Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Os novos meios de pagamento do varejo !

Crescimento no consumo e oferta de crédito

O mercado varejista brasileiro vive um momento de expansão e crescimento. Os dados publicados pela última pesquisa da Fecomercio-SP apontam para um aumento recorde no segmento. Somente no primeiro trimestre desde ano houve um crescimento de 11% no faturamento real do setor comparado ao mesmo período de 2009, segundo a própria Federação, a alta é a maior registrada na série mais recente do indicador, iniciada em 2000 – ou seja, o cenário é promissor, com expectativa bons resultados e oportunidades para empresas de todos os portes.

Os motivadores que aquecem o mercado, não somente no segmento de varejo, são o aumento da renda familiar, a queda do desemprego e a maior oferta de crédito no mercado. É importante destaque que este último, maior oferta de crédito no mercado, está passando por uma grande mudança no modelo e principalmente nos meios de pagamento eletrônicos no Brasil.

No caso do varejo, os cartões próprios das lojas (chamado também de private label), que estão cada vez mais multi-bandeira ou cartão híbrido) despontam com uma das maiores oportunidades para as redes ampliarem suas vendas e principalmente melhorar a fidelidade de seus milhares de consumidores. Fato este comprovado pela taxa de crescimento médio de 20% ao ano, com uma previsão de que as transações com cartão de loja subam 67% nos próximos cinco anos. Por outro lado, a inclusão de cartões de crédito será ainda maior, com crescimento a uma taxa média de 115% no período, já que os private são a porta de entrada da migração desses consumidores, depois dos cartões de crédito.

Cartões Próprios

O crescimento de cartões próprios de lojas como Marisa, Renner, Sendas, Carrefour e muitos outros comprovam que o sucesso dos carnês não é mais o mesmo e que nos próximos anos os meios mais utilizados serão os cartões private label, de plástico ou no celular, isso mesmo, o mobile payment (pagamento móvel em inglês) se tornará uma realidade em poucos anos, acreditem !

Veja alguns fatos importantes publicados no jornal DCI.

  • No Grupo Pão de Açucar, a Casas Bahia e o Ponto Frio hoje contabilizam cerca de 9,2 milhões de clientes ativos na base de cartões private label. Isso responde por um crédito de R$ 16 bilhões.
  • Na Casas Bahia por exemplo, as vendas por meio de carnê passou de 80% para 20% nos últimos cinco anos, a redução gerou um significativa redução de custos com papéis e com burocracia nas compras.
  • No Ponto Frio a modalidade representa menos de 2% dos pagamentos, enquanto o cartão de crédito é responsável por aproximadamente 73%. A empresa destaca que está havendo um reposicionamento da marca, com o qual espera-se que as operações que incluem carnê se aproximem de zero.
  • A Carrefour, no Brasil, converteu toda a base de private label dos cartões para cartões próprios bandeirados chamados de privates label híbridos.
  • A rede de lojas Marisa oferece o private label gratuito, sem cobrança de anuidade, e dá até 30 dias para o pagamento da primeira parcela. No total, a companhia encerrou o ano de 2009 com aproximadamente 13 milhões de cartões emitidos.
  • A C&A tem um número de cartões equivalente ao número de correntistas do Bradesco, enquanto Renner e Riachuelo têm número de cartões próximos à quantidade de correntistas do Itaú-Unibanco.

Todas essas informações reforçam que o varejo com o apoio dos bancos está assumindo a capacidade de gerar e ampliar o crédito aos consumidor, e meios de pagamento, isso gera uma competição mais agressiva e uma necessidade de gestão estratégica com controle operacional mais efetiva, integrada, otimizada e transparente.

A solução Titan está pronta para operar e controlar cartões private label, convênios com empresas e credito direto ao consumidor permitindo ao varejista seguir o caminho mais adequado para o crescimento do seu negócio, características da região e, claro, perfil do consumidor.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…