Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Entenda a importância do Sped Fiscal para sua Loja

Se você é dono ou gestor de um negócio, possivelmente já ouviu falar sobre o Sped Fiscal. Entretanto, é possível que não conheça, ou não saiba, a real importância desse projeto para o seu comércio. Se for o caso, não se preocupe, este texto vai explicar tudo o que você precisa saber!

O que é Sped?

O Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) é parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010). Ele representa um avanço na relação entre fisco e contribuintes.

Com a informatização desse serviço, é possível diminuir um pouco da burocracia tão típica no Brasil, garantindo maior agilidade e economia. Mas você pode estar se perguntando “como isso é possível?” e a resposta é simples.

As obrigações acessórias que devem ser transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e órgãos fiscalizadores, podem, agora, ser certificadas digitalmente. Ou seja, a ida a cartórios é dispensada, pois a certificação digital passa a valer como assinatura com validade jurídica.

Os benefícios do Sped

O Sped representa verdadeiro progresso. Além dos benefícios já citados, listamos aqui mais algumas vantagens que realmente vão impactar o seu varejo:

  • Eliminação do uso de papel, reduzindo custos de impressão, xerox e armazenamento;
  • Simplificação das obrigações acessórias contando com a uniformização das informações prestadas às diversas unidades federadas;
  • Redução das práticas fraudulentas involuntárias;
  • Rapidez no acesso a informações;
  • Diminuição de custos administrativos;
  • Melhoria da qualidade da informação;
  • Possibilidade de cruzar dados contábeis e fiscais;
  • Disponibilização de cópias autênticas e válidas de documentos para usos distintos e concomitantes.

E qual é a importância do Sped Fiscal?

O aplicativo usado para emissão e transcrição de Escrituração Digital, como a EFD (Escrituração Fiscal Digital) ICMS IPI, também conhecida como Sped Fiscal, faz parte do Projeto Sped.

Esse arquivo digital reúne todas as informações referentes aos impostos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que devem ser apresentadas aos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

O Sped Fiscal representa a escrituração fiscal da empresa e deve ser apresentado da forma como a legislação tributária prevê. Ele deve ser entregue no formato de um arquivo digital, devidamente assinado digitalmente, e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.

Você pode baixar os aplicativos necessários e conhecer melhor o Sped Fiscal no site do Sped.

Como facilitar o Sped Fiscal com um software de gestão fiscal?

A instalação de um software que faça a gestão fiscal pode auxiliar sua empresa de diversas maneiras. A Titan Software, por exemplo, disponibiliza uma solução pensada em parceria com uma empresa de consultoria no setor varejista.

Esse sistema gerencia a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, faz a Contabilidade Digital e a gestão da EFD Contribuições, relativa ao PIS e ao Cofins, e da EDF ICMS IPI, a Sped Fiscal.

Com um software como esse, você vai contar com uma correta classificação fiscal do seu cadastro de produtos, evitando multas e a inviabilização do seu negócio.

Ficou interessado? Conheça as diferenças entre programas para supermercado disponíveis no mercado e saiba mais sobre a solução oferecida pela Titan Software.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…