capa como fazer logistica eficiente

Como fazer uma logística eficiente em sua empresa

Para ter uma logística eficiente em sua empresa é fundamental investir em ações que melhoram os processos logísticos, desde o estoque dos produtos até o envio das mercadorias.

A logística das empresas é um diferencial competitivo hoje em dia e, por isso, o alinhamento dos processos internos é necessário para garantir o crescimento da organização.

Quando esses processos estão alinhados e funcionando perfeitamente a empresa pode aproveitar alguns benefícios como, por exemplo, melhora na  experiência dos consumidores, o aumento dos lucros, a redução de custos e outros.

Nesse artigo, você vai descobrir o que pode ser feito para melhorar os processos logísticos da sua empresa.

O que é uma logística eficiente?

Quando uma empresa consegue melhorar os seus processos internos, entrega qualidade nos serviços, reduz os custos e falhas na operação, ela é considerada uma empresa que aplica a logística eficiente.

Isso quer dizer que a empresa consegue oferecer aos seus clientes uma experiência de qualidade, desde o atendimento até a entrega dos produtos ou serviços.

A importância de ter uma logística eficiente

As empresas de qualquer segmento ou porte possuem um objetivo em comum: captar e reter clientes.

Essa ação é importante para o crescimento da organização. Nesse sentido, a logística quando realizada com eficiência se torna um diferencial competitivo no mercado atual.

Isso porque, a logística é a base para garantir a atração dos clientes e para mantê-los satisfeitos durante a jornada de compra.

Além disso, quando a logística é realizada com eficiência ela é capaz de reduzir gastos e ainda abre espaço para novas oportunidades de negociações e investimentos para o crescimento da empresa.

6 Dicas para fazer uma logística eficiente em sua empresa

Agora que você sabe a importância de ter uma logística mais eficiente, conheça as ações que podem ser aplicadas na sua empresa para melhorar os processos logísticos.

1.   Invista um sistema ERP para logística

Investir em sistema ERP para logística é um dos primeiros passos para ter uma logística mais eficiente na sua empresa.

Essa ferramenta foi desenvolvida para automatizar as atividades rotineiras na sua empresa.

Além disso, esse sistema permite a gestão de pontos importantes para a logística como, por exemplo, o controle de frota, emissão de documentos fiscais, gestão de pedidos, estoque de produtos e outros.

O ERP também ajuda a identificar os pontos fortes e fracos nas operações da sua empresa, dessa forma contribui para uma lojista mais eficiente e moderna.

Por isso, vale o investimento em um sistema de gestão de logística com o sistema ERP para logística da Titan Software.

2.  Faça um planejamento

A operação de logística da sua empresa será realizada com mais eficiência se seguir um planejamento, tanto para a parte de recebimento de fornecedores como também na distribuição das cargas e na otimização das rotas.

Seguindo um planejamento é possível ter mais agilidade nos processos.

3.   Conte com profissionais qualificados na sua equipe

Para ter uma logística eficiente em sua empresa, você precisa contar com uma equipe preparada e alinhada com os objetivos.

Neste ponto, contar com profissionais qualificados é muito importante para garantir uma equipe capacitada para os processos logísticos. 

Além disso, é importante também fazer a integração entre os colaboradores, principalmente de diferentes setores, isso contribui para uma logística eficiente.

4.   Invista na comunicação interna

Para manter os setores alinhados e com objetivo é necessário investir na comunicação interna. 

Quando existe uma troca de informações clara e transparente, todos os processos da sua empresa fluem com mais facilidade.

5.   Você precisa contar com bons fornecedores

Contar com bons fornecedores é uma das bases para uma logística eficiente.  Por isso, você precisa buscar empresas de confiança e que ofereçam um bom custo-benefício.

Antes de fechar contratos com novos fornecedores é importante pesquisar a reputação no mercado, procurar saber quais são os clientes atendidos e outras informações que podem ser relevantes.

6.   Preveja as demandas

A previsão de demandas, ou seja, de vendas do seu negócio é um ponto importante na gestão de estoque. 

Essa ação consiste em entender quais são os produtos com maior saída, as datas em que o consumo aumenta e outras em que a demanda diminui.

Ao fazer a previsão de demandas você consegue diminuir a perda de mercadorias, assim como a falta delas no estoque.

Como o sistema ERP para logística da Titan Software pode ajudar a sua empresa

Para ter uma logística eficiente, segura e moderna é importante investir em uma ferramenta adequada.

Nesse sentido, o sistema ERP para logística da Titan Software foi desenvolvido para melhorar os processos logísticos da sua empresa. Com ele a sua empresa consegue melhorar em até 18% a velocidade de entrega.

O sistema pode ser integrado aos seus processos logísticos de duas maneiras:  Produtos armazenados e os Cross Docking.

1.     Na primeira opção, as lojas mandam as necessidades para o CD que, por sua vez, envia os produtos para as lojas.  Para isso, é gerado primeiro um pedido diário geral para cada loja, em seguida ele é separado e entregue na loja.

2.     Os Cross Docking na maioria das vezes são produtos comprados por demanda, os pedidos são realizados para todas as lojas por meio de uma negociação única e o fornecedor em seguida envia os produtos para o CD. 

A separação dos produtos é feita de acordo com que é pedido por cada loja e enviado. 

Por exemplo, se um cliente realizou a compra de 1000 produtos para três lojas diferentes, a quantidade de produtos definidos para cada uma das lojas será separado e enviado.

Para saber como o sistema ERP da Titan Software é capaz de melhorar os processos de logística da empresa, você pode falar com um dos nossos especialistas ou acessar a página dele agora.

Conclusão

Melhorar os processos logísticos da sua empresa garante mais fluidez no trabalho da sua equipe e outras vantagens como organização, aumento da margem de lucro, melhor reputação no mercado de outros.

Esses resultados são consequências do investimento em estratégias e de ferramentas para a gestão, como sistema ERP para logística da Titan Software.

Comments are closed.