Fechamento de caixa no varejo: faça da maneira certa e evite problemas! 

Gestor, você sabe por que é importante realizar o fechamento de caixa no varejo da forma correta? Já contaram a você que esse procedimento pode poupar sua empresa de muitos problemas? No artigo de hoje vamos trazer informações relevantes sobre o tema. 

Elas vão ajudar você a entender o assunto com mais detalhes. Também compreender como tratar divergências que surjam no processo. 

 

O que é o fechamento de caixa no varejo? 

 

A gente pode entender como fechamento de caixa no varejo a análise que é feita, geralmente ao final de um turno ou do dia, para verificar se os saldos existentes batem com o que, de fato, foi movimentado. 

De forma geral, ele funciona como uma conferência. Ou seja, ajuda a identificar se o que foi vendido corresponde ao que, de fato, saiu da empresa. O vídeo abaixo vai ajudar você a saber mais sobre ele: 

https://www.youtube.com/embed/QokcxI9wv_c
 

Qual a importância dele para sua empresa? 

 

Realizar o fechamento de caixa no varejo é necessário por vários motivos. Um dos mais importantes está ligado a evitar fraudes e erros que comprometam as suas finanças. 

Ainda, contribui para poupar seu estabelecimento de erros na contagem de estoques. Isso ocorre, por exemplo, quando uma venda não é efetivamente registrada, fazendo sobrar dinheiro no caixa e indicando uma quantidade que não mais existe na prateleira. 

Quando você faz o fechamento de caixa no varejo periodicamente em sua empresa, tem mais controle financeiro e relatórios com dados que, de fato, comunicam a realidade do seu empreendimento. 

 

fechamento de caixa no varejo:
De acordo com um relatório da retail consulting partners (rcp), 75% dos varejistas enfrentam desafios no fechamento de caixa, citando problemas como discrepâncias nos registros, erros humanos e processos manuais ineficientes. Além disso, o estudo revelou que a implementação de sistemas automatizados de gestão financeira pode reduzir o tempo de fechamento de caixa em até 50%.

 

Como evitar divergência na informação e o que fazer quando ela acontece? 

 

Nesse sentido, o primeiro passo para evitar inconformidades no fechamento de caixa no varejo é otimizar seus processos. 

Isso significa criar rotinas que proporcionem mais segurança no seu dia a dia, principalmente quanto ao registro de informações. Por exemplo, você pode designar o vendedor para realizar o pedido da venda, o qual também poderá separar a mercadoria. 

O departamento de faturamento deverá emitir os documentos fiscais, receber ou lançar os valores no sistema, no caso de venda parcelada. Ainda, é interessante que um terceiro faça a conferência dos produtos. 

Também é necessário que, ao final do expediente, os responsáveis pelo caixa repassem todas as informações para verificar se estão exatas. 

Ou seja, verifiquem se o que consta nos relatórios de vendas corresponde com os valores de vendas à vista, no cartão e qualquer outro meio de pagamento que seja utilizado. 

Ao se encontrar divergências, é preciso buscar qual venda não foi devidamente registrada. Conhecer o valor é o passo inicial. Por vezes, a ajuda dos vendedores pode ser necessária nessa tarefa. 

 

Com a ferramenta certa, fica mais fácil otimizar seus processos! 

 

A gente pode perceber em nosso bate-papo como é importante realizar o fechamento de caixa no varejo. Considerar as dicas que trouxemos ajudará nessa tarefa. 

Ter o suporte de um sistema de gestão eficiente permite fazer isso com mais praticidade. 

Dito isso, clique aqui e conheça um artigo que vai ajudar você a entender como a sazonalidade pode ser explorada em prol do seu empreendimento. 

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