Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Qual a margem da sua padaria?

Recentemente saiu uma matéria sobre a margem da seção de padarias no portal Supermercado Mercado. O conteúdo, baseado no levantamento realizado pela revista, aponta que a seção gera percentualmente a maior margem bruta entre todas as seções de um supermercado. Outras seções como bazar, hortifrútis, higiene e beleza e limpeza complementam a lista.

Com margem bruta de 46,99%, a seção de padaria/confeitaria é tratada de forma diferenciada pelos gestores, pois nela é possível criar diferenciais e atributos que atraem e fidelizam os consumidores, especialmente por que são produtos fabricados na própria loja.

Na verdade esta seção evoluiu muito nos últimos anos e tornaram-se grandes vitrines de aromas, produtos novos, cores e sabores diferenciados, e claro, os preços são compatíveis com o padrão criado pelo mercado, e com isso as margens são maiores.

Padaraia é a sessão com maior magem

Veja abaixo um resumo da matéria.

Segundo Simone Terra, consultora de varejo e trade marketing, uma explicação para essas seções ocuparem o topo da lista é o fato de os preços praticados não serem comparáveis. Ou seja, o consumidor não guarda os valores dos produtos na memória, como acontece com categorias do setor de alto giro. Em função disso, é possível aplicar percentuais de lucro maiores.

No caso do bazar, a especialista lembra que a compra nas categorias dessa seção é, na maioria das vezes, de conveniência ou impulso. “O cliente vê um balde e aí se lembra de comprar”, diz Simone. Por essa característica, a margem bruta alcança uma média de 42,64% no setor.

“Essa seção possui uma infinidade de oportunidades, que pode elevar a lucratividade do supermercado. O segredo está em definir o mix corretamente. E essa tarefa passa por conhecer o perfil da clientela da região para selecionar adequadamente as categorias do bazar”, explica. Um exemplo: se a loja está localizada em uma área com muitos escritórios, pode ser interessante ampliar o sortimento de itens de papelaria.

Já no caso dos hortifrútis, cuja margem é de 37,56%, o grande diferencial é a qualidade. “Nessa seção, há produtos nos quais não é possível aplicar margens altas em função da concorrência, como batata, cenoura, banana. Já outros, com menor giro, permitem percentuais mais elevados. Caso do kiwi, da carambola e alguns tipos de uva”, explica.

Com margem bruta de 32,22%, o setor de higiene e beleza poderia contribuir mais com o lucro dos supermercados se tivesse um sortimento mais adequado e conseguisse competir com as farmácias. “Na minha opinião, a melhor estratégia para a seção é procurar elevar o volume, o que puxaria o lucro em valor, em vez de aplicar margens muito altas. Isso torna os preços menos competitivos em relação às drogarias”, completa a consultora.

Os produtos de limpeza, por sua vez, ganharam destaque porque no último ano os supermercados incluíram muitos itens que apelam à praticidade no mix. A margem bruta ficou em 31,55%.

Link para matéria.

A solução Titan Software oferece um conjunto de funcionalidades que permite aos supermercadistas realizar toda a gestão de rendimentos e receitas da seção de padaria/confeitaria, além disso é possível controlar os estoque, preços e margens da padaria, confeitaria e todas as áreas de produção da loja – totalmente integrado aos módulos de estoque, compras e financeiro.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…