Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Passo a passo da gestão financeira no varejo

De suma importância para a manutenção da saúde de qualquer tipo de negócio, uma gestão financeira eficaz é especialmente essencial para o sucesso de um varejo.

Se você é o dono ou gestor de um comércio varejista e tem tido dificuldade para conseguir um controle de finanças eficiente e sem falhas, que permita sua empresa crescer de forma sustentável, neste artigo nós mostramos um passo a passo de como realizar da melhor maneira as atividades financeiras do seu negócio. Confira!

1. Gerencie o fluxo de caixa

O controle de todas as entradas e saídas de dinheiro de um varejo é o passo primordial para conseguir realizar uma boa gestão financeira.

Para gerenciar o fluxo de caixa de um negócio de forma correta é preciso anotar sistematicamente cada valor que entra ou sai, só assim é possível fazer um diagnóstico das finanças da empresa e saber se ela tem condições de honrar seus compromissos, fazer investimentos e conseguir lucros.

2. Controle as contas a pagar e a receber

Tão importante quanto manter um rígido controle do fluxo de caixa é administrar com atenção a demanda de contas a pagar e a receber, especialmente quando você vende a prazo.

O registro de tudo o que seu varejo tem a pagar e a receber permitirá antever se as entradas serão maiores do que a saídas, além de permitir o acompanhamento de situações de inadimplências.

3. Elabore um orçamento anual

Elaborar um orçamento anual é a melhor forma de estimar os recursos que estarão disponíveis e prever os gastos dos próximos 12 meses.

Para que o orçamento seja feito de forma adequada, é importante conseguir prever despesas e acompanhar as tendências de ganho, além de considerar possíveis imprevistos e estipular uma reserva financeira para garantir as operações do seu varejo.

4. Administre o estoque

A gestão de estoque tem forte impacto no controle financeiro de um comércio varejista, já que o alto volume de mercadoria armazenada é sinônimo de dinheiro parado e a quantidade reduzida de produtos pode resultar na perda de vendas.

Um bom controle de estoque, com quantidade adequada de itens para girar o negócio, garante melhor fluxo de caixa, permitindo investimentos e garantindo ganhos.

5. Instale um software de gestão financeira

Fazer o controle das finanças de um varejo é uma atividade que demanda muita disciplina e exatidão, e planilhas e anotações manuais não são as melhores ferramentas para que isso seja feito.

Para garantir uma gestão financeira bem realizada, utilizar softwares específicos, capazes de automatizar processos e gerar dados e informações confiáveis, é essencial.

Se você está em busca de soluções para eliminar falhas e erros no seu controle financeiro e aumentar os ganhos do seu negócio, saiba também como planejar, organizar, dirigir e controlar sua operação com sistema ERP.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…