Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Como desenvolver um sistema de segurança da informação?

A matéria a seguir trata de um tema recorrente que grande parte do segmento de varejo busca informações: Os sistemas de segurança da informação em empresas de comércio.

Mesmo pequenos negócios devem adotar precauções para proteger os dados da empresa através de sistema de segurança. O setor de auto-serviço lida com muitas informações sigilosas. Por essa razão, desenvolver um sistema de segurança desses dados garante maior confiança por parte dos clientes e dos colaboradores.

Christiane Schweitver, professora especializada em segurança da informação da UFABC (Universidade Federal do ABC), afirma que pequenas medidas podem diminuir a vulnerabilidade dos sistemas. “Não existe rede 100% segura, o que existe são práticas para dificultar ao máximo a invasão dos sistemas e a obtenção de dados”, explica a especialista.

Rotinas de trabalho, como o atendimento a clientes no caixa e pagamentos de fornecedores devem ter uma “assinatura digital” dos funcionários envolvidos. Com esse registro, é possível rastrear as operações em futuras auditorias. A adoção de bloqueios e controles de acesso com senhas individuais para funcionários de confiança é outro processo comum dentro das empresas. A restrição serve para garantir que dados sigilosos estejam em contato com o menor número possível de pessoas.

A Ferramenta Titan, da TITAN Software possui esta característica, de controlar níveis de permissões por usuário, ou seja, é possível predeterminar o que cada um irá acessar. Na área de gestão do sistema encontra-se uma relação de arquivos de auditoria ( LOGs ) que identificam o que foi alterado, quando e por quem.

È importante também sempre manter instalados e atualizados antivírus, firewalls, anti-spams. Eles auxiliam a manter maior estabilidade e evitar vírus e outras invasões indesejadas. Mas é preciso ficar atento, pois, apesar de essencial, o antivírus só protege contra determinados perigos. “No Brasil temos um problema de conceito, pois muitas pessoas acreditam que qualquer ameaça é vírus e acham que apenas o antivírus é capaz de proteger o computador. Isso cria uma falsa sensação de segurança. Há muitos outros riscos que exigem sistemas de proteção diferenciados”, afirma Tricarico, da Symantec.

Outra dica é informar periodicamente a política e as normas de segurança da informação e todos os usuários (empregados, estagiários, prestadores de serviços, conselheiros, clientes)

Outra alternativa para minimizar estes riscos é a operação disponibilizada pela TITAN Software , no modelo SAAS, em que o software opera como serviço dentro de um datacenter de ultima geração, com todas as prerrogativas de segurança garantidas por uma equipe que trabalha com isso 24 horas por dia 7 dias por semana.

Fonte: Supermercado Moderno

http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=33&infoid=11467&tpl=view_smpergunta)

Photo by: kmevans (http://www.flickr.com/photos/79032454@N00/399406599/)

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…