Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Fluxo de caixa para varejo – Entenda como funciona e por que automatizar

A organização financeira é uma característica essencial para as empresas que desejam ser financeiramente saudáveis e alcançar crescimento. E um instrumento básico para conseguir tal organização pelo controle do ciclo operacional da empresa é o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é muito relevante para os negócios do ramo do varejo, pois por ele é possível manter registrados recebimentos e pagamentos, além de organizar e prever lançamentos futuros para que haja sempre capital de giro na empresa.

Como funciona o fluxo de caixa para varejo

Para elaborar esta atividade, o empresário – ou o funcionário da área Financeira – deve estar totalmente a par das contas da empresa. Pois registrando as contas a pagar e as contas a receber, estimando as despesas ainda não lançadas e conhecendo profundamente o fluxo de gastos (sazonalidade, data de vencimento, dentre outras características) é possível ter uma visão do presente e do futuro das finanças da empresa.

O fluxo de caixa é composto da seguinte maneira:

  • Registro diário de entradas e saídas;
  • Projeção de recebimentos e pagamentos futuros;
  • Análise diária do saldo do dia e de momentos futuros.

Caso o profissional responsável verifique a existência de déficit, será necessário tomar uma decisão quanto à necessidade de aplicar capital de giro na empresa. Entretanto, no caso de haver superávit, a decisão será quanto à possibilidade de investimento do valor.

Porque automatizar esta função no varejo

Como é possível perceber, não é simples elaborar e manter o fluxo de caixa, e qualquer erro pode levar a consequências muito sérias, pois essa ferramenta impacta em estratégias e decisões corporativas.

Esses dois motivos são suficientes para levar à busca de um sistema de automatização do fluxo de caixa. O fluxo de caixa automatizado é muito mais fácil e ágil de ser gerenciado, deixando mais prático o acompanhamento dos resultados e a manutenção da saúde financeira da empresa.

Solução automatizada para o fluxo de caixa para varejo

A Titan Software oferece um ERP (Enterprise Resource Planning), ou software de planejamento de recursos empresariais, completo, com tecnologia 100% web e em nuvem.

Nosso módulos Financeiro e Fiscal-Contábil armazenam e gerenciam os resultados financeiros da sua empresa, incluindo o método citado neste artigo. Assim você apura os resultados financeiros da companhia de maneira clara e em tempo real, além de ter a possibilidade de conferir os dados por datas ou períodos específicos. Conheça melhor essa solução!

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…