Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Nota Fiscal: Tudo que você precisa saber

A emissão de nota fiscal (NF-E) é uma atividade muito comum nas empresas hoje em dia, independente do segmento ou do porte qualquer negócio que realize uma atividade comercial tributável precisa emitir a nota.

E, apesar de ser algo comum hoje em dia, a emissão desse documento ainda gera dúvidas entre os micros e pequenos empreendedores.

Como, por exemplo, como a emissão funciona, quais são os tipos de notas e entre outras dúvidas.  Por isso, objetivo do post é explicar essas dúvidas.

 

O que é a Nota Fiscal de produto Eletrônica (NF-E)?

 

Trata-se de um documento jurídico utilizado para registrar a venda de um produto ou prestação de serviço.

A emissão de nota fiscal é obrigatória por lei em qualquer transação, pois é a partir dela que são recolhidos os tributos sobre as atividades realizadas pelas empresas.

Caso contrário, se a empresa não emite a nota fiscal ela pode ser penalidades por praticar sonegação de impostos.

Além disso, desde 2006 os empreendedores estão utilizando a NF-e para substituir os talões antigos.

E, por meio dela, é possível controlar a entrada e saída, dos impostos pagos e também do faturamento, além de servir como prova de que o seu negócio está dentro das regularidades.

 

Para que serve a Nota Fiscal (NF-E)?

 

A NF-E tem como objetivo formalizar qualquer tipo de transação de venda entre o prestador de serviço ou de vendas, com o comprador e com os órgãos públicos.

Tendo como foco a segurança de todos os envolvidos na transação realizada.  Além disso, a Nota Fiscal é valida como recibo e também é utilizada para o recolhimento dos impostos.

Hoje em dia como tudo praticamente é realizado de forma online, ela se torna necessária para manter o seu negócio legalizado.

 Além disso, com a utilização da nota eletrônica o seu negócio tem as seguintes vantagens:

  • Redução de custos com a compra de papel e impressão, armazenamento e estoque,
  • Promoção de vendas pela internet,
  • Melhora a segurança dos processos fiscais,
  • Reduz as chances de erros durante os processos, que eram comuns com a emissão de nota manual,
  • Aumenta a produtividade do seu negócio.

 

A emissão de notas fiscais é fundamental para a conformidade legal e a gestão financeira de qualquer negócio. Segundo um estudo da FecomercioSP, a adoção da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) pode reduzir os custos operacionais com documentação fiscal em até 80%, ao eliminar a necessidade de armazenamento físico e facilitar a automatização dos processos de emissão, envio e arquivamento. Além disso, a NF-e melhora a transparência e a rastreabilidade das transações comerciais, simplificando a prestação de contas e o cumprimento das obrigações fiscais.

Tipos de nota fiscal eletrônicas

 

Há diversos tipos de notas que podem ser emitidas, porém as mais comuns e utilizadas são elas:

1. Nota Fiscal de produto Eletrônica (NF-E)

Essa nota é emitida quando alguma compra é realizada pela internet.

Se você comprar algum produto em qualquer loja online como, por exemplo, Americanas, Magazine Luiza e entre outras, a nota do produto será emitida automaticamente e enviada para o seu e-mail.

2. Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-E)

Essa nota é emitida quando algum serviço é realizado, ela é muito comum em estabelecimentos como academias, clínicas médicas, escolas e entre outros.

Na internet ela é emitida quando o cliente compra algum produto curso, e-book e entre outros serviços.

3. Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-E)

Essa opção de nota foi criada para substituir os cupons fiscais que são comuns no varejo.

 

É necessário guardar as notas fiscais emitidas?

 

Você não precisa de um local físico para guardar esses documentos, mas, apesar disso, toda nota fiscal eletrônica emitida precisa ser guarda.

A maioria dos estados exigem que as notas sejam guardadas por pelo menos 5 anos. 

Essa obrigação serve para eventuais trocas de produtos ou de serviços, controle da garantia ou se houver uma fiscalização da Receita Federal.

 

Como emitir notas fiscais eletrônicas?

 

Cada nota possui a sua própria finalidade e, por isso, elas são emitidas de formas diferentes.

Sendo assim, a Nota Fiscal de Produto (NF-E) e a nota de Consumidor (NFC-E) devem ser emitidas pelo software da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de cada estado.

Por outro lado, a Nota Fiscal de Serviço (NFS-E) deve ser emitida por meio do site da Prefeitura.

Entretanto, para que todas as emissões ocorram dentro dos padrões e de acordo com a lei, o empreendedor precisará criar um Certificado Digital na Receita Federal.

 

Conclusão

Como você pode perceber a emissão de notas fiscais é uma obrigatoriedade para todos os negócios, pois ela é responsável pelo recolhimento dos tributos.

Mas, além disso, ela ainda promove alguns benefícios para o seu negócio como redução de gastos, aumento da produtividade e entre outros.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

2009: Hora de ficar com a prestação de contas em dia.

O ano de 2008 ficou para trás, apesar da crise econômica mundial ter sido o principal assunto discutido entre os empresários de todos os setores da economia brasileira, vivenciamos no…
image

Como montar um fluxo de caixa eficiente no comércio

Por ser um controle fundamental para identificar a real situação financeira de um negócio. Saber como montar um fluxo de caixa é essencial para os gestores e donos de comércios…
image

Como gerenciar suas Filiais com um Sistema Multiloja

O sistema multiloja é uma ferramenta indispensável no gerenciamento de múltiplas lojas. No varejo é comum a abertura de um e-commerce ou de lojas físicas como filiais em diversas cidades.…