Melhorar a experiência do seu cliente no varejo é um fator determinante para que ele possa escolher os seus produtos ou serviços. A experiência do cliente é uma exigência que vem ficando cada vez mais evidente no setor varejista, pois a jornada do cliente não se limita apenas a adquirir o produto no seu estabelecimento comercial.
Na verdade, a jornada de compra do seu potencial cliente envolve toda a experiência que ele terá dentro do seu estabelecimento ou no seu site. Isso inclui aspectos como a maneira como os seus clientes são atendidos, os métodos de pagamentos disponíveis, a entrega dos produtos e outros fatores.
Para que a experiência do cliente seja realmente satisfatória, é importante considerar também a implementação de um ERP para supermercado, que pode integrar diferentes aspectos da gestão e aprimorar a experiência geral.
Além de oferecer tudo isso aos seus clientes, você, como lojista, também precisa estar por dentro das tendências para o setor varejista para que possa oferecer a melhor experiência aos seus consumidores. Neste texto, você vai entender como esse fator é importante para o seu negócio.
A importância de melhorar a experiência do seu cliente no varejo
Os consumidores têm facilidade em acessar uma infinidade de ofertas, produtos, meios de pagamentos e estabelecimentos que oferecem o que eles precisam. No entanto, neste cenário de competição, apenas as lojas que oferecem a melhor experiência aos seus clientes conseguem sair na frente dos concorrentes. Pesquisas mostram que:
- 91% das pessoas entrevistadas consideram a experiência um ponto importante na hora de comprar.
- 81% dos clientes compram mais nos estabelecimentos que promovem uma excelente experiência.
- 69% das pessoas estão dispostas a comprar um produto ou serviço se determinada empresa oferece uma boa experiência de compra.
Como você pode perceber, esses dados destacam a importância de melhorar a experiência dos clientes e como essa melhoria pode impactar diretamente nas vendas e na fidelização.
O que fazer para melhorar a experiência do seu cliente no varejo
Conheça algumas tendências para o setor de varejo que são capazes de melhorar a experiência de compra dos consumidores.
1. Gestão de clientes eficiente
A gestão de clientes é uma prática aplicada no setor varejo com o objetivo de oferecer soluções personalizadas para os clientes. Para que essas soluções sejam aplicadas corretamente, é necessário, primeiramente, entender as dores e problemas dos seus clientes.
Com esse entendimento, o lojista consegue gerenciar melhor sua carteira de clientes, além de proporcionar um atendimento mais assertivo que aumenta as chances de vender mais.
Para que a gestão de clientes seja eficiente, é muito importante investir em um software CRM (Customer Relationship Management), que oferece diversos recursos para auxiliar na gestão e no atendimento aos clientes.
Além disso, integrar um ERP para supermercado a essa estratégia pode maximizar a eficiência operacional, permitindo uma visão unificada das interações e histórico de compras, o que resulta em um atendimento mais personalizado.
2. Integração de canais de venda
A experiência do cliente deve ser consistente em todos os canais de venda, seja no físico ou no digital. Um ERP para supermercado pode facilitar essa integração, permitindo que você gerencie estoques, pedidos e atendimento ao cliente de maneira centralizada. Isso garante que os clientes tenham uma experiência fluida, independentemente de onde decidam fazer suas compras.
3. Atendimento personalizado
Investir em atendimento ao cliente é fundamental. Um bom atendimento pode ser o diferencial que levará um cliente a retornar. Para isso, é essencial ter ferramentas adequadas, como um ERP para supermercado, que auxilia no acesso a dados do cliente, como histórico de compras e preferências, possibilitando um atendimento mais direcionado e eficaz.
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2. Private Label
Ele é um modelo de negócio que vem conquistando cada vez mais espaço no setor varejista. Nele, uma empresa como, por exemplo, um supermercado pode investir na produção de determinado produto. Depois disso, o mercado pode vender o produto como se fosse à marca responsável pela produção.
O Private Label é um modelo de negócios que permite que as empresas do setor varejista possam ter o próprio produto personalizado, sem a necessidade de investir na matéria-prima e nos processos de produção.
Nesse mesmo sentido de produzir um produto personalizado, ele ainda oferece aos estabelecimentos comerciais a possibilidade de ter o próprio cartão para oferecer aos clientes como forma de pagamento. Por meio do cartão personalizado com a sua marca você pode fidelizar mais clientes e ainda aumentar as vendas.
Então, se você também quer oferecer este método de pagamento aos seus clientes, conheça agora mesmo o serviço Private Label da Titan Software.
3. Quickcommerce – delivery eficiente no dia seguinte ou no mesmo dia
A entrega rápida é um fator determinante para o cliente realizar a compra em uma loja online ou em um estabelecimento físico.
Para você ter uma ideia de como esse detalhe é importante, um estudo realizado pela Capterra, mostrou que 49% das pessoas entrevistadas dizem que o prazo para entrega do produto é um detalhe relevante em suas compras.
Esse mesmo estudo ainda mostrou que 95% das pessoas desejam que a entrega seja realizada o mais rápido possível. Diante desse desejo, vale a pena o investimento no Quickcommerce que é uma modalidade de entrega que permite que as compras sejam entregues no mesmo dia ou no dia seguinte.
Ele é um modelo que se baseia na entrega de alimentos, mas também pode ser aplicado para realizar a entrega de outros tipos de produtos e serviços, tanto vendidos em estabelecimentos físicos como também em lojas online.
4. Autoatendimento
As longas filas nos caixas de supermercados e de lojas prejudicam a experiência do cliente e ainda atrapalham a sua rotina. Diante desse problema o conceito de autoatendimento, ou self-checkout, vem ganhando espaço no setor varejista.
Isso porque, ele permite que o próprio consumidor posicione a sua cestinha de compras para realizar o pagamento usando o scanner em direção ao código de barras. Por outro lado, os produtos que não tem código de barra como, por exemplo, verduras, frutas e outros podem ser pesados pelo próprio cliente.
Com a tecnologia usada no autoatendimento é possível ter caixas funcionando 24 horas por dias, todos os dias da semana, podendo ter uma redução de até 75% no custo operacional desta área.
5. Diversificação de pagamento
Por fim, é importante facilitar o pagamento das compras oferecendo as principais formas de pagamento como, por exemplo:
- Crédito
O pagamento por cartão de crédito cresceu 12,8% no primeiro trimestre de 2021, de acordo uma pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
- Débito
A função de débito corresponde a 21,06% das transações realizadas, enquanto o cartão de crédito é responsável por apenas 0,39%, segundo o Banco Central.
- Boleto
O Boleto é um dos métodos de pagamento mais utilizados no Brasil atualmente. Apesar de não ser a melhor opção para os lojistas.
Isso porque, a integração do boleto bancário pode ter alguns custos para o lojista e ele ainda pode levar até três dias para compensar o pagamento, o que consequentemente afeta o prazo para entrega.
- PIX
Segundo o Banco Central, até outubro de 2021, o pagamento realizado por PIX foi três vezes maior do pagamento por Boleto e mais de 12 vezes a quantidade de Transferências (TED) realizadas.
Em resumo
Investir em ações e em tendências para melhorar a experiência dos clientes no setor de varejo é muito importante para conquistar e fidelizar novos clientes. No entanto, adotar novas ações não é uma tarefa simples para nenhuma empresa varejista.
Por isso, recomendamos que você entre em contato com um dos especialistas da Titan Software para receber o auxílio adequado para a sua empresa.
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