Precificação de Produtos e Remarcação: Garanta a Rentabilidade em seu Comércio

A precificação de produtos e a remarcação são duas atividades cotidianas em qualquer varejo. Além de rotineiras, elas são também indispensáveis para manter a saúde e garantir a rentabilidade de um comércio. Por isso é tão importante saber como desempenhar bem essas tarefas.

Temos certeza que você quer manter o controle financeiro da sua loja em dia, então aqui vão algumas dicas de como realizar a precificação e a remarcação de produtos. Confira!

 

Como fazer a precificação de produtos? E a remarcação?

O preço de um produto e serviço idealmente deve ser definido tendo como base os custos envolvidos, o consumidor e a concorrência. Ou seja, o valor de venda deve:

● cobrir todos os custos, como gastos de produção ou aquisição, impostos, taxas de cartão etc.;
● ter uma margem de lucro e ainda assim ser atrativo;
● estar adequado ao preço praticado pelo mercado.

A remarcação, por sua vez, deve ser vista como uma adequação. Todos os itens anteriores devem ser levados em conta, mas entra em cena outra variável: o desempenho dos produtos. Por exemplo, se um item está saindo menos do que o esperado e, consequentemente, está acumulando no estoque, fazer uma promoção pode ser uma boa ideia.

 

precificação
A gestão eficiente de precificação e remarcação de produtos é crucial para a rentabilidade do comércio. Segundo a mckinsey & company, empresas que implementam estratégias de precificação dinâmicas podem aumentar suas margens de lucro em até 2 a 7%. Além disso, um estudo da deloitte revela que uma remarcação bem planejada pode reduzir os níveis de estoque em excesso em até 20%, resultando em menos capital parado e maiores lucros. A chave para garantir a rentabilidade através da precificação e remarcação está em: análise de dados de vendas e demanda: utilizar dados históricos para prever a demanda e ajustar os preços de acordo. Segmentação de clientes: oferecer preços diferentes com base em diferentes segmentos de clientes, aumentando a probabilidade de conversão. Competitividade de preços: monitorar os preços dos concorrentes para garantir que seus produtos estejam competitivamente posicionados. Implementar essas estratégias de maneira eficaz pode não apenas melhorar a margem de lucro, mas também aumentar a satisfação do cliente ao proporcionar preços justos e competitivos.

 

Como um sistema ERP pode ajudar na precificação e remarcação de produtos

Algumas das principais vantagens de um sistema ERP são, com certeza, a automação dos processos e a diminuição da ocorrência de erros e perdas. No caso da precificação de produtos e remarcação de itens, isso também se aplica. Porém, antes de entrarmos mais a fundo nesse assunto, é necessário que você conheça as políticas de preço.

 

O que são políticas de preço

Existem cinco políticas de preço que podem guiar a forma como se faz a precificação de produtos e a remarcação através de um ERP. É importante conhecê-las para saber qual é a melhor forma para a sua empresa realizar essas tarefas, então confira a seguir as definições de cada uma:

● Administrada – Definição manual de preço de venda;
● Entrada – O sistema pega uma margem pré-cadastrada e aplica sobre o custo do item no ato da entrada da nota fiscal e precifica sozinho o item;
● Pesquisa de preço – É quando se realiza uma pesquisa de concorrência para a definição de seu preço de venda;
● Tabela de fornecedor – Você apenas importa a planilha disponibilizada pelo fornecedor, que decide um preço de venda para o item;
● Tabela por órgão oficial – Um órgão oficial decide o preço de venda do item e você apenas importa a planilha disponibilizada.

 

Escolha o Titan Software

A Titan Software é uma empresa especializada em soluções de software web para o comércio. Para ilustrar como um ERP pode melhorar seu processo de precificação de produtos e remarcação, mostraremos como a solução da Titan funciona.

O nosso sistema, além de ser 100% online e em nuvem, oferece módulos básicos de precificação de produtos e módulos mais avançados que podem ser disponibilizados de acordo com as formas de precificação utilizadas na sua empresa.

Em um dos módulos básicos, você precifica seus itens um por um. Nessa opção, para um mesmo item há a possibilidade de definir vários preços, como um preço para venda normal e outro para quando o produto fizer parte de uma cesta de natal, por exemplo.

No outro módulo, é possível precificar uma gama de produtos por meio de agrupamentos. Esses grupos são montados por você e podem ser feitos, por exemplo, por classificação mercadológica e fornecedor. Ambos os módulos básicos são enquadrados na política de preço administrada e nas duas as precificações têm como base o último preço de venda, o custo e a margem cadastrada.

As outras formas, que são mais automatizadas, também fazem parte do software. Ou seja, a solução da Titan é completa e pode levar seu negócio a novos patamares de sucesso. Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba mais.

 

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