Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Gestão de Produtos: Quando Ajustar o Mix de Mercadoria de sua Loja

Por aqui, nós falamos muito sobre controle de estoque e sua importância para os bons resultados no comércio. No entanto, há outros setores que precisam ser tratados com atenção para garantir a lucratividade de uma loja. Dentre eles está a gestão de produtos, responsável por administrar a oferta de mercadorias no varejo.

A variedade de itens disponível em um comércio tem forte impacto sobre suas vendas e, para que esse impacto seja positivo, é preciso fazer uma gestão de produtos eficiente, que seja capaz de montar um mix que atraia e fidelize clientes. Quer saber mais sobre este assunto? Continue lendo!

O que é mix de produtos?

A palavra mix significa mistura e, no comércio, ajuda a denominar a variedade de mercadorias oferecidas por uma loja. O mix de produtos é o conjunto de itens comercializados em um estabelecimento e ele pode alavancar vendas ou ser responsável pela perda de muitos negócios.

A gestão de produtos, se feita de forma adequada, é capaz de identificar a melhor forma de compor e ajustar a seleção de mercadorias vendidas na loja. Determinando quando é o momento de aumentar ou diminuir o mix ou substituir produtos que o compõe.

O que considerar para ajustar o mix de produtos da sua loja?

Não há dúvidas de que oferecer grande quantidade de opções de produtos ao cliente tende a aumentar as vendas de uma loja. No entanto, é importante ter cuidado na hora de fazer a gestão de produtos e não acreditar que apenas estender a oferta de itens pode trazer bons resultados.

O gestor do comércio deve estar sempre atento à necessidade de fazer ajustes em seu mix de produtos, seja para aumentá-lo ou diminuí-lo.

Ofertar maior diversidade de produtos é boa ideia quando se deseja alavancar as vendas e compensar margens de lucro, já que com uma maior variedade de itens é possível precificar os itens de forma estratégica.

Já se mercadorias têm se acumulado no estoque, é hora de analisar se não é o momento de diminuir o mix de produtos, focando em marcas ou itens que têm a preferência de seus clientes. Nesse caso, vale também considerar a substituição de mercadorias, sempre levando em consideração aquelas que têm maior aceitação do seu público.

Como a gestão de produtos eficaz ajuda a aumentar lucros e diminuir prejuízos?

A gestão de produtos feita com eficiência assegura a composição de um mix de itens adequado para o segmento e público da loja, evitando que se gaste com mercadorias que não terão saída ou que falte na loja produtos que são sempre buscados pelos clientes.

Quando integrada a outros setores do negócio, o que é feito de forma eficaz com o uso de um sistema de automação comercial, a gestão de produtos ajuda a impedir rupturas de estoque e outros problemas que causam prejuízos à empresa.

Nosso conteúdo te ajudou a entender mais sobre mix de mercadorias e gestão de produtos? Para não perder nenhum dos nossos artigos, acompanhe sempre as postagens aqui, no blog da Titan Software.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…