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Código EAN: Entenda a sua importância para o comércio

Você sabe o que código EAN? Ele é o famoso código de barras encontrado nas caixas de produtos.

Ele é muito importante para quem deseja vender produtos tanto em uma loja virtual como em uma loja física, o seu objetivo é facilitar a comercialização de produtos que utilizamos no nosso dia a dia.

Na prática ele faz com que cada produto seja único na hora passar no caixa, pois ele informar todas as características relacionadas ao produto.

Como, por exemplo, a empresa fabricante, a cor, o tamanho, a quantidade e entre outras.  

Além disso, ele é obrigatório para quem deseja vender produtos em plataformas de vendas como Google Shopping, Mercado Livre, B2W e entre outras.

Nesse post você vai entender a importância do EAN e as vantagens que ele proporciona.

 

O que é o Código EAN?

 

Ele é um código criado na Europa por uma empresa reguladora de comércio chama GS, a sigla EAN significa: Europeu Article Number.

Apesar de ser criado na Europa esse código é utilizado em todo o mundo.

Ele é uma ferramenta que ajuda na identificação de produtos de forma individual através de um código de 13 dígitos.  

Cada dígito possui informações sobre o produto, empresa e a procedência.

Por exemplo, os 3 primeiros números são de identificação do país, no Brasil o número será 789.

Depois são utilizados de 4 a 6 dígitos para identificar a empresa, e de 3 a 5 dígitos para identificar o produto e mais 1 dígito verificador.

 

Para que serve o código EAN?

 

O EAN é uma medida de controle e segurança que permite que os vendedores e compradores tenham certeza de que um produto tenha sido comprado e recebido por ambas às partes.

Além disso, os principias marktplaces do mercado nacional como, por exemplo, Mercado Livre, B2W, CNOVA e entre outras só permitem a venda dos produtos se o vendedor apresentar o código EAN de cada produto.

Por outro lado, o código também pode ser usado como controle de estoque, pois quando você descobre o EAN de um produto fica mais fácil ter controle dos produtos que entram e saem.

 

O Código EAN (European Article Number) é crucial para o comércio global, pois facilita a identificação única de produtos. Segundo a GS1, organização que gerencia o sistema de códigos de barras EAN, a utilização de códigos de barras pode aumentar a eficiência do checkout em até 30%, reduzir erros de entrada de dados em 80% e melhorar a precisão do inventário em até 50%. Isso resulta em processos de venda mais rápidos, gestão de estoque mais eficiente e uma experiência de compra melhorada para os clientes.

 

Como gerar um código EAN?

 

Se você é revendedor de algum produto não precisa se preocupar com o código EAN, pois, ele é fornecido pelo próprio fabricante do produto.

Entretanto, se o seu objetivo e vender produtos que você mesmo fábrica, em um marketplace é preciso gerar os códigos de seus produtos.

Atualmente as empresas que geram o código no Brasil são a SCB Brasil e uma versão brasileira da empresa GS1.

O processo de criação é simples, mas vale a pena lembrar que ele deve identificar cada produto e suas características.

Sendo assim, se tiver 10 pares de sapatos precisa gerar um código para cada um deles.

Além disso, outro ponto que deve ser destacado é a reutilização dos códigos EAN, mesmo que o produto não tenha sido vendido ou saiu de circulação, ainda assim não recomendado a reunificação do código.

 

As principais vantagens do código EAN?

 

O EAN além de ser um dos requisitos para vender produtos de forma legalizada, ele também traz alguns benefícios como, por exemplo:

  • Rapidez na expedição de produtos

Por meio de um leitor de código de barras você consegue identificar o produto em alguns segundos.

Além disso, ele também auxilia no registro do produto em uma plataforma de vendas.

Com isso, o seu negócio ganha mais agilidade e produtividade, pois não será mais necessário registrar os seus produtos manualmente.

  • Controle de estoque

O código auxilia no controle do seu estoque desde a entrada até a saída do produto.

Por funcionar assim ele permite que você tenha uma visão clara sobre os produtos que estão vendendo mais.

  • Anúncios aprovados com mais rapidez nos marketplaces

Como já falamos anteriormente, o código EAN é importante para quem vende produtos em marketplaces, mas muitos lojistas desconhecem a sua importância.

E, isso pode prejudicar o anúncio de novos produtos nas plataformas de vendas.  Entretanto, quando o EAN é cadastro o anúncio do produto é aprovado mais rápido.

  • Segurança

O código ajuda a comprovar a autenticidade de origem e fabricação do produto.  Para verificar basta apenas pesquisar no código em sites específicos como EAN-Search.

 

Conclusão

 

Esse código é uma obrigação que os lojistas iniciantes ou com experiência precisam atender para que possam vender os seus produtos no Brasil ou exportá-los.  

Por causa disso, ele é importante para todos que trabalham com a revenda de produtos. 

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