Um sistema de gestão integrado ao e-commerce é um grande facilitador da atividade comercial. Gestores encontram nessa ferramenta uma forma de ter mais agilidade e eficiência nos processos, itens cruciais para quem quer melhorar os resultados do negócio e atender os clientes com qualidade.
Um dos tipos mais populares é o ERP (Enterprise Resource Planning), um software que automatiza processos e interliga setores. Mas você sabe como esse sistema funciona? Mostraremos abaixo algumas das funcionalidades dele as principais vantagens que ele traz para uma empresa. Confira!
O que o sistema de gestão integrado faz
Uma loja virtual demanda acompanhamento rápido e próximo por parte do gestor. Sem isso, corre-se o risco de que produtos fiquem indisponíveis ou que aconteçam erros nos pagamentos.
Um sistema de gestão integrado ao e-commerce faz com que a gestão do negócio e as informações relacionadas à loja virtual sejam acompanhadas de maneira conjunta. Em vez de observar os dados separadamente, veja tudo de forma integrada.
Você poderá ver, por exemplo, quais são os produtos mais vendidos no e-commerce e, ao mesmo tempo, checar se eles estão disponíveis para venda, impedindo que a mercadoria fique em falta.
Quais as principais vantagens
Um sistema ERP permite planejar, organizar, dirigir e controlar a sua operação. Além de conferir com mais rapidez a disponibilidade de produtos, um sistema de gestão integrado ao e-commerce tem outras vantagens. Veja a seguir.
Automatização de processos
O sistema permite dar baixa em produtos, emitir notas fiscais e solicitações de compra, controlar pagamentos e, inclusive, gerar de relatórios de forma automática. Tudo fica mais simples e rápido, sem a necessidade de trabalhos manuais.
Gestão do estoque
Conhecer e analisar indicadores na gestão de estoque é fundamental para não prejudicar as vendas. E um sistema de gestão facilita o seu trabalho nessa parte.
Por exemplo, soluções como as da Mix Fiscal podem ser integradas ao sistema de gestão para garantir que a classificação fiscal dos produtos esteja sempre atualizada, evitando erros tributários que possam gerar custos extras e impactar negativamente a lucratividade.
Você conseguirá evitar fraudes com um software de controle de estoque, ver quais os produtos são mais ou menos vendidos e, com isso, fazer a gestão das mercadorias com eficiência.
Ganho de tempo e qualidade
Com a automatização de processos e mais controle sobre o estoque, você terá qualidade na execução das tarefas e menos erros. Trabalhos manuais são suscetíveis a falhas, e um sistema de gestão integrado permite a realização de mais tarefas com eficiência.
Por isso, o gestor poderá direcionar o seu trabalho para funções estratégicas e de planejamento, o que é importante para fazer a empresa crescer.
Falando em ganhar tempo, veja outras vantagens da automação comercial para o varejo!