Precisa de ajuda?

11 4191-9848

7 Maiores desafios na gestão de supermercado e como resolvê-los

O gestor precisa lidar com desafios na gestão de supermercado para garantir que o seu estabelecimento possa reduzir custos, melhorar o atendimento aos clientes e expandir ainda mais a sua empresa.

Como em todos os negócios existem problemas internos que podem causar prejuízo ou afetar o funcionamento, a gestão é uma atividade necessária para conduzir o supermercado para o caminho certo.

Mas, não basta apenas fazer o “Básico” para garantir os melhores resultados na gestão.

Na verdade, você precisa ir além e desenvolver processos que sejam eficientes e capazes de melhorar as operações e de solucionar os desafios que fazem parte da gestão de qualquer supermercado.

 

O que é gestão de supermercado?

 

A gestão de supermercado é uma atividade responsável por gerenciar todos os processos e operações específicas desse tipo de negócio, sempre com objetivo de garantir o melhor funcionamento e o alcance das metas estabelecidas.

O gestor do supermercado precisa dirigir a empresa e ainda se preocupar com outras questões como, por exemplo, compras, negociações, prevenção de perdas, legislação e outras.

Além disso, ele também precisa lidar com outras questões como a gestão de pessoas, gestão de preços, comportamento do consumidor e outras situações rotineiras que fazem com que a gestão de supermercados seja um grande desafio.

 

gestão de supermercado
A gestão eficaz em supermercados é fundamental para otimizar operações e maximizar lucros. De acordo com a Retail Systems Research (RSR), supermercados que adotam sistemas de gestão avançados podem reduzir os custos operacionais em até 15% e aumentar a eficiência de inventário em 20%. Além disso, a implementação de tecnologias de gestão modernas pode melhorar a satisfação do cliente em 25%, devido a uma melhor disponibilidade de produtos e a um atendimento mais rápido e eficaz.

 

Os principais desafios na gestão de supermercado e como resolvê-los

 

Nos supermercados os problemas internos são comuns e, por isso, a gestão das atividades e operações é necessária para que o gestor possa identificar o que está acontecendo e criar estratégias eficientes para resolver a situação. Os problemas que mais acontecem nos supermercados são, por exemplo:

1.   O desperdício de mercadorias

O desperdício de mercadorias em supermercado é um problema comum que pode acontecer por diversos motivos como, por exemplo:

  • Má conservação,
  • Mercadorias compradas em grande quantidade que passam do prazo de validade,
  • Avarias durante a manipulação ou armazenagem dos produtos.

Os desperdícios de mercadorias causam prejuízos ao supermercado.  Então, para que problema seja cessado, é necessário adotar algumas medidas como, por exemplo:

  • Contratar fornecedores que mantenham a alta qualidade dos produtos,
  • Gerenciar o estoque para comprar os produtos na quantidade adequada e não em demasia,
  • Automatizar a entrada e saída de produtos do estoque usando o Software ERP.

2.   Problemas internos

Os problemas internos no seu supermercado são inevitáveis, principalmente pelo fato de que a sua equipe de colaboradores em algum momento pode ter algum tipo de conflito. 

Então, para solucionar esse problema é necessário colocar em prática a gestão de conflitos, podendo ser dividida em 4 partes, conheça:

  • Apuração: Antes de qualquer ação você precisa descobrir o motivo do conflito entre os colaboradores.
  • Negociação: Na segunda etapa você precisa buscar por soluções para o conflito conversando com todos os colaboradores envolvidos.
  • Resolução: Para complementar a etapa anterior, você precisa se certificar de que o conflito interno foi solucionado.
  • Acompanhamento: Na última etapa você precisa dar atenção aos colaboradores envolvidos no conflito e acompanhar para não haver novos conflitos.

3.   Rupturas de gôndolas

Em algum momento o seu supermercado passou pela experiência de não ter produtos no estoque ou nas gôndolas?  Isso é uma situação chamada Ruptura de gôndolas.

Isso é um erro de gestão que faz com que o seu consumidor procure a concorrência, já que ele não encontrou o produto que queria no seu supermercado.  

Para evitar que esse problema aconteça você precisa ter uma boa gestão de estoque e fornecedores de confiança.

Além disso, é importante contar com uma ferramenta de gestão de estoque como o Sistema ERP Titan Software.

4.   Baixa lucratividade

A baixa lucratividade pode ser consequência de erros na compra dos produtos, na gestão de preço dos produtos e nas promoções oferecidas.  

Então, para solucionar esse problema é necessário que você adote novas medidas como, o controle de estoque, investir em produtos de marcas conhecidas e que ofereçam mais saídas.

Além disso, para realizar promoções sem prejuízos, você precisa primeiramente analisar até que ponto o seu supermercado pode abaixar os preços dos produtos. 

Nesse sentido, não compensa realizar descontos abaixo do preço que foi pago ao fornecedor, pois é necessário ter lucro.

Os descontos mais baixos, geralmente, são destinados aos produtos que estão próximos da data de vencimento e que precisam ter uma saída maior.

5.   Equipe despreparada para algumas funções

Em algum momento você pode perceber que a sua equipe apresentou dificuldades para realizar alguma função. 

Isso pode acontecer quando os colaboradores não foram devidamente orientados. Então, a solução é apenas treinar a sua equipe.

O treinamento pode ser feito por meio de cursos ou de treinamentos específicos.

6.   Dificuldades para cuidar das finanças

A gestão do supermercado também pode ser marcada por problemas nas finanças como, por exemplo, dificuldades para cuidar dos investimentos, gerenciar as despesas e outras questões financeiras.

Gerenciar as finanças é algo que preocupa e gasta muito tempo dos gestores e, por isso, a recomendação é contratar uma equipe de contadores para auxiliar nesta parte.

7.   Problemas na gestão contábil

A gestão contábil é responsável pela emissão de notas fiscais, pagamento de impostos e por outras regras do setor. 

No varejo, são diariamente realizadas transações financeiras que devem estar dentro das leis.  

Como essa etapa não pode ser negligenciada, é importante que ela seja realizada por uma equipe especializada. Assim, você não precisa se preocupar com ela e ainda cumpre todas as obrigações contábeis.

 

Conclusão

 

Gerenciar um supermercado não é uma tarefa simples como podemos perceber. 

Por isso, recomendamos que o gestor invista em tecnologias e ferramentas que auxiliem na gestão do seu negócio.

Uma dessas ferramentas é o Sistema ERP Titan Software, com ele você pode gerenciar o seu supermercado, automatizar os processos e ainda aumentar as vendas.

Se você quiser saber mais sobre a nossa ferramenta, basta apenas acessar a página ou entrar em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

2009: Hora de ficar com a prestação de contas em dia.

O ano de 2008 ficou para trás, apesar da crise econômica mundial ter sido o principal assunto discutido entre os empresários de todos os setores da economia brasileira, vivenciamos no…
image

Como montar um fluxo de caixa eficiente no comércio

Por ser um controle fundamental para identificar a real situação financeira de um negócio. Saber como montar um fluxo de caixa é essencial para os gestores e donos de comércios…
image

Como gerenciar suas Filiais com um Sistema Multiloja

O sistema multiloja é uma ferramenta indispensável no gerenciamento de múltiplas lojas. No varejo é comum a abertura de um e-commerce ou de lojas físicas como filiais em diversas cidades.…