modelo-e-mail-mkt-titan-saude

5 dicas para atingir a saúde financeira de seu supermercado

Atingir a saúde financeira de seu supermercado é algo fundamental, uma vez que esse objetivo permite que o seu negócio possa funcionar com mais tranquilidade, podendo contratar novos funcionários e crescer ainda mais.

Mas, você sabe como pode atingir essa meta? A boa saúde financeira de um supermercado ou de qualquer outro estabelecimento é fruto de uma boa gestão.

Ela deve ser realizada com eficiência para garantir que tanto o funcionamento como também as finanças do seu negócio estejam adequados.

Para você ter uma ideia de como ela é importante, um estudo realizado pelo Sebrae mostrou que 50% dos micros e pequenos empreendedores não sabe exatamente o quanto está lucrando ou seu negócio está no prejuízo.

Então, para evitar que esse problema aconteça com seu negócio é importante investir em estratégias adequadas para uma boa gestão e, por meio delas, você consegue atingir a saúde financeira de seu supermercado.

Nesse post você vai ter algumas ideias que podem ser aplicadas no seu negócio.

O que pode fazer para atingir a saúde financeira de seu supermercado

Para que a gestão do seu negócio seja eficiente você precisa adotar algumas ações como, por exemplo:

1. Invista em um sistema de gestão integrado

Um sistema ERP é uma ferramenta fundamental para todos os negócios, pois ele ajuda a gerenciar não apenas as finanças, mas também todas as operações envolvidas.

Por meio dessa ferramenta você pode identificar quais são os problemas que estão acontecendo no seu estabelecimento, podendo então solucioná-los.

Por exemplo, com ajuda desse sistema você pode identificar quais são os produtos com baixa rotatividade no seu estabelecimento, assim como pode saber quais são os que possuem alta rotatividade.

Com essas informações você pode evitar a compra de produtos com baixa saída e pode focar naqueles que vende mais.

Além disso, ainda é possivel analisar os indicadores mais importantes para qualquer negócio varejista, como ticket médio de clientes, principais formas de pagamento, volume de vendas e entre outros.

2. Faça com que os departamentos trabalhem juntos

Quando todos os departamentos do seu negócio trabalham em conjunto, dificilmente algumas operações ficam com problemas. 

Isso porque as equipes trabalham alinhadas com as necessidades do seu negócio.

Por exemplo, quando o setor de marketing entende sobre o ticket médio dos seus clientes, pode criar promoções que ajudam a melhorar o faturamento.

3. Evite usar processos manuais

Algumas atividades manuais como, por exemplo, balanço, fechamento de caixa, balanço mensal e entre outros podem prejudicar a saúde financeira.

Isso porque, as chances de falha e erros são maiores, então para evitar que erros manuais prejudiquem os detalhes da sua gestão, você deve automatizar esses processos com uma ferramenta adequada como um sistema ERP.

4. Avalie se é possível reduzir despesas sem prejudicar o seu negócio

Como objetivo é melhorar a saúde financeira do seu negócio, principalmente em tempos de crise, avalie a possibilidade reduzir despesas sem prejudicar o funcionamento do seu negócio.

Nesse sentido, você pode analisar as operações para identificar quais delas estão gerando gastos desnecessários.

5. Fique de olho no estoque

Por fim, analise o estoque do seu supermercado para identificar quais são os produtos que estão parados.

Quando o estoque está com muitos produtos com baixa ou nenhuma rotatividade significa prejuízo para o seu negócio.

Isso porque, o investimento ainda não gerou o retorno necessário e o seu negócio ainda precisa arcar com os custos de manter o produto parado no estoque, que inclusive pode se estragar ou passar da data de validade.

Sendo assim, você precisa evitar os produtos com baixa rotatividade e focar nos produtos que mais saem e também naqueles com maior lucro.

Vantagens de atingir a saúde financeira de seu supermercado

A boa gestão além melhorar a saúde financeira e o seu negócio em geral, ainda promove algumas vantagens como, por exemplo:

  • Você entende quais são os gargalos financeiros do seu negócio,
  • Evita fraudes,
  • Reduz o índice de falhas e retrabalhos.

Conclusão

A gestão é o coração de qualquer empresa independente do porte ou segmentado e, por isso ela deve ser feita com cautela e com ferramentas apropriadas como um software ERP.

Só assim você pode identificar os problemas que estão causando prejuízo, podendo então solucioná-los e consequentemente melhorar a saúde financeira do seu negócio.

Fale com nosso consultor e conheça todos os benefícios de um sistema ERP!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *