Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Entenda como funciona o ciclo de vida de sistemas ERP

A melhor maneira de gerir a integração entre as áreas da empresa de maneira saudável e produtiva. É por meio da contratação de um sistema de gestão integrada ou ERP. Porém, a entrada de um sistema como esse no cotidiano corporativo passa por várias etapas que exigem muita atenção e constituem o chamado ciclo de vida do sistema ERP.

Confira no artigo abaixo mais informações sobre esse processo.

O que é o ciclo de vida de sistemas ERP?

Como toda nova iniciativa a ser implementada em uma empresa. Os sistemas ERP precisam passar por um período de “maturação” e adaptação às necessidades da empresa. Por sua vez, os colaboradores precisam do mesmo tempo para compreender as funcionalidades e ver se o sistema atende bem às expectativas.

A esse período, que abrange desde o momento da escolha do sistema até as adaptações tanto por parte da empresa quanto por parte do fornecedor estarem 100% alinhadas. Dá-se o nome de ciclo de vida do sistema ERP. É por meio do estudo e entendimento completo de suas etapas que será possível compreender se tudo está correndo bem com sua utilização.

Quais são as etapas do ciclo de vida de sistemas ERP?

A empresa deve ter total ciência de como acontece a inserção de um sistema ERP ao seu fluxo de trabalho. É para deixar esse caminho claro que existem as seguintes etapas:

1. Decisão e seleção

A empresa precisa, primeiramente, unir toda a equipe (inclusive os fluxogramas e organogramas de cada área, se possível). Para estabelecer quais são as funções que o sistema deve cobrir. Assim a cuidadosa decisão, embora possa vir a ser demorada, terá muito mais chances de ser assertiva.

2. Implementação/Implantação

Qualquer sistema, independentemente da complexidade ou abrangência, precisa passar por momentos de implantação e implementação, principalmente por questões técnicas. É nessa etapa que tudo é colocado em funcionamento, os colaboradores serão treinados e toda configuração de software será feita.

Essa é uma das etapas mais críticas, pois é quando a empresa verá como os processos internos serão integrados ao sistema, e se essa relação será amigável e produtiva.

3. Utilização

O início da devida utilização do sistema, com todas as suas funcionalidades e fluxo de trabalho, marca o fim da fase de implantação e implementação, e “fecha” em um primeiro momento o ciclo de vida do sistema ERP.

No entanto, sendo um ciclo, qualquer problema detectado durante a fase de utilização pode fazer com que tudo volte à etapa de implementação, ou, dependendo da situação, talvez até à decisão por um novo sistema.

Como o ciclo de vida de sistemas ERP impacta sua empresa?

É crucial que o ciclo de vida do sistema escolhido pela empresa seja compreendido para que não haja nenhuma divergência entre expectativas e entregas, por exemplo, e também para que os gestores e colaboradores estejam a par do trabalho que o suporte do sistema deve executar em cada momento.

Isso evita situações inesperadas e faz com que toda a implementação seja muito mais tranquila e sem imprevistos.

Seguir à risca as etapas do ciclo de vida é muito importante, pois só assim a empresa entenderá totalmente o sistema escolhido e saberá decidir qual é o melhor para suas necessidades.

A Titan Software é uma empresa especializada em softwares para comércio. Conheça nosso sistema ERP para varejo com tudo o que a sua empresa precisa, 100% online e em nuvem!

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…