Gestor, você sabe por que é importante realizar o fechamento de caixa no varejo da forma correta? Já contaram a você que esse procedimento pode poupar sua empresa de muitos problemas? No artigo de hoje vamos trazer informações relevantes sobre o tema.
Elas vão ajudar você a entender o assunto com mais detalhes. Também compreender como tratar divergências que surjam no processo.
O que é o fechamento de caixa no varejo?
A gente pode entender como fechamento de caixa no varejo a análise que é feita, geralmente ao final de um turno ou do dia, para verificar se os saldos existentes batem com o que, de fato, foi movimentado.
De forma geral, ele funciona como uma conferência. Ou seja, ajuda a identificar se o que foi vendido corresponde ao que, de fato, saiu da empresa. O vídeo abaixo vai ajudar você a saber mais sobre ele:
Qual a importância dele para sua empresa?
Realizar o fechamento de caixa no varejo é necessário por vários motivos. Um dos mais importantes está ligado a evitar fraudes e erros que comprometam as suas finanças.
Ainda, contribui para poupar seu estabelecimento de erros na contagem de estoques. Isso ocorre, por exemplo, quando uma venda não é efetivamente registrada, fazendo sobrar dinheiro no caixa e indicando uma quantidade que não mais existe na prateleira.
Quando você faz o fechamento de caixa no varejo periodicamente em sua empresa, tem mais controle financeiro e relatórios com dados que, de fato, comunicam a realidade do seu empreendimento.
Como evitar divergência na informação e o que fazer quando ela acontece?
Nesse sentido, o primeiro passo para evitar inconformidades no fechamento de caixa no varejo é otimizar seus processos.
Isso significa criar rotinas que proporcionem mais segurança no seu dia a dia, principalmente quanto ao registro de informações. Por exemplo, você pode designar o vendedor para realizar o pedido da venda, o qual também poderá separar a mercadoria.
O departamento de faturamento deverá emitir os documentos fiscais, receber ou lançar os valores no sistema, no caso de venda parcelada. Ainda, é interessante que um terceiro faça a conferência dos produtos.
Também é necessário que, ao final do expediente, os responsáveis pelo caixa repassem todas as informações para verificar se estão exatas.
Ou seja, verifiquem se o que consta nos relatórios de vendas corresponde com os valores de vendas à vista, no cartão e qualquer outro meio de pagamento que seja utilizado.
Ao se encontrar divergências, é preciso buscar qual venda não foi devidamente registrada. Conhecer o valor é o passo inicial. Por vezes, a ajuda dos vendedores pode ser necessária nessa tarefa.
Com a ferramenta certa, fica mais fácil otimizar seus processos!
A gente pode perceber em nosso bate-papo como é importante realizar o fechamento de caixa no varejo. Considerar as dicas que trouxemos ajudará nessa tarefa.
Ter o suporte de um sistema de gestão eficiente permite fazer isso com mais praticidade.
Dito isso, clique aqui e conheça um artigo que vai ajudar você a entender como a sazonalidade pode ser explorada em prol do seu empreendimento.