Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Business Intelligence: Ferramenta para melhorar a gestão do seu negócio

O conceito de Business Intelligence vem ganhando cada vez mais espaço nas reuniões entre gestores de grandes organizações.

Isso porque ele é um método que ajuda a melhorar a gestão das empresas, uma vez que reúne informações que auxiliam os gestores a tomar decisões importantes.

Essas informações são obtidas por meio de tecnologias que identificam os prontos fracos e fortes das empresas.

Por isso, ele se tornou uma ferramenta indispensável para gestão comercial de qualquer empresa.

Nesse post você vai entender mais sobre esse conceito.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) ou em português, inteligência de negócios, é conceito que define ferramentas que ajudam analisar a gestão das empresas por meio da coleta de dados brutos.

As ferramentas adotadas ajudam no monitoramento, na coleta e na organização de grandes volumes de dados.

Que, por sua vez, são interpretados com objetivo de identificar as oportunidades que um negócio pode aproveitar para gerar diferenciais diante dos concorrentes.

De forma resumida, o Business Intelligence (BI) é na verdade um método inteligente de análise de informações, que ajudam os gestores a tomar decisões estratégicas.

Como funciona o Business Intelligence na prática?

Na prática as ferramentas coletam dados de todas as áreas das empresas como, por exemplo, setor de RH, setor financeiro, setor comercial e entre outras áreas.

Todos os dados são coletados, armazenados, processados e convertidos em indicadores que apresentam relatórios sobre todas as áreas.

A partir dessas informações os gestores podem ter insights para estratégias, panoramas do negócio ou até mesmo fazer projeção para alguns cenários.

Como ele pode ser usado nas empresas?

O BI pode ser inserido nas empresas de diversas maneiras. Porém, as ferramentas que podem ser utilizadas atualmente são o IBM Watson Analytics, Google Data Studio, Microsoft Power BI e entre outras.

Entretanto, independente da ferramenta escolhida, é importante observar alguns pontos:

  • As estratégias baseadas em dados impactam diretamente em diversos processos da empresa. Por isso, é necessário que o sistema de análise seja disponibilizado para os colaboradores de todos os níveis.
  • O sistema precisa ser capaz de fornecer relatórios com base nas informações coletadas.
  • As tecnologias mais utilizadas devem permitir a visualização de históricos de operações e também a previsão de cenários futuros.

Só dessa maneira a ferramenta utilizada pode ajudar os gestores a tomar decisões importantes para a sua empresa.

Benefícios proporcionados pelo Business Intelligence (BI)

O conceito de BI pode ser aplicado em qualquer empresa, independente do porte ou segmento de atuação.  Quando ele é inserido é possível perceber os principais benefícios:

1. Redução de custos

Como as informações obtidas ajudam a identificar tendências e a tomar decisões importantes, a empresa consequentemente consegue reduzir os seus gastos.

Além disso, a destinação de recursos financeiros também melhora a partir dos dados que são obtidos.

Uma vez que gestor descobre o que cada área da empresa precisa para ser melhorada.

2. Melhoria na organização

Um dos desafios do BI é descobrir quais são os dados relevantes para os gestores.

Então, para esses dados sejam obtidos a ferramenta faz uma centralização e entrega apenas os dados relevantes para o gestor.

Ele, por sua vez, pode analisar com consciência informações em tempo real sobre cada área da sua empresa e, em seguida criar um plano estratégico para melhorar cada uma delas.

3. Informações confiáveis

Todas as informações são coletadas a partir de fontes internas e externas, de modo que ajudam os gestores a entenderem com os consumidores interagem com a sua marca e de que forma é mais fácil se conectar com o público.

Conclusão

Como você pode perceber o Business Intelligence (BI) trata-se de um conjunto de ações que ajudam a transformar as informações brutas em dados relevantes para as empresas.

Entretanto, para que esse conceito seja inserido em sua empresa é muito importante contratar uma empresa especializada em BI.

Só assim a sua empresa pode aproveitar os benefícios que esse conceito oferece.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…