Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Havaianas: Do Brasil para o mundo

Pela primeira vez vamos falar de um tema diferente no nosso blog. Mesmo não ligado diretamente à gestão e tecnologia para o comércio, o assunto é bem interessante e, na minha visão, tem muito a ver com o nosso mercado.

Nos últimos meses tenho me dedicado a conhecer um pouco mais as operações de varejo fora do nosso país, especialmente as localizadas na America Latina. Em minha última viagem visitei a Venezuela, um país com muitas belezas e contrastes, com características e belezas únicas e encantadoras.

Chegando em solo venezuelano, saí do aeroporto e fui direto visitar três grandes redes de varejo situadas em diferentes regiões de Caracas. Aparentemente tudo dentro do planejado, contatos com gestores, discussões sobre gestão, processos, softwares, problemas, oportunidades e características peculiares das empresas daquele país.

No final do dia percebi um fato inusitado, algo pouco comum, que realmente me surpreendeu. Caminhando pelos corredores das lojas e conversando com as pessoas, percebi que em todas tinham as nossas belíssimas e brasileiríssimas Havaianas, estampadas com grande destaque nas gôndolas da seção de calçados.

Chinelos havaianas

Fiquei realmente impressionado com a força das nossas marcas, ainda mais no caso das Havaianas, que passou por um processo de reinvenção e renovação profundo, e agora está fazendo sucesso nas lojas de varejo em diversos países.

Pesquisando na internet, encontrei um post bem interessante publicado no portal mundo marketing que explica bem a história de sucesso da marca Havaianas.

Pequeno trecho do post escrito por Bruno Mello:

Havaianas é um dos casos de sucesso mais comentados no mundo dos negócios. Fala-se da propaganda com celebridades, da mudança de posicionamento da marca e do aumento do portfólio. Mas se o chinelo de borracha é hoje o mais celebrado no mundo, deve isso a uma mudança profunda no Mix de Marketing da marca que superou a sua categoria e virou artigo de moda.
“As legítimas” começaram a ser fabricadas em 1962 pela Alpargatas. “Foi uma marca lançada para a classe média que, com o passar do tempo, todo mundo passou a usar e o resultado é que ela acabou se popularizando demais”, conta Rui Porto (foto), Diretor de Mídia e Comunicação das Havaianas em entrevista ao Mundo do Marketing.
Clique aqui para acessar o texto completo.

Decidi escrever sobre este fenômeno de marketing, pois muitas empresas enfrentam o mesmo dilema: o desafio da reinvenção.

A competitividade e a agressividade do século XXI, especialmente no comércio, nos pressionam continuamente a tomar decisões rápidas e assertivas, em qualquer área da empresa, seja no operacional ou no estratégico.

Portanto, como no caso da Alpargatas, reinvente-se e torne sua marca cada vez mais desejada pelos consumidores. Isso vale para o Brasil e para qualquer país do mundo.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

2009: Hora de ficar com a prestação de contas em dia.

O ano de 2008 ficou para trás, apesar da crise econômica mundial ter sido o principal assunto discutido entre os empresários de todos os setores da economia brasileira, vivenciamos no…
image

Como montar um fluxo de caixa eficiente no comércio

Por ser um controle fundamental para identificar a real situação financeira de um negócio. Saber como montar um fluxo de caixa é essencial para os gestores e donos de comércios…
image

Como gerenciar suas Filiais com um Sistema Multiloja

O sistema multiloja é uma ferramenta indispensável no gerenciamento de múltiplas lojas. No varejo é comum a abertura de um e-commerce ou de lojas físicas como filiais em diversas cidades.…