Varejo se prepara para o Natal

Verejo no natal

Entidades do comércio do varejo promovem cursos para profissionais de vendas e ações junto aos lojistas, o e-commerce aposta em iniciativas mobile, enquanto indústrias anunciam lançamento de novos produtos

Muitas das ações de varejo que são focadas para o final do ano devem ser lançadas a partir deste mês, como mostra empresas e entidades ligadas ao setor de varejo, comércio e bens de serviços. Desde abril e maio deste ano, o comércio e as indústrias se preparam para lucrar na temporada de Natal e Ano Novo – data responsável pelo maior movimento nas vendas de todo o país.

As unidades regionais da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas, por exemplo, abrem inscrições para programas de capacitação e treinamento para comerciantes interessados em treinar e capacitar equipes. Um exemplo é a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio), que, em parceria, oferecem o curso “Como vender mais e melhor no Natal”, que será realizado nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro. “A intenção é de que o curso envolva a equipe e conscientize os profissionais para as mudanças que eventualmente precisem ser feitas em busca de resultados”, explica o presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, por nota.

Campanhas regionais

A Associação Comercial e Industrial de Ariquemes – RO (ACIA Ariquemes) já prepara a tradicional campanha “Natal da Sorte”, que visa incentivar as compras no comércio local. De acordo com a Associação, o lançamento está previsto para o final deste mês e reunirá lojistas associados de Ariquemes e região que pretende sortear mais de 101 prêmios entre veículos, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.

Indústria paranaense investe em novidades para a ceia

A Zaeli Alimentos aposta no hábito brasileiro de elaborar ceias fartas nas festas de final de ano para alavancar as vendas. A fabricante paranaense já deu início à fabricação de novos produtos para incrementar as ceias. Os lançamentos, de acordo com a empresa, chegarão às prateleiras dos supermercados em outubro. A fabricante esclarece que a antecipação visa dar ao consumidor a oportunidade conhecer os novos produtos e até prová-los, antes das compras natalinas.

Previsão do desempenho do setor

Algumas associações do setor já divulgam as expectativas para o desempenho da próxima temporada de final de ano. A Confederação Nacional de Comércio, Bens de Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, acredita em um crescimento de 4,5%, ante 8,1% no mesmo período de 2012.

A desaceleração, de acordo com a CNC, deve atingir as vagas de trabalhos temporários. “O mercado espera alta de 1,8% nas contratações, com 122,9 mil novos trabalhadores. No ano passado, as contratações temporárias aumentaram 3,1%”, diz o economista Fábio Bentes”.

Enquanto isso no comércio online…

Este ano, os varejistas estão investindo em várias funcionalidades e serviços para sites, programas de marketing, iniciativas mobile e mais, com o objetivo de maximizar os resultados do quarto trimestre do ano, como revela a pesquisa “2013 Shop.org Pre-Holiday Retailer Survey”, realializada pela Shop.org.

Iniciativas Mobile é tendência no varejo online: Mais da metade dos varejistas entrevistados disseram que um site otimizado para smartphones, e outros dispositivos mobile, é um dos investimentos mais importantes do ano. A adoção de smartphones e tablets continua a aumentar entre a população, o que significa que os sites precisam trabalhar muito bem todos os pontos de contato.

Busca e e-mail são ingredientes chave para o marketing na época do Natal. Como os clientes abrem mais e-mails marketing em seus smartphones, varejistas devem ser espertos e utilizar a informação de localização para entregar mensagens customizadas.

Fretes Grátis em alta. No final de 2012, o Google descobriu que quase metade dos clientes abandonariam um site caso ele não oferecesse frete grátis. Os varejistas estão abordando esse problema diretamente. Mais de um terço dos varejistas entrevistados estão analisando a hipótese de investir em ofertas de frete grátis, que incluem um valor mínimo para o pedido. Já notaram que ao oferecer frete grátis no valor de pedido correto, pode significantemente diminuir a taxa de carrinhos abandonados. Sendo assim, os varejistas devem testar os valores mínimos dos pedidos cuidadosamente.

Melhorias nas páginas de produto são cruciais. Varejistas se preparam para o natal melhorando a estratégia de cross-selling (venda cruzada) na página de produto; Avaliações dos clientes; Itens sugeridos. Entretanto, o conceito de “melhores práticas” é difícil de ser definido, sendo que aquilo que é melhor para um varejista pode não funcionar para outro. Por isso, faça testes sempre que possível.

Vídeo é tendência nesse ano. 70% dos sites de varejo oferecem vídeos dos produtos nos sites (em 2011 este numero era de 59%). Ao mesmo tempo que os clientes assistem mais videos para uma gama maior de produtos, varejistas estão aderindo a novos formatos, como oVineVideo by Instagram. Marcas aproveitam o formato para revelar novos produtos, promover itens em liquidação, fornecer cenas dos bastidores, fazer demonstrações, etc.

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Fonte: No VarejoNextEcommerce

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