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Gestão De Estoque: Indicadores Que Você Deve Conhecer E Analisar Para Controlar A Disponibilidade Dos Produtos Na Gôndola

Controlar a disponibilidade de produtos nas gôndolas é imprescindível para realizar uma boa gestão de estoque. A falta de certas opções na prateleira pode afetar a operação e gerar uma grande perda de vendas.

Ainda não existe uma solução definitiva para a ruptura no varejo. Existem, no entanto, alguns indicadores que podem ajudar a reduzi-la. Confira abaixo em nosso artigo!

Indicadores de visibilidade da cadeia de suprimentos (supply chain)

Presentes nos sistemas de gestão de estoque, os indicadores de visibilidade geram dados que permitem compreender melhor as vendas.

Quer evitar a ruptura em sua empresa? Veja a quais você deve dar maior importância e por quê:

Indicador de ruptura

Sem dados exatos é muito difícil precisar a exata taxa de ruptura – conhecimento essencial para uma boa gestão de estoque.

Compreender quais setores e/ou produtos estão colaborando mais para a ruptura gera uma maior preocupação com eles. Assim, posteriormente, a falta deles nas gôndolas será vista com mais atenção.

Indicador de cobertura de estoque

Para evitar a perda de vendas e clientes, é necessário relacionar sempre a quantidade do produto em estoque a quantas vezes ele saiu da gôndola.

É nesse ponto que o indicador de cobertura te ajuda na gestão de estoque e de sua empresa. Os dados mostram exatamente por quanto tempo os produtos estocados poderão atender às necessidades de venda, dessa maneira você ainda pode gerar estatísticas sobre a demanda.
Saber exatamente quando o estoque acabará é importante também para gerir melhor a compra de produtos pela empresa.

Indicador de giro de estoque

Uma boa gestão de estoque depende de estratégias assertivas de planejamento e reposição. Isso garante que os produtos estarão sempre disponíveis em quantidades apropriadas.

O indicador de giro de estoque mostra quantas vezes tal produto saiu do estoque para a gôndola, e ajuda a controlar a reposição.

Maior giro de estoque significa resultado positivo, principalmente para a estratégia de vendas. É uma clara indicação de que você vendeu mais e, consequentemente, lucrou.

Indicador de OSA

O OSA funciona com base no histórico de vendas. Ele calcula a demanda do item e cruza informações para dizer as razões pelas quais o produto existe na loja e não está disponível na gôndola.

Acompanhando esse indicador, sua gestão de estoque ficará mais assertiva, e principalmente, preventiva.

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