Precisa de ajuda?

11 4191-9848

4 Dicas para Gerenciar o Estoque do seu supermercado

Gerenciar o estoque do seu supermercado é uma das atividades importantes, pois antes que os produtos sejam expostos nas prateleiras eles passam por diversas etapas.

Como, por exemplo, entrega dos produtos pelo fornecedor, armazenagem, verificação de validade e entre outras. 

Portanto, a gestão de um estoque não envolve apenas a compra e controle dos produtos adquiridos.

E, por isso, essa atividade deve ser realizada com cautela para evitar prejuízos e também problemas internos. 

Nesse post você vai entender a importância dessa atividade e como ela pode ser realizada em seu supermercado.

 

A importância de gerenciar o estoque do seu supermercado

 

A gestão de estoque é algo fundamental para o sucesso de toda a operação varejista.

Afinal, é por meio desse gerenciamento que todos os demais processos de um supermercado acontecem.

Sendo assim, quando a gestão é realizada com eficiência ela promove diversos benefícios para o negócio como, por exemplo:

  • Redução da necessidade de capital de giro,
  • Equilíbrio de fluxo de caixa,
  • Maior controle físico das mercadorias,
  • Redução da falta de produtos,
  • E entre outras vantagens.

Entretanto, para garantir uma boa gestão de estoque é necessário determinar qual será o nível de investimento adequado.

A partir disso, você pode definir a quantidade de produtos a serem adquiridos a fim de manter o nível estabelecido.

Além disso, vale destacar que a rentabilidade de um negócio é sustentada por meio do giro dos seus produtos.

Por isso, se administração do estoque não for adequada ela poderá causar um impacto negativo na experiência do cliente.

Além de promover também uma taxa de desperdício de mercadorias que passam do prazo de validade.

 

Gerenciar o estoque de um supermercado de forma eficaz é crucial para reduzir custos, melhorar a eficiência e satisfazer os clientes. Dicas incluem implementar um sistema de gestão de estoque, realizar inventários regulares, usar previsão de demanda, categorizar produtos, negociar com fornecedores e capacitar a equipe. Essas práticas ajudam a manter níveis adequados de estoque, minimizar perdas e garantir a disponibilidade dos produtos mais procurados, contribuindo para o sucesso operacional e a satisfação dos clientes.

 

O que você pode fazer para gerenciar o estoque do seu supermercado

 

Para evitar prejuízos que a falta gestão de estoque pode causar você precisa gerenciar o estoque do seu supermercado de forma eficaz. Para isso, algumas ações práticas devem ser aplicadas.

1. Crie um controle de inventário

O excesso ou a falta de produtos no inventário são dois problemas pertinentes no gerenciamento de estoque de empresas varejistas.

E a falta de equilíbrio entre eles podem causar prejuízo ao supermercado. 

Isso porque, sem o registro do fluxo de mercadorias não é possível conhecer as demandas do estabelecimento.

Então, sem um registro do fluxo de mercados a equipe não consegue identificar as demandas do supermercado, não tendo assim um parâmetro para repor o estoque baseado nas necessidades dos consumidores.

Além disso, a falta de registro de fluxo pode influenciar a compra de produtos com baixo índice de saída, o que consequentemente resulta em um estoque parado e com produtos que podem ser desperdiçados por causa da validade.

Então, para que esses dois problemas não aconteçam com frequência é importante criar ou utilizar uma ferramenta que ajude no controle de inventário.

2. Faça o registro do fluxo de mercadorias

O registro do fluxo de mercado é algo fundamental para a gestão supermercados, pois essa atividade ajuda a identificar os produtos com mais saída e também àquelas que ficam parados no estoque.

Então, com esse registro você sabe quais são os produtos que estão dando prejuízo por causa da baixa movimentação, podendo devolvê-los antes do prazo de vencimento.

3. Negocie com fornecedores

Antes de fechar qualquer negócio com fornecedores que abastecerão o seu supermercado, é importante conhecer a reputação de cada opção disponível. 

Afinal, se a sua empresa não puder contar com os seus fornecedores, os seus clientes serão diretamente afetados, e isso pode levá-los a concorrência.

Mas, se você já possui fornecedores confiáveis, o próximo passo é negociar com eles o preço dos produtos e o prazo para entrega.

Além disso, certifique-se eles farão a entrega dentro do prazo cominado e se possível negocie condições de pagamento mais flexíveis, levando em consideração o volume de mercadorias adquiridas.

4. Utilize uma boa ferramenta de gestão de estoque

Para garantir uma gestão de qualidade você precisa utilizar um software ERP, essa tecnologia faz parte de milhares de empresas modernas porque proporciona diversos benefícios como, por exemplo:

  • Melhora no controle de estoque,
  • Agiliza os processos logísticos,
  • Registra cada movimentação da mercadoria,
  • Gera relatórios precisos.
  • E entre outras vantagens.

 

Conclusão

 

Gerenciar o estoque do seu supermercado com eficiência é algo fundamental para evitar problemas como, por exemplo, prejuízos, problemas com produtos em excesso, falta de produtos na prateleira e entre outros.

Por isso, essa atividade deve ser realizada com planejamento e também com o uso de ferramentas adequadas.

Receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

2009: Hora de ficar com a prestação de contas em dia.

O ano de 2008 ficou para trás, apesar da crise econômica mundial ter sido o principal assunto discutido entre os empresários de todos os setores da economia brasileira, vivenciamos no…
image

Como montar um fluxo de caixa eficiente no comércio

Por ser um controle fundamental para identificar a real situação financeira de um negócio. Saber como montar um fluxo de caixa é essencial para os gestores e donos de comércios…
image

Como gerenciar suas Filiais com um Sistema Multiloja

O sistema multiloja é uma ferramenta indispensável no gerenciamento de múltiplas lojas. No varejo é comum a abertura de um e-commerce ou de lojas físicas como filiais em diversas cidades.…