Saiba como se proteger da crise.

descubra como se proteger da crise

Saiba como se proteger da crise eminente!

Que o quebra-quebra esta rondando solto no mercado mundial, já não é mais novidade, instituições sólidas a beira de um colapso jamais visto, bilhões de dólares investidos para tentar amenizar a crise, as bolsas de valores no mundo todo oscilando, empresas vendo o valor de suas ações despencarem, e todos os governos em um único movimento para evitar provavelmente a maior quebradeira de todos os tempos do mundo capitalista.

O cenário fica mais complexo quando somamos a bolha da crise, as eleições americanas, à guerra pelo petróleo e os problemas climáticos, que na minha visão, de uma hora para outra sairam do foco dos líderes mundiais.

Enquanto isso na outra esfera, na contramão da tempestade, está o mercado varejista brasileiro de bens duráveis, com uma expansão nos grandes centros como nunca antes assistida. Mesmo com a especulação e os possíveis impactos na economia do nosso país, grandes redes varejistas de eletrodomésticos, como Ponto Frio, Magazine Luiza e outras mais, investiram (e estão investindo) milhões de reais em novas lojas e no crescimento de seus negócios, movimentando a econômica e gerando milhares de empregos.

A rede Magazine Luiza é um bom exemplo. Especialmente tive o prazer de acompanhar de perto a grande campanha de inauguração realizada nos últimos dias em São Paulo, foram 50 lojas abertas em um só dia, audacioso, não? pois é, aproveitaram o segundo semestre para aumentar consideravelmente sua atuação no mercado, inclusive mantendo os planos de investimentos para o próximo ano, e visando faturamentos acima dos R$ 3 bilhões, como anunciou  a própria Sra. Luiza Helena Trajano, responsável por esse sucesso, após a inauguração das lojas.

Neste momento, o mais importante é ficarmos atentos e nos prepararmos para enfrentar todas as faces e impactos que podem afetar os negócios do varejo, é hora de proteger-se, focar-se no controle mais efetivo dos estoques, gerindo-o corretamente o que se compra com informação atualizada do que se vende. Fazer gestão eficaz das quebras, pois é o nosso grande vilão, muito se deixa de ganhar quando não se olha com a importancia devida analisando os números de forma integrada e gerencial, teremos mais agilidade nas decisões e ações a serem tomadas, sempre olhando fora e dentro da empresa, não sendo pego de surpresa pelo vai e vem do mercado.

Enfim, apesar de o mundo estar preocupado com o andamento da crise, os juros estarem subindo e a oferta de crédito diminuindo, os investimentos estão sendo mantidos, pelo menos por enquanto, o que desenha um cenário propenso para um menor desaquecimento da economia nacional. Os investimentos no comercio varejista estão em alta, é a garantia de que o dinheiro não fique parado nas mãos de especuladores, permitindo assim que o cenário de otimismo (talvez um pouco menos eufórico) se mantenha. Nos próximos posts vamos compartilhar e explorar mais a fundo algumas estratégias e práticas reais de como se proteger da crise, gestão corporativa e tecnologia para “blindarmos” nossas empresas da crise.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *