Como avaliar o desempenho de cada grupo de produtos e tomar decisões para ampliar o índice de lucratividade

Uma das principais análises sobre o desempenho de um negócio, o índice de lucratividade permite conhecer a efetividade operacional de grupos de produtos. Dessa forma, é possível descobrir quanto a empresa gera de lucro a partir de cada um desses grupos. Essa é uma das melhores formas para avaliar se vale ou não continuar trabalhando com um tipo de mercadoria. Neste artigo explicamos como fazer essa análise.

Como calcular o índice de lucratividade

O índice de lucratividade representa, basicamente, quanto sobra de lucro após serem pagas todas as despesas e impostos. A periodicidade (mensal, trimestral, semestral, anual) para essa análise pode ser decidida por você, pois existe a possibilidade de realização desse cálculo a qualquer momento.

Para calcular o índice de lucratividade de um grupo de produtos, você vai precisar ter os cálculos do lucro bruto e do lucro líquido do grupo que está avaliando. O lucro bruto pode ser calculado subtraindo os custos e as despesas da receita total. Já o lucro líquido pode ser obtido descontando os impostos e taxas pagos do valor do lucro bruto.

O índice de lucratividade vai ser calculado dividindo o lucro líquido pela receita total e multiplicando o resultado por 100.

A relevância do índice de lucratividade nas decisões gerenciais

Com o cálculo do índice de lucratividade fica muito mais fácil ter noção de quais produtos geram mais lucro e quais geram menos – ou acabam gerando apenas despesas ou prejuízos. Assim, fica bem mais fácil tomar decisões acertadas quanto a que grupos de produtos pode ser interessante aumentar a compra, quais vale a pena diminuir o estoque e com quais deixar de trabalhar.

Tendo o índice de lucratividade em mãos, a identificação de gastos desnecessários e a redução de custos acontecem muito mais facilmente.

Como um sistema ERP pode auxiliar

Um bom sistema ERP, com integração entre frente de caixa, retaguarda e gestão contábil-fiscal, é uma ótima forma de chegar mais facilmente ao resultado desejado e, consequente, às decisões gerenciais mais acertadas. Isso se deve à automatização de tarefas relevantes para o cálculo desse índice, como recebimento de mercadorias, controle de estoque, gestão de preços, tesouraria, fluxo de caixa, dentre outros.

Com um software que permita o monitoramento dos seus grupos de produto, se torna mais simples encontrar produtos no sistema e dados como valor de aquisição, de revenda, impostos e afins. É possível afirmar, então, que um sistema ERP ajuda a economizar e otimizar o tempo no dia a dia e também em momentos decisivos, como o do cálculo do índice de lucratividade.

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