Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Pão de Açúcar volta ao topo. Casas Bahia não perde tempo.

Pão de açucar x casas bahia

Nós últimos dias o varejo brasileiro presenciou grandes mudanças  na área de eletro-eletrônico. A primeira delas e mais comentada no setor, foi a retomada da liderança do mercado pelo Pão de Açúcar, que com a aquisição da rede de lojas Ponto Frio que pertencia ao grupo Globex, passa a somar R$ 26 bilhões de vendas brutas e 79 mil funcionários, assumindo assim o primeiro lugar no mercado.

Olhando de perto a entrada de mais um grande concorrente do Pão de açúcar,  e certamente com muitas preocupações, a família de Samuel Klein, dona da Casas Bahia, maior rede de eletro do país não ficou parada, e na mesma semana anunciou a compra da rede Romelsa, localizada em Salvador. Com a aquisição, a rede somou mais 17 lojas e fortalece sua atuação no nordeste.

Estamos vivenciando uma grande revolução no varejo, que há décadas vem passando por transformações sem precedentes.  O fenômeno da globalização rompeu todas as barreiras e provocou um dinamismo jamais visto no segmento, as grandes redes vieram para nossa terra querida e fomos obrigados a enfrentar novos desafios.

O avanço da tecnologia, o crescimento da internet e o acesso a informação são as maiores forças do século XXI, como ilustra bem Thomas L Friedman, no livro mundo é plano.
Também estamos diante de um paradoxo. Na onda das fusões e aquisições, as grandes redes (marcas) estão cada vez mais fortes, ou seja, mercado está cada vez mais concentrado, com menos empresas.

Por outro lado, o comércio de vizinhança vem ganhando força em todo o Brasil, demonstrando que existe espaço para todos. Nos últimos anos a competição tem aumentado muito e para fazer frente a ela as empresas tem investido pesadamente em tecnologia. Esta tecnologia, por exemplo,  tem permitido a estas empresas (grandes e pequenas ) trabalharem com um mix de produtos muito mais amplo e variado, o que tem beneficiado, em muito, o nosso poder de escolha como consumidores.

Este cenário traz novos desafios para as pequenas e medias redes de varejo, que precisam crescer com resultados e superar as barreiras e a força das grandes redes. Para isso, o melhor caminho é sempre olhar para frente e, principalmente, não parar de investir em conhecimento, tecnologia e inovação.

Não esperem, saiam na frente. É isso que tenho reforçado para nossos clientes.

Até a próxima grande aquisição.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…