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Como a gestão de clientes pode aumentar as suas vendas no varejo?

Você sabe o que é Gestão de clientes? Nas empresas essa prática é muito importante, pois ela garante bons resultados para qualquer negócio, independente do setor ou porte.

Entretanto, para que ela seja eficiente é necessário estar muito bem definida, principalmente se levarmos em consideração a vasta base de contatos que a sua empresa possui e que precisam ser bem administrados.

Caso contrário, a sua rede de contatos não consegue gerar novas vendas ou até mesmo a fidelização de clientes.

Sendo assim, observe nesse post, como essa prática é importante para o seu negócio.

 

O que é a gestão de clientes?

 

Ela pode ser definida como um conjunto de técnicas e estratégias práticas que são utilizadas com objetivo de organizar informações, entender as necessidades, interagir com clientes e oferecer um atendimento personalizado.

Nesse sentido, a gestão de clientes se resume no planejamento, execução e controle dos resultados, para que dessa forma a empresa consiga aumentar as vendas e conseguir resultados satisfatórios.

Entretanto, é importante ressaltar que essa prática é algo que deve ser feita diariamente, pois não se trata apenas de uma estratégia pronta.

 

Por que fazer gestão de clientes?

 

Para muitos gestores de empresas essa prática é algo novo,  por isso é importante mostrar a importância dela.

Esse tipo de gestão possui algumas características que ajudam a entender melhor o consumidor, permitindo assim que a empresa possa se planejar e controlar determinados aspectos.

Então, por isso, essa prática é algo que promove diversas vantagens que impactam diretamente nas vendas.

Por outro lado, considerando que sem clientes as vendas ou a própria empresa não existem, a gestão de clientes é essencial para o andamento de qualquer negócio.   

Algumas das vantagens proporcionadas são:

  • Melhora o atendimento,
  • Fidelização de clientes,
  • Reduz custos e aumenta a margem de lucro,
  • Melhora a relação com os seus clientes.
A gestão de clientes no varejo é crucial para aumentar as vendas, pois foca na compreensão e atendimento das necessidades individuais dos clientes, promovendo a fidelização e o aumento do ticket médio de compra. Aqui está uma informação robusta sobre como isso pode ser alcançado: Implementar um sistema eficaz de gestão de clientes, como Customer Relationship Management (CRM), pode aumentar as vendas no varejo em até 25%, de acordo com dados da Harvard Business Review. Isso ocorre porque o CRM permite que as empresas personalizem ofertas, campanhas de marketing e experiências de compra com base no histórico de compras, preferências e comportamento dos clientes. Além disso, a gestão de clientes fortalece o relacionamento com os consumidores, aumentando a fidelidade e incentivando recomendações boca a boca, o que é crucial para o crescimento sustentável e a competitividade no mercado varejista.

 

De que forma a gestão de clientes pode aumentar as vendas no varejo?

 

Esse tipo de gestão melhora o atendimento e entre outros pontos que são fundamentais para o bom relacionamento com os clientes.

Então, como consequência da boa relação com os clientes à empresa consegue aumentar as vendas por meio dos benefícios que são promovidos como, por exemplo:

1. Melhora os resultados da empresa em relação à receita e despesa

Todos os negócios precisam de recursos financeiros para operar, pois é necessário comprar, pagar fornecedores, funcionários e muito mais. 

Então, para que isso seja possível é preciso ter receita, ou seja, ganhos suficientes para manter todos os pagamentos.

Nesse sentido, o relacionamento com os clientes contribui para as receitas e despesas. 

Em relação à receita da empresa, quanto maior o fluxo e a fidelidade dos clientes, mais chances uma empresa tem para aumentar o seu faturamento.

Então, com o aumento do faturamento a empresa tem mais recursos para quitar as suas despesas. Além disso, o relacionamento com cliente ainda reduz gastos com:

  • Reclamações não atendidas,
  • Ações judiciais,
  • Devolução de produtos.

2. Aumenta o volume de vendas

Como a gestão tem como característica entender as necessidades dos clientes, ela faz com que o gestor saiba o que eles estão precisando no momento.

Sendo assim, as vendas podem aumentar por meio de boas campanhas de marketing, seleção de produtos e entre outras ações que podem ser realizadas quando o cliente e a empresa estão sintonizados.

3. Garante que a sua empresa seja mais competitiva

Hoje em dia o mercado está cada vez mais competitivo, fazendo que as empresas “lutem” mais para conseguir clientes.

Diante disso, a empresa com pouca competitividade consegue poucos resultados por mês, pois os seus concorrentes estão ficando com a maior parte do mercado.

Mas, felizmente o gerenciamento de clientes é capaz de mudar essa situação. Conforme a sua empresa capta cliente e fideliza, a sua participação no mercado se torna cada vez maior.

 

Conclusão

 

Administrar bem os seus clientes é algo fundamental para se aproximar mais, fidelizar e criar uma boa relação com eles.

Pois, como sabemos o custo para adquirir novos clientes é consideravelmente mais caro do que manter aqueles que já foram conquistados. 

Sendo assim, é importante adotar medidas para garantir esse objetivo.

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