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Como a Análise de Dados ajuda a alavancar suas vendas no varejo

Você sabe a importância da analise dados para as vendas? Não importa qual seja o tamanho da empresa ou o seu segmento, todas querem vender, e vender cada vez mais

Fazer vendas é algo fundamental para qualquer negócio se manter no mercado, se tornar competitivo e crescer cada vez mais. 

Entretanto, mesmo as vendas sendo um dos objetivos principais das empresas ainda é comum encontrar equipes de vendas que usam técnicas antiquadas, que muitas vezes não levam em consideração as necessidades dos clientes.

Mas, felizmente essas estratégias podem ser mudadas por meio da análise de dados.

Ela mostra detalhadamente informações sobre o desempenho da equipe, as necessidades dos clientes e entre outras que são fundamentais, tanto para aumentar as vendas como também para melhorar a satisfação dos clientes.

Observe no post como essa análise ajuda a melhorar o seu negócio e como ela funciona.

 

De que forma funciona a análise de dados no varejo?

 

No setor de varejo e atacado as empresas estão acostumadas com alta demanda de clientes semanalmente.  

Entretanto, dependendo da época do ano os números podem ser ainda maiores.

Então, como existem altos e baixos nas vendas é comum que algumas empresas tenham dificuldades no momento de coletar, analisar e armazenar os dados.  Isso consequentemente prejudica a evolução das empresas no mercado.

As empresas necessitam das informações que são geradas e armazenadas no banco de dados.

Para que essa coleta seja eficiente, as empresas varejistas utilizam diversas ferramentas como plataformas virtuais, softwares otimizados e entre outros recursos para coletar informações como, por exemplo:

  • Fluxo de caixa,
  • Taxa de fidelização,
  • Número de clientes satisfeitos,
  • Número de clientes insatisfeitos,
  • Número de vendas,
  • E entre outras.

 

A análise de dados é essencial para o varejo moderno, oferecendo insights valiosos que impulsionam vendas e eficiência operacional. Ao utilizar ferramentas como Business Intelligence (BI), os varejistas podem segmentar clientes, prever demandas, otimizar layout e precificação, melhorar campanhas de marketing, aprimorar a experiência do cliente e tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos. Isso não apenas aumenta a relevância das ofertas e a eficácia das campanhas, mas também permite uma adaptação ágil às mudanças do mercado, promovendo um crescimento sustentável e competitivo do negócio.

 

A importância da análise de dados

 

Antes de tomar qualquer decisão importante é importante analisar os dados obtidos.

Todas as empresas geram dados que podem ser definidos como: estruturados e não estruturados.

Eles são compostos com informações como e-mails, atividades desenvolvidas na empresa, funcionários, redes sociais, fluxo de caixa, clientes e entre outros.

Esses dados são obtidos por diversas ferramentas e ajudam o gestor a entender a situação atual da sua empresa como, por exemplo, o fluxo de vendas, fluxo de caixa e entre outras situações, e de acordo como resultado ele poderá tomar decisões importantes com mais assertividade.

Isso porque, os dados mostram qual o problema está afetando as vendas.

 

Por que as vendas realizadas com base em dados são importantes?

 

Quando o objetivo é melhorar as vendas é fundamental contar com os dados obtidos, pois eles mostram como as empresas podem traçar estratégias eficientes para que esse objetivo seja alcançado.

Além disso, uma pesquisa mostrou que as empresas que utilizam os dados para fazer vendas conseguem ser entre 5% a 6% mais rentáveis do que seus concorrentes.

Esse número mostra como a coleta e a análise de dados é algo fundamental para o aumento das vendas. 

Além disso, eles também ajudam as empresas de outra forma como, por exemplo:

  • Ajuda a identificar as necessidades dos seus clientes,
  • Oferece algumas maneiras de melhorar a jornada do cliente,
  • Revela pontos fortes e fracos dos representantes de vendas,
  • Identifica as áreas que precisam melhorias.

 

De que forma a análise de dados ajuda a aumentar as vendas no varejo?

 

A análise dos dados obtidos ao longo do ano é uma ferramenta poderosa para a sua empresa aumentar as vendas, uma vez que por meio dos dados a sua equipe de vendas tem uma noção detalhada de como pode trabalhar.

1. Melhora a geração de leads

Os dados mostram quem são os melhores clientes da sua empresa e, por meio deles, você saberá quais estratégias podem ser realizadas para encontrar leads mais propensos a converter.

2. A equipe trabalha seguindo o perfil do cliente

Com os dados analisados a equipe de vendas melhora a sua produtividade, uma vez que focará o seu trabalho de acordo com o perfil do cliente.

3. Melhora o preço

Algumas empresas ficam perdidas por causa do orçamento. Então, com os dados obtidos é possível ter uma visão completa sobre o perfil do cliente e, assim ficará mais fácil oferecer opções mais flexíveis para o fechamento de novas vendas.

 

Conclusão

 

Analisar os dados é algo que deve ser feito com frequência em qualquer empresa, mas não apenas em um setor específico como a área comercial, mas sim em toda a empresa.

Todos os setores de uma empresa devem ser analisados de forma cautelosa, pois é por meio dos dados que gestor consegue entender como a sua empresa está funcionando, podendo então tomar algumas medidas sempre que necessárias.

Conheça o ERP Titan, uma ferramenta que consegue possui módulos específicos para fazer a analise de dados dos seus clientes, como o CRM Titan e o Power BI Titan. Com o uso dessas ferramentas sua empresa irá vender muito mais!

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