Precisa de ajuda?

11 4191-9848

4 Passos Para Controlar O Fluxo de Caixa Em Sua Loja

Essencial para diagnosticar e manter a saúde financeira de qualquer comércio, o fluxo de caixa permite prever o futuro das finanças de uma empresa. E, quando realizado com eficiência, evita dores de cabeça e possibilita a tomada de decisões estratégicas e a realização de investimentos que impactam no crescimento do negócio.

Há diversas formas de realizar o controle do fluxo de caixa de sua loja, desde o uso de livros-caixa e planilhas excel, preenchidos manualmente, até a implementação de um software de automação de gestão financeira, que garante a atualização eletrônica do controle de caixa.

Para te ajudar a cuidar da saúde financeira de seu comércio, abaixo mostramos 4 passos essenciais para o controle eficaz do seu fluxo de caixa. Confira!

1. Determine o período que será controlado

Para que você consiga fazer, de fato, um controle eficiente do fluxo de caixa de sua loja, é necessário delimitar o período de tempo que se pretende registrar e analisar.

O período definido por você será aquele compreendido pelas previsões que seu fluxo permitirá fazer. Um bom espaço de tempo para ser controlado é o de 12 meses.

2. Levante o valor de todo o dinheiro em caixa

Para poder fazer uma boa análise e controle do seu caixa é fundamental saber quanto dinheiro há disponível em seu negócio. Inclua nessa soma valores em contas bancárias, cofres e caixinhas administrativas.

3. Registre todas as contas a pagar e a receber

Consciente de todo o valor que há disponível em seu comércio, registre todas as contas que você precisa pagar a fornecedores e todas aquelas que tem para receber de clientes.

Esse registro permitirá ter uma boa noção de como está sua condição financeira, já que você poderá perceber se tem gasto mais do que está conseguindo ganhar, o que não é nada saudável para o seu negócio e precisa ser acompanhado e analisado.

4. Atualize seu fluxo de caixa diariamente

O controle do fluxo de caixa é um processo dinâmico que precisa ser alimentado todos os dias para funcionar com eficiência. Diariamente, o seu método de controle precisa ser preenchido com todas as entradas e saídas de dinheiro para se manter atualizado e possibilitar que as previsões financeiras impressas nele sejam corretas.

Para diminuir o risco de erros, discipline-se a fazer as anotações ou entradas no sistema no momento em que as movimentações acontecem, isso evitará muitos problemas.

Conheça a solução da Titan Software que facilita o controle do fluxo de caixa do seu comércio

Seguir esses 4 passos no controle do seu fluxo de caixa é essencial para que ele seja eficaz. E, para facilitar sua rotina, adotar uma ferramenta que automatize esse processo é de suma importância.

O Titan Retail, da Titan Software, é um sistema de gestão comercial em nuvem que automatiza os processos financeiros, reduzindo riscos de falhas causados por controles manuais e torna o fluxo de caixa de sua loja muito mais confiável e eficiente. Entre em contato para saber mais sobre essa solução.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…