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Como vender mais no varejo: Estratégias e soluções de problemas

Não sabe como vender mais no varejo? Como sabemos, aumentar as vendas é importante para qualquer negócio crescer e permanecer no mercado.

Entretanto, o aumento das vendas infelizmente não acontece de uma hora para outra.  

Mas, com determinação e planejamento tanto para aumentar as vendas como também para resolver os possíveis problemas do seu negócio, é possível melhorar os seus resultados mesmo em tempo de crise.

Pensando nisso, separamos para você algumas estratégias que podem ajudar no aumento das vendas.

Estratégias para vender mais no varejo

Se você deseja melhorar os resultados do seu negócio é muito importante aplicar algumas estratégias.

1. Monitore o mercado

Para vender mais e oferecer novidade para os seus clientes é muito importante acompanhar o mercado. 

Ao fazer isso você encontra oportunidade de engajar com o seu público.  Com esse monitoramento você pode:

  • Projetar novos cenários,
  • Acompanhar as notícias,
  • Acompanhar a concorrência.

Esse cuidado ajuda na tomada de decisões importantes e também no planejamento de novas estratégias.

2. Invista em marketing digital

Como objetivo é vender mais no varejo você precisa adotar novas estratégias de vendas, entre elas é importante investir no marketing digital.

Ele oferece estratégias que ajudam no aumento das vendas e na redução de custos.

Com elas você melhora tanto a saúde financeira do seu negócio como também aumentar as vendas.

Além disso, com as suas ações o seu negócio consegue se aproximar mais do público.

Por isso, a recomendação atualmente é que todos os negócios invistam em estratégias de marketing.

3. Treine a sua equipe de vendas

Segundo pesquisas de satisfação 86% dos clientes migram para a concorrência por causa do mau atendimento em muitos estabelecimentos.

Então, para evitar que esse problema aconteça no seu estabelecimento é muito importante treinar a sua equipe de vendas.

Para isso, o que você pode fazer é oferecer cursos de atendimento ao cliente, negociação no ponto de vendas e entre outros tipos de treinamentos.

Quanto mais capacitada é a equipe de vendas, maiores são as chances de fechas boas vendas.

4. Invista na fidelização de clientes

Além de se preocupar em vender mais no varejo você também precisa se preocupar com a fidelização de clientes.

Quando o consumidor é fiel a um negócio ele sempre volta para comprar novamente e ainda indicar a loja para outras pessoas.

Por isso, é fundamental investir na fidelização de clientes oferecendo alguns benefícios para os consumidores como, por exemplo:

  • Desconto nas próximas compras,
  • Programa de fidelização,
  • Sorteios.
  • E entre outras ações.

5. Invista em experiências digitais

Como você já deve ter percebido o mundo está em constante transformação e no setor de varejo não é diferente.

 Atualmente, muitos estabelecimentos ou pontos de vendas estão utilizando ferramentas interativas para oferecer uma experiência de compra melhor para os clientes.

Como, por exemplo, mesas digitais, aplicativos, chabots e entre outras ferramentas que ajudam a engajar e fidelizar clientes.

Sendo assim, é importante que você também invista em experiências digitais para incentivar as compras no seu estabelecimento.

Uma das experiências é que você pode oferecer é o balcão interativo para ajudar na apresentação dos seus produtos.

Possíveis problemas que você precisa solucionar para vender mais no varejo

Além de adotar estratégias que ajudam a aumentar as vendas do estabelecimento, você precisa também resolver os problemas que podem estar atrapalhando as vendas do seu negócio. 

Alguns problemas podem ser, por exemplo:

1. O Cliente não está encontrando o produto na loja

Esse um dos problemas que muitos estabelecimentos enfrentam diariamente. 

De acordo com pesquisas americanas cerca de 3% das vendas do varejo são perdidas porque o consumidor não encontrou o produto que estava procurando.

Esse problema é tão sério que existem especialistas que trabalham apenas com organização de produtos nas lojas. 

Então, se você já percebeu que os clientes estão tendo problemas para encontrar os produtos na sua loja a recomendação é investir em ações específicas:

  • Criar um mapa da loja para mostrar onde produtos e departamentos ficam localizados.  Para facilitar você investir em uma tela touchscreen para apresentar o mapa e os produtos disponíveis aos clientes.

2. Dificuldade para expor os produtos na loja

Alguns produtos ocupam muito espaço prateleiras do estabelecimento como, por exemplo, malas e entre outros objetivos.

Além disso, alguns produtos de alto valor como joias e entre ouros não podem ficar expostos em qualquer lugar.

Então, para resolver esses dois problemas você pode investir no sistema de vitrine virtual:

  • Essa ferramenta é na verdade uma tela com touchscreen que exibe para os clientes os produtos que não podem ficar expostos nas prateleiras.

3. Problemas com a gestão de estoque

O estoque precisa ser administrado com eficiência para que problemas como a falta de produtos, produtos vendidos e entre outros aconteçam.

Entretanto, gerenciar um estoque de produtos não é uma tarefa fácil para ninguém, por isso é muito importante investir ume software ERP para auxiliar nessa parte.

Conclusão

Como você pode perceber o que não faltam são estratégias para aplicar na sua loja. 

Então, escolha aquela melhor atende a sua necessidade e não se esqueça de solucionar os problemas internos do seu negócio.

Tudo isso é importante para quem deseja vender mais no varejo.

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