Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Como controlar a quebra de estoque em supermercado 

Controlar a quebra de estoque em supermercado é um dos desafios que os gestores devem enfrentar, uma vez que esse controle é fundamental para evitar prejuízos devido a produtos furtados, quebrados ou impróprios para venda. 

Embora a quebra de estoque seja problema comum no setor varejista, se não for solucionado o mais rápido possível, o gestor precisará arcar com prejuízos que poderiam ter sido evitados apenas com uma gestão mais eficiente. 

Mas, como fazer isso? Nesse texto você vai ter uma ideia do que pode fazer para evitar esse problema no seu supermercado.  

O que é quebra de estoque em supermercado 

Para explicar de forma simples, a quebra de estoque é um termo utilizado para explicar a perda de produtos no supermercado  devido a diferentes motivos como, por exemplo, produtos vencidos, danificados, furtados, mal armazenados ou mal manejados. 

Esse problema pode causar impacto nos lucros do seu supermercado, pois os produtos perdidos não geram receita e podem representar um custo adicional para a reposição.  

Entenda a diferença entre a quebra de estoque e a ruptura de estoque em supermercado 

Embora os termos “quebra de estoque” e “ruptura de estoque” sejam frequentemente usados,eles se referem a conceitos diferentes na gestão de estoque de um supermercado. 

Como explicado antes, a quebra de estoque ocorre quando um produto é perdido ou danificado, seja por vencimento, dano no armazenamento, furto ou por qualquer outro motivo. Ou seja, a quebra de estoque é uma perda física de um item do estoque e pode resultar em prejuízo financeiro para o supermercado. 

Por outro lado, a ruptura de estoque ocorre quando um produto não está disponível para venda.  Isso pode acontecer por diversos motivos, como erro no controle de estoque, falha no abastecimento, atraso na entrega de fornecedores, entre outros. 

Quais são os principais motivos da quebra de estoque em supermercado? 

Agora que você o que é a quebra de estoque em supermercado, precisa entender agora os principais causadores desse problema no seu estabelecimento:  

Validade expirada  

Como os produtos com validade expirada não podem ser vendidos, eles devem ser descartados, o resultado disso é o  prejuízo financeiro para o seu supermercado. 

Danos no transporte e armazenamento 

Os produtos danificados durante o transporte ou armazenados incorretamente podem se tornar impróprios para venda e também devem ser descartados. 

Furto de produtos 

Os produtos furtados representam uma perda de estoque para o supermercado, além de prejudicar a rentabilidade do negócio. 

Erros de inventário 

Erros na contagem do estoque durante o inventário podem levar a diferenças entre o que está registrado e o que está realmente disponível, resultando em quebra de estoque. 

Perda por manuseio 

Os produtos manuseados de forma inadequada podem ser danificados e se tornarem impróprios para venda. 

O que fazer para evitar quebra de  estoque em supermercado? 

 Controlar a quebra de estoque em um supermercado é essencial para garantir o sucesso do negócio e a satisfação do cliente. 

Então, para evitar perdas financeiras e também a insatisfação dos clientes, você precisa  adotar medidas efetivas para evitar a quebra de estoque. Algumas sugestões são: 

Invista em um sistema ERP para supermercado 

Investir em um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma das medidas mais efetivas para evitar a quebra de estoque em supermercados. 

Um sistema ERP ajuda a gerenciar o estoque de forma mais eficiente, permitindo o monitoramento de inventários, a emissão de relatórios, a gestão de pedidos e a previsão de demanda. 

Com um sistema ERP, é possível ter uma visão mais clara do estoque do supermercado, evitando a falta de produtos e a perda financeira decorrente da quebra de estoque. 

 – Faça um inventário no estoque do seu supermercado 

Outra medida importante para evitar a quebra de estoque é fazer um inventário regular do estoque do supermercado. 

O inventário permite que você verifique se os registros do estoque estão corretos e identificar produtos com prazo de validade próximo do vencimento. 

Com base nas informações obtidas, é possível tomar medidas para evitar a quebra de estoque, como a realização de promoções para produtos próximos do vencimento. 

Treine a sua equipe para evitar erros 

Treinar a equipe do seu supermercado também é fundamental para evitar erros que possam levar à quebra de estoque. 

A equipe deve ser orientada sobre como manusear e armazenar os produtos corretamente, bem como sobre a importância de registrar corretamente todas as entradas e saídas de produtos. 

Faça compras consciente de produtos 

Por fim, é importante fazer compras conscientes de produtos, levando em consideração o histórico de vendas, as previsões de demanda e os prazos de validade dos produtos. 

Compras excessivas ou produtos com prazo de validade muito curto podem levar à quebra de estoque, prejudicando a rentabilidade do supermercado. 

O sistema ERP Titan Software pode ajudar a evitar a quebra de estoque  

O sistema ERP Titan é uma solução tecnológica completa que pode ajudar no controle de estoque do seu supermercado.  

Ele integra diversos processos e informações em um único lugar, com objetivo de proporcionar maior eficiência operacional, aumentar a produtividade e, consequentemente, evitar a quebra de estoque. 

Essa ferramenta também pode ajudar a evitar a quebra de estoque por meio da gestão do inventário.  

Com ele, você pode monitorar as movimentações de estoque em tempo real, podendo controlar as entradas e saídas de produtos, bem como o volume e a data de validade dos itens.  

Essa funcionalidade permite a criação de alertas para situações de estoque baixo ou em excesso, com objetivo de evitar faltas ou perdas. 

Receba ajuda especializada para melhorar a gestão de estoque do seu supermercado 

Conte com a Titan Software para otimizar a gestão do seu supermercado e evitar a quebra de estoque. 

Com uma solução completa de ERP, você terá acesso a recursos avançados de controle de estoque, gestão de compras e vendas, gestão financeira, logística e muito mais. 

Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a transformar a gestão do seu supermercado com a Titan Software! 

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…