Perfis de Consumidores

Cada cliente tem suas preferências e as empresas necessitam entender os perfis que frequentam  sua loja para poder atendê-los da melhor forma e também melhorar o faturamento. Conheça alguns dos consumidores potenciais para  o seu negócio.

Pequenos

O número de filhos na família tem diminuído nas últimas décadas, mas as crianças têm papel fundamental na hora das compras.

Características

  • São responsável por 29% a mais com gastos em relação aos lares sem elas;
  • Influenciam em 80% da decisão de compra de uma família, segundo pesquisa Kantar World. Tornando-se muito atrativas principalmente aos supermercadistas;
  • Procuram por produtos para café da manhã e lanche (biscoito, iogurte, cereais matinais e sobremesas prontas);
  • Mães decidem o consumo de acordo com os valores nutricionais, saúde, ofertas, duração, utilidade e preço. As crianças vão em função do gosto, emoção e imagem da marca;
  • As mães aprovam: cereais, pães, biscoitos, sopas, queijos, flans, gelatinas, frutas, vegetais, sucos, iogurtes, leites, achocolatados, refrigerantes e produtos de higiene. Elas negociam salgadinhos e batatas, doces e chocolates, jogos eletrônicos, DVDs e celulares;

Há três mercados que englobam os pequenos:

  • Mercado primário: tem seu próprio dinheiro e o gasta com suas necessidades e desejos;
  • Secundário: influencia na compra;
  • Terciário: futuros consumidores de produtos, serviços e marcas. Sem utilizar as mesmas técnicas de marketing destinadas ao público adulto. Os pais estão dispostos a pagar um pouco mais pelas as marcas que os filhos querem.

Dicas

  • Agradar o público mirim através do mix de produtos, layout, exposição, preço e mobiliário;
  • Lugares onde sejam bem tratadas para conquistar esse futuro público;
  • Interagir a criança com a loja;
  • Ofertas na seção de FLV e adequação da altura das gôndolas de produtos infantis e mantendo seu abastecimento, são ações que interagem esse público. Realizar concursos culturais e um tour pelo supermercado, mantém a empresa no imaginário de seus futuros clientes.

Melhor idade

O varejo tem muito a lucrar com consumidores com mais de 60 anos. Formam um público que mantém constante crescimento.

Características

  • 71% não encontram alimentos recomendados pelos médicos;
  • 42% tem dificuldades de encontrarem roupa ao seu estilo;
  • Não gostam de exageros no atendimento especial e na desconfiança da capacitação de executarem tarefas de raciocínio, mas aceitam lugares especiais para estacionar e outras comodidades;
  • Anseiam por viagens pelo Brasil e estão dispostos a gastar em aventura;
  • Funcionários devem estar preparados para atendê-los com paciência e informação;
  • Gostam de pagar com dinheiro e vão ao supermercado várias vezes na semana.

Dicas

  • Precisam se preocupar com o bem estar como a luminosidade do ponto de venda e sinalização direcional e dos preços;
  • Incluir no layout cadeiras em diversas áreas da loja para proporcionar conforto. Se possível, cadeiras de roda (mecânica ou automática);
  • Produtos diet estarem bem destacado no ponto de venda. Ações de degustação são muito bem vindas! Arrumar um seção de produtos dietéticos ,lights e integrais;
  • Eles estão online. Disponibilizar um site atualizado e conteúdo informativo e interativo (dicas sobre produtos, receitas, dicas de saúde) aproxima da marca;
  • Anote as sugestões dos clientes e produtos que não encontram na loja que possam ser avaliados e incluídos no mix;
  • O fiado é uma pratica desse perfil de público, muito forte entre as pessoas do interior, em geral os mais idosos.

Unitários

O espírito de independência e muitas vezes necessidade, levam milhares de pessoas a morarem sozinhas e o varejo tem muito no que auxiliar nesse estilo de vida:

Características:

  • 48% da população no país são solteiro, segundo levantamento do IBGE;
  • Os consumidores tem dificuldades de equilibrar quantidade, ponderando uma possível falta ou desperdício;
  • Alguns produtos predileto que acabam sendo mais consumidos que a média. Público que mais consome sobremesas prontas (36%), chá pronto (5%), antisséptico (32%) e suco concentrado (39%);
  • Não é apenas o tamanho, a praticidade também conta;
  • Em algumas regiões são formadas principalmente por mulheres mais jovens. Os homens optam por morar em republicas.

Dicas

  • Acompanhamentos como porções de saladas prontas, legumes e frutas já higienizadas e cortadas, além de massas artesanais e embalagens individuais, corte de carne para uma só refeição, entre outros;
  • Seção de rotisseria: oferecendo pratos prontos, salmão e outros carnes;
  • Fabricação de produtos em tamanhos menores, como pão de forma e bolos.

Ouça, entenda e atenda a procura dos produtos e serviços para que os clientes sempre procurem sua loja.

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