Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Entenda porque e como fazer fechamento de caixa

O controle sobre o fluxo de caixa é essencial para ter um negócio bem-sucedido. Para isso é necessário saber como fazer fechamento de caixa e porque essa tarefa é tão relevante. É sobre isso que vamos falar neste artigo! Acompanhe.

Como fazer fechamento de caixa

O fechamento de caixa é, basicamente, a conferência de valores e operações realizadas em um período. Entretanto, por mais que pareça simples, podem surgir muitas dúvidas ao realizar essa tarefa. Por isso vamos explicar agora como fazer fechamento de caixa!

Passo 1: Abertura de caixa

O primeiro passo para fazer o fechamento de caixa é dar entrada do valor de reserva no caixa ao abrir a loja. O valor de reserva é aquela quantia que será usada para dar troco e pagar eventuais despesas. Este valor também é chamado de Fundo de Troco.

Passo 2: Entradas e saídas

Todas as operações de entrada e saída realizadas ao longo do dia devem ser registradas. É importante que cada operador de caixa registre cada operação e guarde os comprovantes para realizar o conferência durante o fechamento de caixa.

Quando realizar a sangria de caixa, ou seja, quando transferir quantias para o cofre, entregar malotes ou fizer depósitos, também registre esses valores. Assim como quando fizer reforço de caixa.

Uma boa dica é separar os comprovantes por tipos, dividindo entre vendas por cartão de débito e por cartão de crédito ou, ainda, por bandeira.

Passo 3: Fechamento de caixa

Durante o fechamento de caixa, você vai verificar todas as movimentações realizadas no período. Se fizer do dia, são todas as operações realizadas entre a abertura e o fechamento da loja. Se for relativo ao turno do operador de caixa, serão as entradas e saídas que aconteceram durante esse período.

Primeiro, faça a conferência dos comprovantes separando por tipo de movimentação (dinheiro, cheque, cartão de crédito, cartão de débito). Após realizar essa checagem, some todas as entradas registradas e subtraia a soma das saídas registradas. O resultado verificado aqui deve ser o mesmo ao qual você chegou ao verificar os comprovantes.

Fique atento às divergências! Essas diferenças são comuns e podem ter motivos diversos, como retorno de troco errado, operações não registradas ou fraudes.

Atenção a todos os caixas

A complexidade do fechamento de caixa aumenta quanto maior é o número de caixas e de operadores de caixa na loja. É importante que cada operador seja orientado a deixar o caixa zerado quando terminar seu turno. Isso diminui as chances de ocorrerem divergências no fechamento de caixa.

Controle do cofre

O sistema de frente de caixa (PDV) deve disponibilizar as informações das operações realizadas pelo operador. O ideal é que o sistema de Tesouraria de sua empresa possa fazer essas checagens de maneira automática, comparando os valores entregues pelos operadores com os valores apurados pelo sistema de PDV e apontando as eventuais divergências.

Ao final da operação de fechamento de caixa, cada forma de pagamento deve ter a sua destinação definida pelo Tesoureiro. O dinheiro deve ser destinado aos bancos ou ao Cofre da loja, os cartões às contas a receber e assim por diante.

Dessa maneira você também terá o controle sobre os seus recebíveis e o seu “caixa e bancos”, o que já nos vai levar a outro post especificamente sobre este assunto.

Para mais artigos sobre operações comerciais, continue lendo o blog da Titan Software!

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…