Mercados pequenos atraem mais consumidores e aumentam faturamento

Faturamento médio teve mais crescimento que os supermercados de médio e grande porte.

Esta matéria foi retirada do site Supermercado Moderno que traz um levantamento feito pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), indicando os fatores que
colaboram com o crescimento dos mercados do pequeno varejo.

Informações divulgadas pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) apontam que o faturamento médio por metro quadrado em mercados pequenos (com 5 a 9 caixas) aumentou 18,9% em 2011, enquanto, nos supermercados médios (10 a 19 caixas), o crescimento foi de 5,7%, e nos hipermercados (20 caixas ou mais) de 8,1%.

Especialistas e representantes do setor varejista avaliam que a procura dos consumidores por comércios próximos de casa e a vantagem de fugir do trânsito justificam estes números. Além disso, os preços encontrados nos mercados pequenos se aproximam cada vez mais dos praticados nas grandes lojas.

A Apas observou que passou de 46% (em 2010) para 48% (em 2011) o percentual de produtos mais baratos – comparados ao preço médio destes itens – vendidos nos pequenos supermercados. Nos supermercados de médio porte, o indicador passou de 53% para 52%, ao passo que nos hipermercados o percentual de 55% se manteve.

Para João Galassi, presidente da Apas, estratégias de ganho operacional também colaboram para a queda dos preços nas lojas menores. Ele cita exemplo ocorrido no Estado de São Paulo, onde 400 lojas de pequeno varejo formaram 25 centros de compra para negociar em conjunto com os fornecedores. O faturamento deste grupo alcançou R$ 3,5 bilhões em 2011, números relevantes em comparação ao faturamento total do setor, de R$ 68 bilhões.

A Titan Software possui um módulo completo para gestão de centrais de compras e negócios, onde lojas associadas podem encaminhar suas necessidades via sistema para a central. A central consolida os pedidos das lojas associadas (eletronicamente) e executa a negociação conjunta do pedido junto ao fornecedor, garantindo as melhores condições de negociação e a transparência completa no processo. O Sistema também permite a cotação eletrônica e o leilão eletrônico junto a fornecedores, o que permite negociações muito mais vantajosas a todos os associados.

Fonte: Supermercado Moderno

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *