando mais eficiência no momento de coletar informações sobre os lucros reais da empresa.
Conheça o sistema ERP Titan Software
Para reduzir gastos e aumentar a produtividade do seu supermercado é importante contar com uma ferramenta de automação adequada, como o sistema ERP Titan Software, que foi projetado para auxiliar na gestão do supermercado.
Como diminuir filas no PDV do supermercado e faturar mais em menos tempo