Já se foram os três primeiros meses de 2010 e tudo indica que este é o ano do varejo. Os recentes números publicados pelos institutos e empresas do setor apontam para um ano muito promissor, com crescimento acima da média para o segmento. Segundo os números divulgados pelo IBGE, as vendas no varejo no mês de janeiro cresceram 10,3% comparando com o mesmo mês do ano anterior. Se olharmos para os meses anteriores, novembro e dezembro de 2009, nossa curva de crescimento se manteve na casa 9%, ou seja, está comprovado que 2010 é o ano do varejo no Brasil.
Por outro lado, as grandes redes de varejo estão se movimentando rapidamente para acompanhar o crescimento projetado, as projeções de investimentos são bem maiores que nos anos anteriores. O Grupo Pão de Açúcar por exemplo, bateu a casa dos R$ 591 milhões de lucro em 2009, recorde de crescimento, os investimentos totalizaram R$ 723,1 milhões. Este ano o Pão de Açúcar pretende investir ainda mais, além do foco na integração dos negócios adquiridos e na abertura de novas lojas, a empresa do Sr. Abilio Diniz investirá pesado em TI e novos negócios. Iniciativas como Mobilidade (M-Commerce) como plataforma de negócios e a unidade GPA Digital, responsável pelas tendências e negócios por meio da mídia virtual, são algumas das prioridades da empresa.
O alerta fica para os varejistas de pequeno e médio porte. Como competir e crescer com sustentabilidade para crescer em 2010? Quais os caminhos para vencer obstáculos e necessidades de controle e gestão de sua rede varejo ? Estas e muitas outras questões passam sem dúvida alguma pela implementação de sistemas e de uma TI que não somente atendam às necessidades da sua empresa, mas também suportem e facilitem o processo de crescimento do negócio.
A mensagem principal que gostaria de deixar é: Sua empresa está preparada para crescer em 2010?
Foto by Mariano Kamp