Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Gestão De Estoque: Indicadores Que Você Deve Conhecer E Analisar Para Controlar A Disponibilidade Dos Produtos Na Gôndola

Controlar a disponibilidade de produtos nas gôndolas é imprescindível para realizar uma boa gestão de estoque. A falta de certas opções na prateleira pode afetar a operação e gerar uma grande perda de vendas.

Ainda não existe uma solução definitiva para a ruptura no varejo. Existem, no entanto, alguns indicadores que podem ajudar a reduzi-la. Confira abaixo em nosso artigo!

Indicadores de visibilidade da cadeia de suprimentos (supply chain)

Presentes nos sistemas de gestão de estoque, os indicadores de visibilidade geram dados que permitem compreender melhor as vendas.

Quer evitar a ruptura em sua empresa? Veja a quais você deve dar maior importância e por quê:

Indicador de ruptura

Sem dados exatos é muito difícil precisar a exata taxa de ruptura – conhecimento essencial para uma boa gestão de estoque.

Compreender quais setores e/ou produtos estão colaborando mais para a ruptura gera uma maior preocupação com eles. Assim, posteriormente, a falta deles nas gôndolas será vista com mais atenção.

Indicador de cobertura de estoque

Para evitar a perda de vendas e clientes, é necessário relacionar sempre a quantidade do produto em estoque a quantas vezes ele saiu da gôndola.

É nesse ponto que o indicador de cobertura te ajuda na gestão de estoque e de sua empresa. Os dados mostram exatamente por quanto tempo os produtos estocados poderão atender às necessidades de venda, dessa maneira você ainda pode gerar estatísticas sobre a demanda.
Saber exatamente quando o estoque acabará é importante também para gerir melhor a compra de produtos pela empresa.

Indicador de giro de estoque

Uma boa gestão de estoque depende de estratégias assertivas de planejamento e reposição. Isso garante que os produtos estarão sempre disponíveis em quantidades apropriadas.

O indicador de giro de estoque mostra quantas vezes tal produto saiu do estoque para a gôndola, e ajuda a controlar a reposição.

Maior giro de estoque significa resultado positivo, principalmente para a estratégia de vendas. É uma clara indicação de que você vendeu mais e, consequentemente, lucrou.

Indicador de OSA

O OSA funciona com base no histórico de vendas. Ele calcula a demanda do item e cruza informações para dizer as razões pelas quais o produto existe na loja e não está disponível na gôndola.

Acompanhando esse indicador, sua gestão de estoque ficará mais assertiva, e principalmente, preventiva.

Confira mais dicas sobre como utilizar a tecnologia a favor de sua lucratividade no blog da Titan Software!

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua empresa 

Você sabe o que é fluxo de caixa? Em um mundo empresarial, saber gerenciar as finanças é um dos pontos mais importantes para se manter no mercado e crescer.   Nesse…
image

Integrações para supermercado: conheça as principais

Você sabe o que são Integrações para supermercado? Em um mercado cada vez mais competitivo, os supermercados precisam estar preparados para atender às demandas dos clientes e oferecer uma experiência…
image

Metas de venda: Por que são importantes para seu supermercado  

As metas de venda sempre estiveram presente nas empresas em geral, por ajudar a aumentar as vendas e a melhorar diversos pontos importantes, nesse mesmo sentido a definição de metas…