A pesquisa de concorrência ou benchmarking, como também é conhecida, é bastante relevante para a gestão de supermercados. Descubra neste texto quais são as vantagens de realizar essa atividade!
Entenda o que é pesquisa de concorrência
A pesquisa de concorrência é uma análise aprofundada de empresas que atuam no mesmo setor que você. Essa análise vai levantar as práticas dessas empresas, o que pode servir de comparação e referência para o seu negócio.
Como usar a pesquisa de concorrência na gestão de supermercados?
Através da pesquisa de concorrência é possível levantar as melhores práticas do seu mercado, identificar tendências e chegar a possíveis insights de melhorias que podem ser aplicadas aos processos internos do seu negócio. Tudo isso é essencial para a gestão de supermercados.
Comparação de preços
Outro ponto forte da pesquisa de concorrência para a gestão de supermercados é a comparação de preços. Você, como dono ou gestor de um comércio, com certeza já sabe muito bem a importância de saber precificar seus produtos.
Praticar valores muito acima da concorrência pode levar à perda de vendas e à fama de “careiro”. Da mesma forma, ter preços muito inferiores diminui sua margem de lucro e pode acostumar mal seus clientes. Nesses casos, quando você adéqua seu preço, essas pessoas passam a se recusar a comprar, o que também afeta a lucratividade do supermercado.
Para fazer uma comparação de preços que realmente possa ajudar na gestão de supermercados, o que recomendamos é que você escolha em quais produtos quer ser mais competitivo. Isso porque uma pesquisa de concorrência com todo o seu portfólio pode acabar sendo muito complexa, extensa e demorada.
Utilize um software de gestão de supermercados que faça pesquisa de concorrência
A automação comercial é uma ajuda e tanto para a gestão de supermercados. Um software que faça a pesquisa de concorrência pode ser exatamente o que você precisa para alcançar ainda mais sucesso com o seu negócio.
A solução da Titan Software oferece um módulo específico para a pesquisa de preços na concorrência. Além de verificar os preços dos concorrentes e os comparar com os que você registrou, o sistema confronta também o custo dos produtos e apresenta a margem que está sendo utilizada sobre o seu preço de venda e o da concorrência. Portanto, além de ajudar a precificar os seus produtos, ele também auxilia a avaliar se você os está comprando pelo melhor preço.
Como fazer pesquisa de concorrência no Titan Software
Existem duas formas para fazer a pesquisa de concorrência pelo sistema da Titan. A primeira é definindo no programa suas lojas, os concorrentes e os produtos que deseja pesquisar. Em seguida, é só imprimir o relatório com os itens e dar para os funcionários que vão realizar a pesquisa. Depois, eles lançam manualmente os valores no sistema e este compara as margens, tendo como base seu custo.
A segunda forma, automatiza ainda mais o processo, já que, após você definir no sistema para quais lojas deseja fazer a pesquisa, quais serão os concorrentes pesquisados e escolher os itens que serão participantes, você gera um arquivo, exporta para um coletor de dados e o funcionário, de posse desse coletor, apenas escaneia os EANs e digita os preços.
Quando o funcionário retorna da pesquisa, basta importar o arquivo. Essa otimização da coletagem e a facilitação em lançar o item tornam o processo mais efetivo e com menor gasto de tempo entre as ações.
Ficou interessado em conhecer mais sobre o Titan Software? Entre em contato conosco.