modelo-e-mail-mkt-titan-relatorio

Relatórios Financeiros: Quais são e qual a importância para Supermercados?

Os relatórios financeiros são ferramentas fundamentais para boa uma gestão de um supermercado de ou qualquer outra empresa.  

Isso porque, eles mostram informações importantes como a saúde financeira do seu negócio, e entre outras que relatam a real situação do seu supermercado.

Sendo assim, se você quer saber informações precisas sobre a situação do seu negócio é importante adotar os relatórios na sua gestão.

Mas, quais são eles? Nesse post você vai conhecer a importância dessas ferramentas e os tipos de relatórios que podem ser utilizados.

O que são relatórios financeiros?

Podemos dizer que os relatórios financeiros são uma compilação de dados de  uma determinada área ou transação específica.

Como, por exemplo, o registro de contas a pagar e receber mostra a situação do seu fluxo de caixa.

Ou seja, o objetivo dos relatórios é fornecedor informações úteis para a gestão do negócio e para a tomada de decisões importantes.

Qual a importância dos relatórios financeiros para os supermercados?

É importante destacar que alguns relatórios são exigidos por lei e, por isso, eles se tornam importantes para que o seu negócio funcione dentro da legalidade, evitando multas e entre outras penalizações por parte dos órgãos fiscalizadores.

Mas, por outro lado, o relatório é importante para garantir que o seu negócio esteja funcionando perfeitamente.

Isso porque, segundo um estudo realizado pelo Sebrae, 600 mil empresas e organizações que faturavam anualmente 4,8 milhões anuais fecharam as portas em 2020.

De acordo com o estudo, os problemas financeiros foram responsáveis por causar o fechamento tanto das empresas como também das organizações sem fins lucrativos como, por exemplo, associações e sindicatos.

Então, para saber a situação financeira do seu supermercado é importante contar com os relatórios.

Tipos de relatórios financeiros que você pode criar

Para ter uma noção completa do seu negócio você pode aplicar os seguintes relatórios:

1. Fluxo de caixa

Esse relatório apresenta todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa, mostrando as datas e períodos.

2. Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)

Esse relatório quando é utilizado mostra a situação financeira do seu negócio durante algum período.  Conforme a legislação brasileira, o DRE deve ser elaborado anualmente.

3. Planejamento orçamentário

Esse relatório é criado por meio dados financeiros com objetivo de comparar os resultados entre os períodos, em seguida ele usado como base para planejar os próximos meses com mais segurança.

4. Contas a pagar e receber

Esse relatório apresenta uma projeção sobre os recebimentos futuros e também as contas a vencer, ele é fundamental no planejamento fundamental de qualquer empresa.

5. Balanço patrimonial

Ele é um tipo de relatório mais completo porque apresenta todo o patrimônio da empresa como, por exemplo, bens, direitos e dívidas.  

Assim, ele apresenta o capital que realmente está disponível para o gestor, descontando os passivos dos ativos.

Como fazer relatórios eficientes?

Para garantir que os relatórios do seu negócio sejam eficientes é importante primeiramente ter os processos bem definidos, garantindo assim que as movimentações financeiras sejam de confiança.

Nesse sentido, você deve separar muito bem as despesas pessoais e empresariais, mantendo as contas específicas e retirando o dinheiro apenas de forma planejada.

Além disso, é importante que as informações do seu supermercado estejam centralizadas para que a emissão do relatório seja mais fácil. Para isso, o uso de um software ERP é fundamental.

Conclusão

Agora que você entendeu a importância dos relatórios financeiros e como eles podem ser criados, aproveite para revirar os processos do seu negócio e use essas ferramentas para otimizar as tarefas.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *