Essencial para diagnosticar e manter a saúde financeira de qualquer comércio, o fluxo de caixa permite prever o futuro das finanças de uma empresa.
E, quando realizado com eficiência, evita dores de cabeça e possibilita a tomada de decisões estratégicas e a realização de investimentos que impactam no crescimento do negócio.
Há diversas formas de realizar o controle do fluxo de caixa de sua loja, desde o uso de livros-caixa e planilhas excel, preenchidos manualmente, até a implementação de um software de automação de gestão financeira, que garante a atualização eletrônica do controle de caixa.
Para te ajudar a cuidar da saúde financeira de seu comércio, abaixo mostramos 4 passos essenciais para o controle eficaz do seu fluxo de caixa. Confira!
1. Determine o período que será controlado
Para que você consiga fazer, de fato, um controle eficiente do fluxo de caixa de sua loja, é necessário delimitar o período de tempo que se pretende registrar e analisar.
O período definido por você será aquele compreendido pelas previsões que seu fluxo permitirá fazer. Um bom espaço de tempo para ser controlado é o de 12 meses.
2. Levante o valor de todo o dinheiro em caixa
Para poder fazer uma boa análise e controle do seu caixa é fundamental saber quanto dinheiro há disponível em seu negócio. Inclua nessa soma valores em contas bancárias, cofres e caixinhas administrativas.
3. Registre todas as contas a pagar e a receber
Consciente de todo o valor que há disponível em seu comércio, registre todas as contas que você precisa pagar a fornecedores e todas aquelas que tem para receber de clientes.
Esse registro permitirá ter uma boa noção de como está sua condição financeira, já que você poderá perceber se tem gasto mais do que está conseguindo ganhar, o que não é nada saudável para o seu negócio e precisa ser acompanhado e analisado.
4. Atualize seu fluxo de caixa diariamente
O controle do fluxo de caixa é um processo dinâmico que precisa ser alimentado todos os dias para funcionar com eficiência.
Diariamente, o seu método de controle precisa ser preenchido com todas as entradas e saídas de dinheiro para se manter atualizado e possibilitar que as previsões financeiras impressas nele sejam corretas.
Para diminuir o risco de erros, discipline-se a fazer as anotações ou entradas no sistema no momento em que as movimentações acontecem, isso evitará muitos problemas.
Conheça a solução da Titan Software
Seguir esses 4 passos no controle do seu fluxo de caixa é essencial para que ele seja eficaz. E, para facilitar sua rotina, adotar uma ferramenta que automatize esse processo é de suma importância.
O Titan Retail, da Titan Software, é um sistema de gestão comercial em nuvem que automatiza os processos financeiros, reduzindo riscos de falhas causados por controles manuais e torna o fluxo de caixa de sua loja muito mais confiável e eficiente. Entre em contato para saber mais sobre essa solução.