Controle de Estoque em Uma Empresa De Comércio: Principais Conceitos e Como Utilizá-lo a Favor Do Seu Negócio

Ponto essencial para o sucesso de uma empresa do ramo comercial, o controle de estoque, quando realizado com eficiência, diminui prejuízos e aumenta a lucratividade, garantindo o crescimento do negócio.

Se você é dono ou administrador de uma loja de varejo ou atacado e tem enfrentado problemas para fazer uma boa gestão dessa parte do seu negócio, neste artigo nós explicamos alguns conceitos básicos do controle eficiente de estoque e mostramos algumas vantagens trazidas por ela para o seu comércio.

O que é controle de estoque?

Prática responsável por registrar, controlar e fiscalizar a entrada e saída de produtos de uma empresa, o controle de estoque cuida de um dos mais importantes ativos do comércio: as mercadorias ofertadas aos clientes.

Sendo assim, a má gestão desse controle pode causar grandes perdas, impactando desde a retaguarda até o atendimento ao cliente, que não terá uma boa experiência de compra em sua loja se buscar por algum produto e não o encontrar.

O controle de estoque deve manter o equilíbrio entre compra e venda de mercadorias, garantindo que não falte produtos nas prateleiras, o que impediria uma venda, e que não sobrem itens armazenados, resultando em desperdício.

A boa gestão do estoque deve ser considerada uma ação estratégica que traz benefícios para o negócio e só pode ser feita de forma bem sucedida com o uso de um bom ERP, sistema que automatiza o processo. Veja a seguir como o controle de estoque pode ser usado a favor do crescimento de sua loja.

Os benefícios do controle de estoque automatizado para o seu comércio

Aumenta as vendas

Garantir que não falte algum tipo de mercadoria em seu varejo ou atacado diminui o risco de perder vendas, já que seu cliente sempre encontrará aquilo que procura em sua loja. A perda por “não venda” é das que causam maior custo para o comércio, pois a imagem da empresa fica desgastada junto ao cliente.

Dados da Nielsen revelam que a ruptura média nos supermercados brasileiros está entre 10 e 12%, enquanto o índice ideal é em torno de 5%. Sua empresa precisa conhecer esses números para poder melhorar seu desempenho.

Diminui os custos

Controlar o número de produtos armazenados impede que mercadorias estraguem por perderem a validade. Além de diminuir a quantidade de capital parado em seu comércio.

Um bom controle de estoque permite, ainda, entender quais produtos têm as maiores divergências entre o estoque físico e o estoque do sistema, tornando possível preparar ações de combate a fraudes e furtos focadas nos produtos com maiores diferenças.

Otimização das operações

Um controle eficiente e automatizado de estoque possibilita uma melhor comunicação entre os setores do seu comércio, tornando as operações mais simples, dando visibilidade a todos os envolvidos em todas as operações realizadas, impedindo atrasos, falhas e confusões, garantindo qualidade no atendimento ao cliente.

A gestão de estoque diminui os prejuízos e aumenta os lucros do comércio. Se você quer parar de perder vendas e ver seu negócio crescer, invista na implantação de um bom programa de automação comercial e usufrua de todos os benefícios de ter uma empresa com controle de estoque bem realizado.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *