Experiência de consumo no varejo

Um conceito bem antigo no marketing é o de “brand experience” ou até mesmo “experiência de consumo”  – um momento que, independente da hora e do ponto de contato, o consumidor se uma marca entregue de forma consistente e transparente sua promessa, seja no produto ou no serviço.

Segundo estudo realizado pela FGV-Easp, incrementar e inovar na experiência do consumidor dentro da loja, é o maior desafio do varejo para este ano. As novas tecnologias interativas e a integração de múltiplos canais de vendas e relacionamento devem utilizados como estratégias de diferenciação.

Painéis touchscreen, quiosques de atendimento, etiquetas monitoráveis, vitrines interativas, realidade aumentada e outras tecnologias deverão ser utilizadas para tornar a experiência de compra um evento memorável para o consumidor.

Para gerar uma experiência diferenciada é preciso entender o comportamento emocional e tecnológico do consumidor, desejos e preferências, só assim sua empresa poderá criar uma proposta de valor única e estimular a experiência.

Um exemplo são os supermercados segmentados, boa parte deles sabe quem é o público-alvo e adequa seus modelos às necessidades das pessoas.

Além da matéria  essa apresentação é bem interessante que mostra as novas formas de impactar o consumidor,através da experiência de consumo,  no momento da compra, vale ver até o final.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *