Como os seus dados sociais irão incrementar a revolução do E-Commerce do Wal-Mart

O Wal-Mart está planejando lançar vários novos projetos nesta temporada de férias com base na tecnologia que adquiriu da mídia social startup Kosmik em abril passado. A plataforma Kosmik, previamente alimentada de vários serviços, incluindo um site de busca do Twitter chamado Tweetbeat, mostram status chamados Righthealth e uma página onde os usuários podem pesquisar na web por tópicos. Mas o núcleo que a Kosmix estava construindo era algo chamado “genoma social” – uma maneira de organizar o conteúdo em redes sociais, a fim de conectar as pessoas com as informações relevantes a elas.

Agora, essa mesma tecnologia está nas mãos do Wal-Mart, o maior varejista do mundo.

Atualmente a Walmart.com faz cerca de 6 bilhões de dólares por ano em vendas versus a Amazon com 34 bilhões de dólares, de acordo com analistas. “Wal-Mart tinha ficado para trás no e-commerce, e o conselho percebeu que o problema era sério”, diz Anand Rajaraman, Co-Fundador da Kosmik e agora SVP da divisão do Wal-Mart e-Commerce Global. Algo tinha que mudar.

Embora Rajaraman não entre em detalhes sobre a quantidade de projetos que o Wal-Mart tem planejado, é fácil de adivinhar a sua natureza – pesquisa social no Walmart.com, alertas personalizados sobre sugestões enviadas por e-mail ou celular, a rede social Facebook habilitada para listas de desejos ou pedidos de presente, e quem sabe o que mais pode vir no futuro.

Em Abril, quando o Wal-Mart adquiriu a Kosmix, já havia sido arrecadados 55 milhões de dólares em fundos de investimentos ao longo dos anos. O que fez a Kosmik atraente não foi só a tecnologia em si, mas também as pessoas por trás dela: Os fundadores Venky Harinarayan e Anand Rajaraman, pioneiros de sucesso no e-commerce que tinham vendido sua empresa anterior, a Junglee, para o Amazon. No Amazon, eles trabalharam com o CEO Jeff Bezos para transformar a companhia em uma plataforma de varejo, e inventaram a tecnologia que agora alimenta a Mechanical Turk.

Quando a Kosmix foi adquirida, ela se tornou o núcleo de um novo grupo que no Wal Mart era conhecido como @WalmartLabs, com sede no Vale do Silício. No @WalmartLabs, os fundadores tem estado ocupados desenvolvendo projetos nos quais irão integrar a tecnologia da Kosmik em ofertas on-line e móvel Wal-Mart, incluindo seu site de comercio eletrônico, páginas do facebook e muito mais. Há três principais áreas de foco para a equipe: pesquisa, recomendações e descobertas.

Pesquisa social e Recomendações

Na busca, a tecnologia Kosmix vai buscar os dados do Facebook e Twitter para melhorar a experiência de pesquisa no Walmart.com. Ao monitorar a sua constante mudanças de interesses sobre temas como o seu time favorito ou banda, por exemplo, Wal-Mart será capaz de servir melhor as recomendações quando você busca algo no site. Pode funcionar assim: você procura por um novo smartphone, e o Wal-Mart recomenda um que seu amigo disse que gostou no Facebook.

Wal-Mart tem planos para alavancar seus dados sociais fora das buscas, também. Ela planeja recomendar produtos diretamente de sua homepage. No Amazon, explica Rajaraman, há muita ênfase colocada em suas recomendações de compras. “As compras são uma janela para seus interesses,” ele diz “mas elas são pequenas janelas” Qualquer um que tenha comprado um presente no Amazon só teve sugestão de itens similares aos comprados anteriormente, e este problema é percebido no login posterior.

Ao invés de recomendar mais guias de viagem para Paris, depois de sua viagem, ou mais ferramentas após passar o aniversário de seu pai, o Wal-Mart planeja recomendar coisas que ele sabe que você atualmente gosta. Isto seria onde muitos outros falharam, mas eles colocarão isto em teste.

E estas ferramentas podem ser usadas para analisar o comportamento dos seus amigos, também, de acordo com lista de ofertas que eles desejam baseado em seus interesses. Assim que eles fizerem isto, o caminho que o Wal-Mart irá trilhar alavancando o Twitter e o Facebook poderá ser o primeiro da indústria.

Alertas personalizados

Se este mergulho profundo nas preferências pessoais soa assustador, bem, este é pelo menos um sistema opt-in(com prévio consentimento por parte do usuário).Rajaraman diz que o Wal-Mart não irá usar jamais quaisquer dados de consumidores que não sejam permitidos e controlados pelos mesmos. Mas ele acha que os consumidores estão dispostos a compartilhar estas informações ao ver os benefícios tangíveis. Benefícios, como descontos? Enquanto o Wal-Mart não tem plano de introduzir grandes descontos como o Groupon oferece (é um prazer fornecer “preços baixos todo dia”, diz Rajaraman). Ele estará disponível para personalizar alertas nos itens colocados nas sugestões, no próprio sistema de promoção de venda de itens.

Ao invés de enviar mensagens para você com notificações, A tecnologia do Kosmix estará pronta para identificar qual a variedade de sugestões que você, como indivíduo, gostaria de receber. Isto é o que ele quer dizer com “serendibidade” – alertas que irão surpreender e encantar consumidores.

Você poderá receber, em uma loja, notificações de itens que têm a ver com seu interesse que foram trazidos do sistema Kosmix. Quanto à tecnologia ser usada no lado móvel, Rajaraman não saberia dizer. Mas a empresa está fazendo experiências com várias abordagens para a prestação de serviços móveis, incluindo novidades como NFC (Near Field Communication), código de barras e na loja geo-esgrima. No entanto, estes estão fora do domínio do projeto @WalmartLabs – eles estão mais focados nos dados.

Os primeiros projetos construídos em cima da tecnologia Kosmix vão ser lançados nesta temporada de férias.

Fonte: O Globo

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