Quando falamos sobre executar uma gestão eficiente, através do acompanhamento dos processos e da busca por ações estratégicas, também estamos falando sobre adotar os indicadores de desempenho certos para a sua loja.
Isso porque, para planejar corretamente as ações dos diversos setores, é necessário que você conheça muito bem os processos antes, durante e depois da implementação dessas ações. Dessa forma, será possível saber se elas realmente estão ocorrendo da melhor forma possível e gerando os resultados esperados.
Mas, você sabe quais são os indicadores de desempenho essenciais para o seu negócio?
Continue lendo e entenda o que são esses indicadores, e aprenda a definir os melhores para promover uma gestão eficiente na sua loja. Vamos lá!
O que são indicadores de desempenho e por que eles são importantes para o seu negócio?
Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators, traduzido como Indicadores-Chave de Performance), esses indicadores são comparações feitas entre diferentes dados das operações de um negócio, permitindo identificar em quais situações essas operações se encontram, e se possuem uma performance satisfatória ou não.
Ou seja, os indicadores de desempenho são algumas das principais ferramentas que os gestores utilizam para adotar as ações que permitem o funcionamento e o crescimento do negócio. Sem esses indicadores, o futuro de um empreendimento dependerá inteiramente da sorte, o que não é o ideal, não é mesmo?
Nesse sentido, alguns dados – como a quantidade de vendas, de funcionários, ou até o custo de algum investimento, por exemplo – são comparados com outros dados – como os produtos, o intervalo de tempo percorrido ou o retorno obtido. Desse modo, o gestor saberá se o caminho que está sendo percorrido é favorável, ou se ele pode ser ainda melhor.
Além disso, os indicadores de desempenho são diferentes das métricas, uma vez que elas tratam apenas dos dados isolados, isto é, no exemplo acima, elas seriam o número de vendas, a quantidade de funcionários e os investimentos feitos. Então, elas passaram a ser indicadores apenas se forem relacionadas com outros dados, demonstrando um determinado desempenho.
Porém, definir quais são os melhores KPIs pode ser um desafio, tendo em vista que eles dependem do tipo e também dos objetivos de cada negócio, e um indicador interessante para um e-commerce, por exemplo, pode não ser interessante para um supermercado.
Como definir os indicadores de desempenho ideais para o seu negócio?
Como vimos, alguns indicadores de desempenho podem variar de comércio para comércio, a depender das características específicas de cada um deles.
Para exemplificar isso, tomemos como exemplo uma padaria. Nela, os conhecimentos de como produzir determinados produtos, como pães ou bolos, são muito importantes para a produtividade dos funcionários, que com mais experiência podem apresentar uma produtividade maior.
Nesse sentido, um índice alto de rotatividade de funcionários, isto é, muitas demissões e admissões, podem impactar diretamente no desempenho e na lucratividade, fazendo com que esse seja um KPI importante para esses comércios.
Por outro lado, quando o assunto é e-commerce, o número de pessoas que acessaram o site, comparado com o número de pessoas que concluíram o processo de compra, constitui um dos indicadores mais relevantes.
Portanto, no momento de adotar alguns desses KPIs, e a partir das características específicas do seu negócio, é necessário que você considere as seguintes questões:
- O que é importante saber para acompanhar o desempenho do seu negócio?
- Quais são os resultados que você espera?
- Por que você deseja esses resultados, ou qual é o objetivo do seu negócio para o futuro?
- A partir de quais dados e métricas você poderá acompanhar se esses resultados estão sendo atingidos?
- Com que frequência esses indicadores devem ser conferidos?
Dessa maneira, você e a sua equipe poderão ter uma visão clara sobre cada um dos indicadores, executando-os de forma mais eficiente.
Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados no mercado?
Os indicadores podem ser divididos em indicadores de resultado – que comparam se as metas definidas foram ou não atingidas –, e os indicadores de processo – acompanhando se os esforços que estão sendo empregados durante as operações são suficientes para atingirem as metas.
Nesse sentido, os indicadores de processo são definidos a partir dos indicadores de resultado, que, como vimos, podem variar de negócio para negócio.
Contudo, existem alguns KPIs que são utilizados pela maioria dos comerciantes, uma vez que demonstram performances essenciais para a gestão, dos quais podemos destacar os indicadores de:
- Lucratividade por setor;
- Produtividade da equipe;
- Ticket médio por cliente.
- Quebras/Perdas por setor
- Venda por Metro Quadrado
- Venda por Funcionário
- Venda por PDV ( Caixa )
- Mão de Obra X Vendas
Indicadores de lucratividade
Estes constituem um dos grupos de indicadores mais básicos de qualquer negócio. Afinal, é preciso saber se o seu empreendimento está gerando uma boa margem de lucro, certo?
Sabemos que, para calcular o lucro líquido, é necessário que você subtraia todas as despesas da receita de um determinado período. Você pode conferir mais detalhes sobre esse assunto no nosso artigo sobre fluxo de caixa.
Dessa forma, para calcular o índice de lucratividade do seu negócio, basta que você divida o valor do lucro líquido pela receita total de vendas, daquele período, e multiplique o resultado por 100 – para chegar à porcentagem de lucro.
Se o valor for baixo, o seu negócio terá uma baixa capacidade de investimentos e, consequentemente, de crescimento.
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Indicadores de produtividade
Como vimos, no caso da padaria, o grau de produtividade de alguns colaboradores pode ser determinante para o faturamento de um negócio.
Nesse sentido, calcular a produtividade consiste em dividir o total de itens produzidos pela quantidade de tempo gasto nessa atividade, ou mesmo a quantidade de tempo gasta em um atendimento.
Assim, podemos notar que esse indicador de desempenho relaciona os recursos para a execução de tarefas de graus semelhantes de complexidade, e o tempo ou qualidade final obtida dos colaboradores nesse processo.
Ticket médio por cliente
Acompanhar quanto cada cliente gasta na sua loja é essencial para que você execute um processo de fidelização de clientes de qualidade.
Dessa forma, você pode inspirar os clientes que efetuam as compras com os valores mais altos a gastarem ainda mais, por meio de promoções exclusivas e atendimento personalizado. Ao mesmo tempo, você pode identificar os clientes que poderiam gastar mais e direcionar os esforços para convencê-los.
Para fazer com que esse processo seja ainda mais otimizado, conte com um programa de automação comercial que possua integração com um CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Assim, você poderá organizar os contatos dos seus clientes e automatizar a comunicação com eles, além de pontuar aqueles que se encaixam mais no perfil do seu cliente ideal.
Além disso,como uma ferramenta de gestão da experiência do cliente, você pode melhorar muito o seu processo de fidelização e a imagem que eles possuem da sua marca. Não perca!
Como um programa de automação comercial pode auxiliar os seus indicadores de desempenho?
Neste artigo, vimos a importância dos indicadores de desempenho, como definir os melhores para o seu negócio e quais são alguns dos mais comuns no mercado, certo?
Portanto, podemos notar que muitos dados confiáveis devem ser recolhidos, para que esses indicadores sejam realmente úteis. Nesse sentido, um programa de automação comercial é fundamental para que isso seja feito.
Com esse programa, que também pode ser chamado de sistema ERP ou software de gestão comercial, você é capaz de controlar, armazenar e automatizar a geração de dados do seu negócio.
Então, conheça o sistema ERP Titan Retail, e confira as vantagens que ele pode trazer para os seus indicadores de desempenho, como por exemplo:
- O controle de todas as movimentações financeiras, de modo que você possa calcular o seu índice de lucratividade de forma confiável;
- Acompanhamento do consumo de matéria-prima em processos de produção interna, como no caso das padarias, além do controle completo do açougue e do estoque como um todo, por meio do módulo de Gestão de Mercadorias;
- Apresentação de relatórios completos com indicadores de desempenho e métricas, como o número de vendas por período, horários de maior movimento ou produtos mais procurados, por exemplo, além de muitas outras vantagens no módulo de BI (Business Intelligence, ouInteligência de Negócios).
Ficou interessado em como o sistema para loja Titan Retail pode ajudar na execução dos seus indicadores de desempenho? Então, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre como essa ferramenta pode aumentar a eficiência da gestão do seu negócio!
Além disso, confira as vantagens que o Titan Retail pode trazer para o segmento do seu negócio: